Roteiro em Cancún e Riviera Maya 2023: o que fazer com preços

Cancún, México
| DEIXE UM COMENTÁRIO
Roteiro em Cancún e Riviera Maya 2023: o que fazer com preços

Planejar um roteiro em Cancún, Playa del Carmen e por toda a Riviera Maya pode certamente acabar sendo difícil devido ao fato de haver tantas atrações, lugares e praias indescritíveis. A riqueza de belezas naturais nessa região do México é abundante demais. Papai do céu realmente foi muito generoso com essa parte da terra. Vocês irão confirmar isso quando chegarem lá! Queremos nesse post tentar esclarecer tudo sobre a região e ajudar você a montar seu roteiro em Cancún, Playa del Carmen, Riviera Maya, mostrando o que há de melhor para se fazer por lá, independente de quantos dias você ficar: 5,6,7,10 ou 20 dias. Preparados?

O seguro viagem no México é indispensável

O seguro viagem no México não é obrigatório mas, como não se trata de algo caro, acho que vale super a pena contratar. Além do que, o México é repleto de passeios de natureza: cenotes, ruínas, praias, parques, onde certamente o risco de um acidente acaba aumentando. Aliás, outra coisa importante a lembrar, é que o México também não é dos países mais seguros do mundo, assim como o Brasil. Por isso te convido a fazer uma cotação com a Seguros Promo, um buscador que encontrará o melhor seguro, e o mais em conta, para as datas da sua viagem.

 

Quantos dias para um roteiro em Cancún?

A melhor resposta para quantos dias ficar em Cancún é: o máximo de dias que puder, mas de 7 à 10 dias seria um número básico interessante. Sério, tem muita coisa para se fazer por lá, e o melhor, só paraísos! Nós ficamos 10 dias entre Cancún e Riviera Maya, e faltou bastante coisa. Mais abaixo daremos dicas de roteiro em Cancún e em Riviera Maya para quem tem 5 ou mais dias na região.

  • Uma coisa muito importante: quando você pensar em ir para Cancún, pense também na Riviera Maya e suas cidades, como por exemplo Playa del Carmen e Tulum. Cancún é a cidade mais famosa da região, mas quando planejar sua viagem para lá, não cometa o IMENSO PECADO de conhecer só Cancún. É possível que você já tenha visto fotos lindas de “Cancún”pela internet, mas na verdade seja na Riviera Maya, por exemplo. Entenda Cancún e Riviera Maya como uma coisa só, você deve, ou pelo menos deveria, montar seu roteiro em Cancún também contemplando a Riviera Maya. Combinado?

Esse tópico acima é a primeira mensagem que quero deixar nesse post e talvez a mais importante para seu planejamento de roteiro e o que fazer em Cancún.

Para você entender melhor Cancún, Riviera Maya, Playa del Carmen e Tulum, e ver o posicionamento das atrações que você deve visitar por lá, confira o mapa abaixo:

Mapa de Cancún e Riviera Maya

Mapa de Cancún e Riviera Maya

De Cancún a Tulum são cerca de 2 horas de carro. Playa de Carmen fica quase no meio, são cerca de 1 hora para Cancún ou Tulum.

 

Planejamento de roteiro em Cancún + Riviera Maya

No mapa pode-se ver que a grande maioria das principais atrações da região na verdade ficam na Riviera Maya, perto de Playa del Carmen. Por isso a dica que eu quero dar nesse post, baseado nesse mapa, é: divida os dias do seu roteiro entre Cancún e Playa del Carmen. Na primeira parte da viagem foque nos passeios, ou seja, se hospede em Playa del Carmen, e na segunda parte da viagem fique relax, quem sabe em um resort all inclusive em Cancún e saia bem pouco dele. Essa é nossa sugestão particular para a região.

 

No meu roteiro em Cancún e Riviera Maya, reservo quantos dias para cada lugar?

Nossa sugestão para os dias do seu roteiro pela Riviera Maya e Cancún seria algo em torno de 60% para 40%, ou 70% para 30%.

Se você tem 10 dias na região, como foi o nosso caso, comece ficando 6/7 dias em Playa del Carmen (cidade com localização perfeita na Riviera Maya), e os últimos 4/3 dias em Cancún, de preferência em um resort all inclusive.

Em seus dias por Playa del Carmen acreditamos que não valha a pena investir alto em hotel pois o foco é ficar fora dele conhecendo as principais atrações da região: cenotes, sítios arqueológicos, praias e parques.

Nos seus dias em Cancún sugiro que você, como já disse, tente investir em um resort all inclusive, até porque esse é certamente o forte de Cancún. A cidade conta com a chamada Zona Hoteleira que nada mais é que uma avenida beira mar (mar super azul do caribe) com dezenas de resorts all inclusive. Espere pagar à partir de 1000 reais por dia, para um casal, nos resorts all inclusive mais econômicos. Claro que você pode ir para Cancún e ficar em Hostel ou em um dos ótimos hotéis que existem pelo centro de Cancún e se divertir pacas. Ficar em um all inclusive é só uma sugestão que nós particularmente achamos que é a cara do destino.

 

Os hotéis que ficamos em Cancún e Playa del Carmen

Dica de hotéis super econômicos e muito bem localizados em Playa del Carmen: o Casa Barka, o Hacienda del Caribe, e o Hotel de Mar com diárias em torno de 150 reais para um casal, ou menos, são ótimas opções de onde ficar em Playa del Carmen e próximos a Quinta Avenida (que é a região onde você deve se hospedar).

Dica de resort all inclusive econômico em Cancún: nós nos hospedamos em Cancún no GR Solaris Resort All Inclusive. Suas diárias ficam na média que comentei acima, custando cerca de 1200 reais para o casal. Ele não é muito luxuoso, mas achamos perfeito, bem animado, adoramos a comida, os petiscos na área da piscina, toda noite tinha duas opções de jantar típico com show. Nós já tivemos a oportunidade de ir em vários resorts de luxo, e podemos dizer que o serviço oferecido pelo GR Solaris foi ótimo. Fica a dica.

Dê preferência em começar a sua viagem com os passeios: cenotes, praias, parques e sítios arqueológicos, e termine em um resort all inclusive se possível. Por isso estamos batendo na tecla da questão: inicie seu roteiro ficando uns dias em Playa del Carmen e termine em Cancún.

roteiro em Cancún e Riviera maya

Área da praia em Cancún do resort all inclusive GR Solaris

 

O que fazer em Cancún e Riviera Maya e dicas de roteiro para 10, 7 e 5 dias

Nossa viagem foi toda realizada por conta própria, foi tudo tranquilo, e você pode facilmente fazer assim também. Toda a região é bem abastecida de diversos meios de transporte e hospedagem para todos os bolsos é o que não falta. Assim como a maioria das atrações podem ser visitadas por conta própria ou através de uma agência.

 

Roteiro de 10 dias em Cancún e Riviera Maya

O roteiro em Cancún e Riviera Maya abaixo foi exatamente o que nós fizemos, e a única coisa que eu mudaria era adicionar mais dias para fazer outras coisas que nós gostaríamos de ter feito. Nenhuma atração que visitamos eu diria para você não fazer. Foram todas incríveis! Como já disse acima, ficamos 6 dias em Playa del Carmen e outros 4 em Cancún. Depois da canseira dos passeios curtir um resort em Cancún foi perfeito. Nosso roteiro na Riviera Maya e Cancún foi o seguinte:

 

Roteiro Playa del Carmen (6 dias inteiros excluindo o dia da chegada)

Chegada em Playa del Carmen: Nós chegamos direto em Playa del Carmen pois viemos do interior do México (veja aqui nosso roteiro completo pelo México).

  • Ônibus do aeroporto de Cancún para Playa del Carmen: use ônibus da ADO que passa no aeroporto, tem bagageiro e vai custar em torno de 40 reais por pessoa.
  • Transfer ou táxi do aeroporto de Cancun até Playa del Camen: Transfer comprado online do Brasil, ou táxi irão te custar cerca de 60 a 70 dólares.

De ônibus o percurso dura 1 hora, com tranfer ou táxi um pouco menos. O ônibus da Ado vai te deixar na rodoviária que fica bem na Quinta Avenida, o coração de Playa del Carmen.

 

  • Dia 1 – Chichén Itzá e cenote Ik Kil (passeio de dia inteiro)
  • Dia 2 – Ilha de Cozumel, passeio ao El Cielo (passeio de dia inteiro)
  • Dia 3 – Sítio Arqueológico de Tulum e Gran Cenote. Dependendo do seu ritmo da para ir em alguma praia como a Xcacel (O sítio de Tulum não é grande. Considere perder umas duas horas por lá no máximo. Na saída pegue um táxi até o Gran Cenote que fica próximo. Sobrou tempo, curta alguma outra praia)
  • Dia 4 – Cenote dos Ojos e praias: Akumal e Xpu-Ha (passe a manhã no cenote Dos Ojos, depois siga para as praias ou só em uma delas)
  • Dia 5 – parque Xcaret (passeio de dia inteiro)
  • Dia 6 – parque Xelhá (passeio de dia inteiro)

 

Roteiro Cancún (4 dias)

  • Dia 7 – Fomos cedinho de Playa del Carmen para nosso resort em Cancún. Deixamos nossas malas no GR Solaris, ainda não estava no horário do check-in, e fomos para Isla Mujeres. não voltamos muito tarde e já começamos a curtir o resort.
  • Dia 8 – Dia de resort e a noite fomos ao Coco Bongo
  • Dia 9 – Dia de resort
  • Dia 10 – Dia de resort e regresso

 

Tem mais de 10 dias para seu roteiro em Cancún e Riviera Maya?

Maravilha, como disse, o que fazer na região não falta. E não é encheção de linguiça não. São só paraísos! Veja nossas sugestões abaixo.

  • Parque Xplor: mais um parque da marca X, assim como o Xcaret e o Xel-há, mas esse mais voltado a aventura. Pertinho de Playa del Carmen.
  • Laguna Bacalar: lugar incrível e interessante fazer desde Playa del Carmen ou Tulum
  • Las Coloradas: água rosa, que tal? Esse lugar fica mais próximo de Cancún
  • Cenote Sac Actun: mais uma opção de cenote incrível, assim como tantos outros na região
  • Rio Secreto: um rio subterrâneo com cavernas naturais. Pertinho de Playa del Carmen
  • Nado com golfinhos

Vou parar por aqui mas daria para montar um belo roteiro de 20 dias por Cancún e Riviera Maya.

  • Nas noites que estiver em Playa del Carmen, não deixe de perambular pela famosa Quinta Avenida. Trata-se de uma avenida paralela a praia, repleta de comércios, desde restaurantes para todos os bolsos, bugigangas a lojas de grife. E como é movimentada essa rua!
  • Nas noites em Cancún, estando em um resort all inclusive, eu só sairia uma noite para a balada Coco Bongo que realmente é bem legal. De resto curtiria os jantares temáticos e shows do resort. Se quiser ir ao shopping, vá no principal de Cancún, o La Isla.

 

Roteiro de 7 dias em Cancún e Riviera Maya

Para um roteiro de 7 dias por Riviera Maya e Cancún, eu dividiria respectivamente em 4 e 3 dias.

Nos 4 dias de roteiro por Playa del Carmen eu iria em Chichén Itzá e cenote Ik Kil em um dia, no outro eu iria em Cozumel no El Cielo. No terceiro dia iria ao cenote Dos Ojos ou Sac Actun de manhã e praias a tarde e fecharia indo às ruínas de Tulum e Gran Cenote.

Nos 3 dias em Cancún eu curtiria um resort all inclusive. Decida se você perderia um desses dias indo a Isla Mujeres ou se tiraria um dia de Playa del Carmen para ir a ilha.

 

Roteiro de 5 dias em Cancún e Riviera Maya

Com apenas 5 dias em Cancún e Riviera Maya, talvez você possa ficar 3 dias em Playa del Carmen e escolher algumas atrações do seu gosto, e nos outros 2 dias curtir um resort em Cancún. Ou até quem sabe você possa optar ficar 5 dias em um resort all inclusive em Cancún e fazer alguns passeios de lá mesmo. Ou, se hospedar em Playa del Carmen e conhecer o que mais te interessa à partir dali.

 

Posso ficar todos os dias do meu roteiro em Cancún?

Pode sim, mas como você viu no mapa acima as distâncias a serem percorridas desde Cancún para a maioria das atrações que há para se fazer na região são maiores. Ficando todos os seus dias em Cancún você ou fica refém dos passeios de agências ou de alugar um carro. na verdade o aluguel de carro é a melhor saída para quem pretende só ficar hospedado em Cancún.

Principalmente se tiver poucos dias em Cancún e arredores, talvez seja melhor ficar em apenas uma cidade e fazer os deslocamentos a partir dali. O aluguel de carro pode ser uma boa saída para quem tem um roteiro em Cancún de poucos dias.

 

Onde ficar em Cancún e Playa del Carmen

Já falamos um pouco sobre isso acima, mas para resumir:

Hotéis em Cancún: nós indicamos que você fique em um resort all inclusive. Se não quiser ou puder, existem bons hotéis em Cancún fora da Zona Hoteleira, que ficam perto da praia mas não em frente dela.

Nossas indicações de resorts all inclusive na Zona Hoteleira:

Confira outras opções de hotéis em Cancún

 

Hotéis em Playa del Carmen: aqui não tem segredo, fique nos arredores da Quinta Avenida que é onde tudo acontece.

Confira outras opções de hotéis em Playa del Carmen

roteiro em Cancún e Riviera maya

Resort all inclusive GR Solaris em Cancún

 

Como ficar conectado a internet no México?

Um chip Internacional certamente é uma boa opção para isso! Você recebe ele em sua casa no Brasil, e chegando ao aeroporto no México você certamente já estará conectado. Podendo usar o whatsapp, redes sociais e o que desejar. Temos duas opções para te indicar, que são as melhores atualmente no Brasil:

 

O que fazer em Cancún e Riviera Maya: descrição das atrações

Vamos abaixo detalhar um pouco mais de cada atração que colocamos nas sugestões de roteiro em Cancún e Riviera Maya acima. Veja qual atividade mais se encaixa no seu gosto.

1 – Curtir praias e shoppings de Cancún

Não achamos algo indispensável, mas se tiver tempo, ou de repente no dia da sua chegada ou saída, vale a pena explorar as praias de Cancún e alguns de seus shoppings para compras ou lembrancinhas.

Cancún é bem moderna, alguns dizem americanizada. O transporte público funciona super bem na cidade e aliás, é bem baratinho. Me lembro de ter pego um ônibus, o R1, que circula na zona hoteleira e pagamos centavos.

No centro de Cancún tem um serviço de vans que te levam a Playa del Carmen por exemplo. Quando fomos de Playa del Carmen para o resort em Cancún nós fomos de van, descemos no centro de Cancún e pegamos o ônibus R1 até o nosso resort. Não foi muito fácil com as malas mas é uma possibilidade.

A Plaza Caracol é uma área bem movimentada, aliás, é onde fica a balada Coco Bongo. Essa região é uma das dicas sobre o que fazer em Cancún. Inclusive se procura agências para fechar passeios, lá é onde você deve encontrar os melhores preços. Ali pertinho também fica a Playa Caracol e Playa Gaivota Azul, duas bonitas praias separadas por uma caminhada de 10 minutos.  Nós também fomos no Walmart em Cancún, e os preços por lá realmente são ótimos, é de dar raiva de morar no Brasil rs. Para quem deseja ir a um shopping, o La Isla é super bem indicado e fica na Zona Hoteleira.

roteiro em Cancún e Riviera Maya

Praia de Cancún

 

2 – Playa del Carmen e sua Quinta Avenida

Como já disse, Playa del Carmen é uma ótima base para você se hospedar e conhecer os melhores lugares da Riviera Maya. Na nossa opinião, a praia de lá não é das mais bonitas, comparando a tantas outras da região. Paralela a praia tem a famosa Quinta Avenida, que na verdade mais parece uma rua e certamente é o point da cidade. Você não precisa reservar um dia do seu roteiro em Playa del Carmen para a Quinta Avenida, até porque de dia ela não tem a mesma força que a noite, que é quando tudo acontece. Restaurantes típicos mexicanos, coloridos, com muita música enriquecem o lugar, as lojas de tudo o que você imaginar também costumam ter ótimos preços. Também existe um terminal da ADO em plena Quinta Avenida, super útil.

O transporte de vans em Playa del Carmen funciona super bem e é super barato. Por exemplo, é possível ir de van para praticamente todos os locais de interesse que colocamos no mapa acima, e o legal também é que a frequência de saída delas é grande. Em Playa del Carmen as vans saem da Calle 2, entre as avenidas 20 e 25. Outra coisa interessante é que a ilha de Cozumel fica em frente Playa del Carmen, é dali pertinho da Quinta Avenida que saem os ferrys para a ilha.

roteiro em Cancún e Riviera Maya

Quinta Avenida em Playa del Carmen

o que fazer em Cancún e Riviera Maya

Restaurante mexicano certamente bem legal na Quinta Avenida: La Vagabunda

 

3 – Cozumel e o passeio a El Cielo

Ir para a ilha de Cozumel certamente é bem fácil. Dirija-se ao porto em Playa del Carmen, compre lá mesmo o ferry de ida e volta e pronto. Mas, ao desembarcar na ilha o que fazer? Uma possibilidade é alugar um carro para explorar a ilha por conta própria. Afinal, existem várias praias incríveis na ilha assim como beach clubs.

 

Passeio para El Cielo

Outra possibilidade para conhecer, talvez, o melhor de Cozumel é contratar o passeio para El Cielo em alguma agência em Playa del Carmen. El Cielo só é acessado de barco, logo, você depende de uma agência que te leve até lá. Nesse tour você encontra seu grupo em Playa del Carmen e todos vão para Cozumel com o ferry que leva cerca de 35 minutos de travessia.

Chegando em Cozumel você embarca no catamarã da empresa que te leva, geralmente, primeiro a Colombia e depois a El Cielo. Colombia e El Cielo são pontos de snorkel, no meio do mar, a quilômetros da costa. E o mais legal é que em El Cielo da pé, dependendo de como estiver a maré. A água em El Cielo é surreal, acho que a mais linda que já vi, e para alguns o lugar mais lindo do México. E pra melhorar, dependendo do dia é possível ver estrelas do mar. Resumindo, na opinião desse blog, a visita a El Cielo é imperdível! O tour não acaba em El Cielo e segue para um beach club onde se almoça e tem tempo livre para curtir a estrutura do local.

o que fazer em Cancún e Riviera Maya

Cozumel

 

4 – Parques Xcaret, Xel-Há e Xplor

A entrada para esses parques não é barata, mas realmente são ótimos e indispensáveis de se colocar pelo menos um deles em um roteiro por Cancún e Riviera Maya. São como a Disney Mexicana rs. Realmente na nossa opinião vale a pena o investimento e dificilmente você irá se arrepender. Nós fomos no Xcaret e Xel-Há, e diria sim para você ir nos dois se puder. Tanto o Xcaret e o Xel-Há tem opções extras de nados com golfinhos, tubarões e outros animais. Não fomos no Xplor, conto abaixo o porque.

O Xcaret mistura atividades na natureza com culturais. Existem áreas temáticas dentro do Xcaret que contam um pouco da história do México, tudo muito bem feito, assim como praias e rios. Outro diferencial do Xcaret são os shows que acontecem durante o dia, incluindo o principal de encerramento. Na minha opinião o Xcaret tem uma atração que é seu diferencial em relação ao Xel-Há que falarei abaixo: os rios subterrâneos. Trata-se de um rio de águas verdes transparentes que atravessa o parque todo, e você vai flutuando nele com seu colete salva vidas. Achei a atração mais legal de ambos os parques!

 

O Xel-Há é praticamente 100% natureza. Trata-se de uma enseada, como se fosse um grande rio com água verde, transparente e cheia de peixinhos, aliás, em um trecho desse rio existe um circuito por onde você atravessa um lindo caminho pelos manguezais. Muito legal!

Xcaret ou Xelha, qual o melhor?

Essa é a pergunta que mais recebemos. Provavelmente porque a maioria dos viajantes, ou não dispõem de tempo para ir ambos, ou esperam não gastar tanto. Aliás, a entrada nos parques não é barata.

Minha resposta é: vá nos dois! Eles tem pegadas diferentes e ambos são muito bons. Para vocês terem ideia da dificuldade em decidir por um deles, eu, Fabiano preferi levemente o Xcaret, enquanto a Winnie se tivesse que escolher um seria o Xel-Há.

O Xcaret é um pouquinho mais caro que o Xel-Há além de não vir com almoço incluído, ou paga-se a parte, ou paga-se um pouco a mais pelo Xcaret Plus onde além do almoço você tem direito a um armário. Já o Xel-Há além de ser um pouco mais barato, tem refeições e bebidas incluídas, inclusive até café da manhã.

  • O Ingresso básico para o Xcaret custa em torno de 120 dólares. o Plus fica em torno de 164 dólares.
  • O ingresso para o Xel-Há custa em torno de 103 dólares, com tudo incluído.
  • Vá na área de promoções do site dos parques e procure pelo combo: Xcaret Plus + Xel-Há. Sai mais em conta.

Compensa comprar o Xcaret Plus pois o almoço a parte dentro do parque acaba saindo a mesma coisa. E não da pra ficar dentro do parque o dia inteiro sem almoçar né?

No Xel-Há você pode comer e beber a vontade, entrar e sair dos restaurantes quantas vezes quiser dentro do seu horário de funcionamento.

No Xcaret você pode comer e beber a vontade uma vez, saiu do restaurante não entra mais. No Xcaret tem vários restaurantes à disposição, cada um com variedades diferentes no buffet.

o que fazer em Cancún e Riviera Maya

Flutuação por mangues com águas verdes cristalinas no Xel-Há

o que fazer em Cancún e Riviera Maya

Piscinas naturais no Xcaret

 

Parque Xplor

Esse é um parque voltado para aventura e tem comidas e bebidas incluídas em qualquer admissão. O parque conta com um carro anfíbio, uma área de rios subterrâneos, tirolesas, entre outras atividades. Nós acabamos não indo no Xplor porque realmente ficaria dispendioso ir aos três parques. Outro motivo que me fez não visitar o Xplor é que achei o parque com muitas tirolesas, parece que pelo menos 50% do parque é voltado para isso, e eu não sei se sou tão fã de tirolesas assim rs. Se alguém já foi pode me dizer se estou enganado. Quem não foi pesquise e veja se tem a mesma sensação que eu tive.

O parque também conta com uma versão noturna que se chama Xplor Fuego.

  • O Xplor custa em torno de 121 dólares com alimentação inclusa.
  • O Xplor Fuego custa em torno de 102 dólares com alimentação inclusa.

Importante: Todos os parques citados dão 15% de desconto para compras com até 21 dias de antecedência. Compre seus ingressos pelos próprios sites dos parques, não há lugar mais em conta.

 

5 – Cenote dos Ojos e cenote Sac Actun

A mesma estrada que leva ao cenote Dos Ojos também leva ao cenote Sac Actun que fica mais a frente.

Nós fomos somente no cenote Dos Ojos, que tem esse nome (dois olhos) devido ao fato de ele na verdade ser formado por duas áreas de banho, dois cenotes, que na verdade são interligados pelo subterrâneo.

No cenote Dos Ojos existe uma atividade chamada tour Bat Cave. Essa foi uma das experiências mais legais que nós tivemos no México. O passeio começa em um dos “ojos”, onde você e um pequenos grupo, são levados por um guia preparado pelos caminhos subterrâneos que existem caverna adentro.

Boa parte do passeio é totalmente no escuro, somente com a iluminação da lanterna. Alguns locais são realmente estreitos, você quase tem que afundar para ultrapassar estalactites. Caso tenha problemas com lugares fechados talvez esse passeio não seja para você. Em certo momento do passeio você chega a Bat Cave, que é uma câmara repleta de estalactites e morcegos. Na verdade você só percebe que eles estão ali ao iluminar o teto. Provavelmente você verá tantos morcegos juntos como nunca viu na vida. Ao retornar você pode ficar a vontade curtindo os dois “ojos”. Todo o passeio a Bat Cave é feito com roupa de neoprene, snorkel, capacete e lanterna subaquática para cada participante.

Quanto custa a visita ao Cenote Dos Ojos?

  • Acesso aos dois Ojos: 350 pesos
  • Passeio a Bat Cave e acesso aos dois Ojos: 700 pesos

Você pode chegar ao Cenote Dos Ojos de van, vindo de Playa del Carmen, táxi ou carro alugado.

O cenote Sac Actun tem um passeio similar ao da Bat Cave do cenote Dos Ojos, vale pesquisar.

o que fazer em Cancún e Riviera Maya

Cenote Dos Ojos

o que fazer em Cancún e Riviera Maya

Trecho do passeio a Bat Cave no cenote Dos Ojos

 

6 – Zona arqueológica de Tulum

Depois de ir a tantos sítios arqueológicos no México, Tulum não impressionou tanto. O grande destaque aqui é que as ruínas ficam em frente a uma praia, formando um cenário incrível com o mar azul. Outro destaque ficam para as várias iguanas que habitam esse sítio.

O local não é muito grande, por isso não é necessário separar muito tempo para conhece-lo. Acredito que cerca de duas horas seja suficiente até porque na maioria do ano o local é absurdamente quente.

  • Quanto custa a entrada ao sítio arqueológico de Tulum? 90 pesos por pessoa

Para chegar nas ruínas de Tulum você pode pegar uma van desde Playa del Carmen, táxi ou carro alugado.

Nossa dica é que na saída de Tulum você pegue um táxi e vá para o Gran Cenote que fica próximo. Os taxistas vão cobrar algo em torno de 300 pesos. Depois do calor intenso nas ruínas, você precisa da água fria de um belo cenote.

o que fazer em Cancún e Riviera Maya

Tulum

7 – Gran Cenote

O cenote é certamente um dos mais bonitos da região. Único ponto que não posso deixar de escrever é que a entrada não é barata, e, hora ou outra aparece algum leitor reclamando de funcionários do local terem sido rudes ou sem educação. Nós particularmente não tivemos problemas, de qualquer forma fica aqui o comentário.

O Gran Cenote é grande! Ele tem uma área aberta, com alguma vegetação onde aliás é possível ver tartarugas, isso mesmo! Dessa área sem cobertura você tem um caminho coberto que chega a outra área sem cobertura que tem uma escadinha de madeira super fotogênica. Bomba demais no instagram as fotos tiradas nessa escada rs.

A água no Gran Cenote é fria, mas daquelas que o corpo acostuma rápido. O mesmo podemos dizer dos outros cenotes aqui citados, apesar que, isso também depende um pouco do clima no dia da sua visita.

  • A entrada ao Gran Cenote custa 500 pesos por pessoa. Há aluguel de colete salva vidas, snorkel e armário não incluído no valor da entrada.
o que fazer em Cancún e Riviera Maya

Gran Cenote

o que fazer em Cancún e Riviera Maya

Gran Cenote

 

8 – Praias Akumal, Xpu-Ha e Xcacel

Não deixe de colocar pelo menos uma dessas praias no seu roteiro em Cancún e Riviera Maya!

Praia Akumal

Essa é a praia das tartarugas e tem um mar azul lindo demais. Entretanto, você precisa pagar para entrar na praia, pagar para ver as tartarugas no mar e pagar pelo estacionamento. O aumento dos turistas e das pessoas querendo ver, e infelizmente tocar nas tartarugas, culminou na decisão de cobrarem por tudo em Akumal. Existem diversas tartarugas no mar nas partes que tem vegetação nos corais, contudo essas regiões são delimitadas por cordas, e só podem ser acessadas pagando uma empresa credenciada. Se decidir pagar uma dessas empresas para ver as tartarugas, um guia leva um grupo para fazer snorkel nessas áreas restritas e ver as tartarugas.

Akumal além de ter um mar lindo, geralmente sem ondas, tranquilo que só, tem toda estrutura de restaurantes, guarda sóis e cadeiras. Para aqueles que querem economizar, tem um OXXO (conveniência com vários lanchinhos econômicos) bem pertinho da praia.

  • Para entrar em Akumal paga-se 120 pesos por pessoa.
  • O estacionamento em Akumal custa cerca de 100 pesos.
  • O passeio para ver as tartarugas custa cerca de 500 pesos por pessoa, já com equipamentos. Acho caro!
Passeios em Playa del Carmen México

Praia Akumal

 

Xpu-Ha

Mais uma praia linda da Riviera Maya, aliás, bem mais deserta que Akumal contando apenas com 2 beach clubs se não me engano. Mar maravilhoso, faixa de areia larga e por aí vai. Certamente mais uma ótima opção para você que quer uma praia para passar um dia ou período. Xpu-Ha provavelmente é a mais linda dessas três praias que estou escrevendo, mas prefiro que você vá e me diga se concorda.

  • A entrada em Xpu-Ha custa cerca de 100 pesos por pessoa

 

Xcacel e Xcacelito

Xcacel é mais uma praia linda, de mar azul e totalmente deserta. O diferencial dessa praia é que tem um pequeno cenote próximo chamado Xcacelito. Para ir nesse cenote siga pelo caminho que começa próximo ao estacionamento. O cenote tem águas verde transparente e é totalmente descoberto.

  • A entrada na praia + cenote custa 100 pesos por pessoa

 

Como chegar em Akumal, Xpu-Ha e Xcacel?

Essas três praias ficam próximas uma da outra. Como você viu, no mapa elas ficam lado a lado. Apesar disso não se iluda, nada que de para ir caminhando. Para chegar nelas, ou ir de uma a outra você pode usar das vans que saem de Playa del Carmen, táxi ou carro alugado. Na verdade as vans vão te deixar na Carretera Federal, que é a rodovia que liga Cancún a Tulum e é paralela as praias. Descendo na Carretera você terá que caminhar em média uns 600 metros para chegar nas praias.

Passeios em Playa del Carmen México

Praia Akumal

 

9 – Rio Secreto

Não conhecemos essa atração mas quem já foi comenta que o lugar é fantástico. Trata-se de um rio subterrâneo que passa por grutas repletas de estalactites e formações calcárias. A maior parte do passeio pelo Rio Secreto é fazendo flutuação pelas suas lindas águas azuis.

  • A visita ao Rio Secreto não é barata, custa à partir de 75 dólares por pessoa.

O Rio Secreto fica pertinho do Xcaret e pode ser facilmente acessado com van, táxi ou carro alugado.

Passeios em Playa del Carmen México

Rio Secreto

 

10 – Chichén Itzá e cenote Ik Kil

Chichén Itzá é mais um sítio arqueológico mexicano, a diferença é que esse é considerado uma das 7 maravilhas do mundo. Certamente é um local indispensável em qualquer roteiro em Cancún e Riviera Maya.

Não vou falar muito aqui sobre Chichén Itzá porque temos aqui um post bem completo dele e do cenote Ik-Kil. Vou apenas dar algumas principais informações abaixo:

Passeios em Playa del Carmen México

Chichén Itzá

 

Como chegar em Chichén Itzá

Para ir de Cancún a Chichén Itzá você pode pegar um ônibus da ADO no centro da cidade. Ele sai de manhã de Cancún e volta de Chichén Itzá la pras 16 hs. Cada trecho leva cerca de 3h15 e custa uns 45 reais por pessoa. Indo de ônibus para Chichén Itzá você pode reservar umas 2 horas do dia para pegar um táxi ou van e visitar o cenote Ik-Kil que fica ali pertinho.

Para ir de Cancún a Chichén Itzá você também pode contratar um tour com agência e os valores variam de 50 a 100 dólares, em média 70 dólares. A variação de valores acontece devido ao fato de ter ou não almoço incluído, van ou ônibus, e por aí vai. Indo com agência, assim como de ônibus, cada trecho da viagem dura cerca de 3h15. A maioria das agências combinam a visita a Chichén Itzá com algum cenote. Pode ou não ser o Ik-Kil. Em Cancún um bom lugar para contratar esse passeio, assim como outros, são nas agências da Plaza Caracol. Ou se preferir, já vá para o México com seu passeio comprado online do Brasil, confira aqui.

Você também pode ir de Cancún para Chichén Itzá com carro alugado, o que super facilita sua ida ao cenote Ik Kil. Coloque na ponta do lápis se compensa, pois além do valor do aluguel do carro você vai gastar com combustível e pedágios. Nesse post de Chichén Itzá colocamos todos esses valores, vale a pena conferir. Quanto a estrada de Cancún ou Playa del Carmen para Chichén Itzá, ela é ótima e praticamente uma reta.

Alugando um carro em Cancún ou Riviera Maya

Para alugar um carro em qualquer lugar do mundo nós indicamos a RentCars, você consegue parcelar o valor e paga em reais sem IOF. Faça uma simulação de preços no site da Rentcars. Só a CNH brasileira e um cartão de crédito é o necessário para alugar um veículo no México.

Para ir de Playa del Carmen até Chichén Itzá, você tem a disposição os mesmos meios que falamos acima para quem vai por Cancún. Os ônibus da ADO saem do terminal que fica na Quinta Avenida. O tempo de viagem é um pouquinho maior que de Cancún, fica em torno de 3h30, já os valores das passagens são basicamente os mesmos. Quanto aos tours com agência, espere pagar basicamente o mesmo que para quem sai de Cancún.

É possível visitar Chichén Itzá de dia e de noite também. Tem um show de luzes e som na pirâmide principal. Quando voltarmos pro México certamente visitaremos Chichén Itzá a noite.

  • Compre aqui o passeio que visita Chichén Itzá + cenote de dia e de noite com o espetáculo Light and Sound Show.
Passeios em Playa del Carmen México

Chichén Itzá de noite

 

  • Para quem vai por conta própria, o preço da entrada para Chichén Itzá é de cerca de 500 pesos por pessoa (a entrada é 90 pesos, mas tem uma taxa estadual que aumenta consideravelmente o valor). Você pode conferir aqui o valor atualizado.
  • Horário de funcionamento de Chichén Itzá: todos os dias das 08 às 17h.
  • Existe guarda volumes em Chichén Itzá para quem interessar. Custa 100 pesos por bagagem.
  • A entrada para o Cenote Ik Kil custa 90 pesos por pessoa. Se precisar de guarda volumes, pagará mais 30 pesos por um armário

 

11 – Isla Mujeres

Isla Mujeres é certamente uma ilha que você preferencialmente deve visitar quando estiver em Cancún pois fica próximo.

Para ir a Isla Mujeres você deve pegar um ferry, aliás, há vários pontos de embarque na própria zona hoteleira. Uma das empresas que faz esse trajeto é a Ultramar. Espere pagar cerca de 23 dólares a ida e volta por pessoa.

Chegando em Isla Mujeres você pode alugar um carrinho de golfe por 1000 pesos o dia inteiro. Ou, depender de táxi que não é tão caro.

Eu certamente super indico que você visite Isla Mujeres principalmente por um motivo: Playa Norte. Essa praia foi considerada uma das 10 mais bonitas do mundo, logo, você tem que conferir com seus próprios olhos.

Outro lugar bem indicado em Isla Mujeres é o Parque Garrafón, mas como o valor para este parque é alto, iniciando em 89 dólares, eu só pagaria isso para ficar o dia inteiro ali. Esse parque tem várias atrações e parece ser realmente lindo (nós não fomos), aliás, você pode fazer nado com golfinhos no Garrafón. Compre aqui sua entrada para o parque Garrafón.

 

12 – Coco Bongo Cancún

Por mais que você não seja de balada, essa é daquelas que talvez valha a pena. Essa boate tem shows certamente muito bem elaborados que acabam sendo um destaque.

o Coco Bongo não é como uma balada qualquer que você meio que circula por ela toda. Existem áreas vips, com mesas, enfim, quanto mais você paga melhor será sua localização, aliás, o atendimento recebido pelos garçons também.

  • Quanto custa o Coco Bongo Cancún? Os ingressos básicos custam 75 dólares por pessoa, mas você pode ver no site da Coco Bongo outros tipos de entradas, inclusive para o Coco Bongo Playa del Carmen, apesar de dizerem ser menos grandioso que o Cancún.

 

13 – Las Coloradas

As Las Coloradas nada mais são que lindas lagoas rosas, isso mesmo. Onde você vai ver uma lagoa com água rosa nessa vida? Certamente poucos lugares no mundo tem. Por isso super vale a pena colocar no seu roteiro por Cancún e Riviera Maya.

Como chegar nas La Coloradas? Alugar um carro talvez seja a melhor opção, afinal são cerca de 280 quilômetros de Cancún, e um pouquinho menos de Playa del Carmen.

Nós não fizemos esse passeio, fica para a próxima viagem com certeza, mas parece que já existem agências em Playa del Carmen e Cancún que oferecem esse tour. Aliás, se alguém souber por favor nos conte. Se for passar pela cidade de Valladolid estará mais próximo de Las Coloradas e terá bem mais opções de tours. Se decidir ir de ônibus, vá para a cidade de Tizimín, onde há vans para as lagoas.

Não é permitido nadar nas lagoas rosas.

É possível ver flamingos na lagoa.

Por enquanto não paga-se nada para entrar na área das Las Coloradas. Aproveite pois prevejo que em breve isso possa mudar.

Passeios em Playa del Carmen México

Las Coloradas

 

14 – Laguna de Bacalar

A Laguna de Bacalar fica a 280 quilômetros de Playa del Carmen e a 345 km de Cancún, portanto, aqui de novo a dica é alugar um carro para visitar o local. Tem ônibus da ADO saindo de Playa del Carmen para Bacalar, vários horários. O trecho custa cerca de 80 reais e dura 3h50. A rodoviária que você chegará na cidade de Bacalar fica a 2 km da Lagoa. Tem ônibus de Cancún também, mas aí são umas de 5 horas de viagem.

A lagoa tem tons de azul incríveis, aliás, ela é chamada também de Lagoa das 7 cores devido aos seus vários tons de azul. Existem pousadas, hostels próximos a lagoa caso queira pernoitar.

Essa é outra atração que não fomos, mas certamente iremos na próxima viagem ao México. Aliás, se você já visitou essa lagoa nos conte sua experiência.

Passeios em Playa del Carmen México

Laguna de Bacalar

 

Se tiver tempo no seu roteiro em Cancún, estique até Valladolid

A cerca de 1h50 de Cancún ou Playa del Carmen fica Valladolid. Se tiver tempo, por favor, vá até essa cidade, ou melhor, fique uns dias lá. Porque? A cidade fica em lugar estratégico para visitar cenotes dos mais incríveis do México, como por exemplo: Cenote Suytun (simplesmente lindo), Dzitnup, X’kekén, Samula, Zaci, Palomitas, Agua Dulce e os cenotes de Cuzama que visitamos e fizemos um post exclusivo. Como você viu também nesse post, Valladolid fica a apenas 50 minutos de Chichén Itzá e bem localizado para ir nas Las Coloradas.

Acredito também que em Valladolid você terá uma experiência diferente que a de Cancún e Playa del Carmen. Sentindo-se em uma verdadeira cidade mexicana do interior, sabe? Além de nessa cidade você ter um encontro com uma culinária mexicana mais autêntica, menos turística ou americanizada. Por exemplo, em nossa viagem pelo México antes de chegarmos na Riviera Maya e Cancún, os pratos que encontrávamos nos restaurantes nas cidades do interior do país eram a base de carne bovina (diafragma do boi e partes não tão nobres) ou de porco, salada e um tipo de queijo branco que eles usam muito. Chegando na Riviera Maya meu amigo, aí já aparece o Filé Mignon, o cheddar rs.

 

Vale a pena conferir nossos 5 vlogs no México, sendo os dois últimos nossa chegada a Riviera Maya e Cancún.





E essas foram nossas dicas sobre o que fazer e roteiro em Cancún e Riviera Maya. Esperamos ter ajudado você a decidir quantos dias ficar em Cancún e região e o que fazer no meio de tantas coisas legais para colocar no roteiro.

Aliás, caso ainda tenha alguma dúvida, fique a vontade para deixar nos comentários que em breve responderemos.

 

 

Vai viajar? Então reserve com a gente!

Fazendo uma reserva com um dos links aqui do Viaje seu Mundo, você não paga nada a mais e ainda ajuda a gente com uma pequena comissão que nos ajuda a continuar produzindo conteúdos bem legais para os viajantes.

Comentários