Xcaret ou Xel-Há: qual o melhor parque em Cancún e Riviera Maya

Cancún, Internacionais, México, Playa del Carmen
| DEIXE UM COMENTÁRIO
Xcaret ou Xel-Há: qual o melhor parque em Cancún e Riviera Maya

Os parques em Cancún e Riviera Maya da marca “X” (Xcaret, Xel-Há, Xplor entre outros) são realmente imperdíveis em uma visita a região. Eu costumo brincar que são a Disney Mexicana! Aliás, nem chega a ser uma brincadeira, visto que os parques realmente tem um nível de qualidade excelente mesmo quando comparado aos parques de Orlando. A diferença é que esses parques do México tem a temática e ambientação na natureza. Confira abaixo tudo o que você precisa saber na hora de escolher entre Xcaret ou Xel-Há, se vale a pena ir, e como são os outros parques de Cancún e Riviera Maya.

 

O seguro viagem no México é indispensável

O seguro viagem no México não é obrigatório mas, como não se trata de algo caro, acho que vale super a pena contratar. Além do que, o México é repleto de passeios de natureza: cenotes, ruínas, praias, parques, onde certamente o risco de um acidente acaba aumentando. Aliás, outra coisa importante a lembrar, é que o México também não é dos países mais seguros do mundo, assim como o Brasil. Por isso te convido a fazer uma cotação com a Seguros Promo, um buscador que encontrará o melhor seguro, e o mais em conta, para as datas da sua viagem.

 

Como é o Xel-Há, o Xcaret, vale a pena ir?

Sim! Certamente vale a pena demais ir aos parques Xel-Há, Xcaret e Xplor, como já adiantei na introdução desse post. As entradas nesses parques não são baratas, mas acho que a experiência em meio a natureza típica da região, com muita história mexicana e aventura, dificilmente deixam a sensação de que não valeu a pena o investimento.

Cada um desses parques e atividades da marca “X” (dizemos assim porque todos começam com a letra x) tem uma característica diferente que explicaremos no decorrer desse post. Sendo assim, você não corre o risco de ir ao Xcaret, Xel-Há e Xplor e ter experiencias repetidas.

 

Onde ficam e como chegar nos parques Xcaret, Xel-Há e Xplor?

Antes de tudo confira o mapa de Cancún e Riviera Maya abaixo:

Mapa de Cancún e Riviera Maya

Mapa de Cancún e Riviera Maya

No mapa da pra ver que os parques Xcaret, Xel-há e Xplor ficam na Riviera Maya, entre as cidades de Playa del Carmen e Tulum. Aliás, segue a primeira dica: nos dias do seu roteiro reservados à visita aos parques, estar hospedado em Playa del Carmen é certamente interessante pela proximidade. Mas se estiver em Cancún também não é nenhum fim de mundo, confira abaixo as distâncias:

  • De Cancún ao Xcaret/Xplor: 76 km de distância e aproximadamente 1h15 de carro, aliás, o Xcaret e o Xplor são bem próximos.
  • De Cancún ao Xel-Há: 114 km de distância e aproximadamente 1h40 de carro
  • De Playa del Carmen ao Xcaret ou Xplor: 10 km de distância e aproximadamente 15 minutos de carro ou van.
  • De Playa del Carmen ao Xel-Há: 48 km de distância e aproximadamente 40 minutos de carro ou van.

 

Dica: confira aqui tudo o que fazer em Cancún e Riviera Maya, quantos dias ficar e dicas de roteiro.

 

Como ir de Cancún ao Xplor, Xcaret ou Xel-Há?

  • Com transporte do próprio parque: na hora de comprar seu ingresso no site de qualquer um dos parques você tem a opção de adicionar o transporte, que será ônibus ou van. De Cancún até o Xcaret ou Xplor paga-se 27 dólares por pessoa, ida e volta. De Cancún até o Xel-Há paga-se 30 dólares por pessoa, ida e volta. Crianças de 5 a 11 anos pagam metade nesse transporte.
  • De Uber: da pra ir de Uber de Cancún para os parques. Até o Xcaret ou Xplor espere pagar algo em torno de 900 pesos mexicanos o trecho. Para o Xel-Há espere pagar algo em torno de 1500 pesos mexicanos o trecho. Resumindo: muito caro ir de Uber, aliás, imagine de táxi?
  • Carro alugado: se tiver que ir de Cancún aos parques Xcaret ou Xel-Há o carro alugado vale a pena, aliás, o estacionamento nos parques é gratuito. Nós indicamos que você alugue o seu com a RentCars. Com essa empresa da pra pagar parcelado. Na verdade eles são um buscador que irá encontrar a melhor oferta nas suas datas. O trajeto para quem vai de carro é praticamente uma reta.

 

Como ir de Playa del Carmen ao Xcaret, Xplor ou Xel-Há?

Vá de van! Não vale a pena usar outros meios para ir ao Xcaret ou Xel-Há estando em Playa del Carmen. A cidade tem um sistema de vans que funciona super bem e aliás, é barato (cerca de 40 pesos por pessoa o trecho) e tem saídas a todo momento. Em Playa del Carmen as vans saem da Calle 2, entre as avenidas 20 e 25.

xcaret ou xel-há

Xcaret

 

Características de cada parque

Esses parques em Cancún e Riviera Maya da marca “X” tem características diferentes. A ideia é que você possa visitar mais de um parque e não tenha a sensação de algo repetitivo.

O Xcaret e o Xel-Há são os principais parques da marca, seguido de perto pelo Xplor.

  • Como é o Xcaret: um parque bem diversificado. Conta com atividades na natureza: flutuações em rios, praia, piscinas naturais. Mas também tem shows, áreas temáticas que contam um pouco da cultura mexicana, animais, aquário entre outros.
  • Como é o Xel-Há: não tem a diversificação que o Xcaret tem, o Xel-Há é um parque 100% voltado para atividades na natureza: flutuações em rios, áreas de mangue, cavernas e trilhas. Tem também um grande toboágua no Xel-Há.
  • Como é o Xplor: esse é um parque voltado para a aventura, com atividades que geram adrenalina.

Outros parques e atividades da mesma marca para você pesquisar: XavageXoxilmico, Xenses, XenotesXichén.

 

Xcaret ou Xel-há? Quais as diferenças, prós e contras?


Prós do Xcaret

  • Tem um belo show de encerramento e outros mini shows durante o dia.
  • No Xcaret tem os “Rios Subterrâneos”, que na nossa opinião é a atividade mais legal entre os dois parques.
  • Incluindo seu show de encerramento, o Xcaret tem horário de funcionamento maior que o Xel-há. Das 08h30 às 22h.
  • Como a maioria dos viajantes se hospedam em Cancún ou Playa del Carmen, o Xcaret é mais próximo.

Contras do Xcaret

  • Mais caro que o Xel-há
  • Nem a alimentação ou armários estão inclusos no ingresso básico do Xcaret. Para tê-los você precisa pagar pelo “Plus”. E mesmo assim a alimentação não é all-inclusive, você só terá direito a comer e beber a vontade uma vez no dia em um dos restaurantes.
  • A diversidade de atrações pode ser um problema, visto que boa parte delas pode não ser atrativa para você.

Prós do Xel-há

  • O parque é all inclusive de tudo. Você tem bebida e comida a vontade o dia inteiro quantas vezes quiser, aliás, tem até café da manhã. Todos os equipamentos como snorkel e boias também estão inclusos, além de armários.
  • Mais barato que o Xcaret.
  • Para quem quer ficar de boa na lagoa e só relaxar na natureza, praticamente todas as atrações são válidas.

Contras do Xel-há

  • Fica um pouco mais longe que o Xcaret para quem vem de Playa del Carmen ou Cancún.
  • O horário de funcionamento do Xel-há é menor que o do Xcaret. Vai das 08h30 às 22h.
  • Tem menos atrações que o Xcaret.

Em ambos os parques, Xcaret ou Xel-há, é possível fazer nado com golfinhos e outros animais pagando um valor a parte.

 

Principais diferenças entre o Xcaret e o Xel-Há

Na nossa opinião pessoal! Achamos que os dois parques tem duas principais diferenças.

Ter todas as alimentações incluídas e bebida a vontade pode pesar para o Xel-Há, além de ser mais barato. Outro fator que você tem que considerar é que o Xel-há é voltado para quem gosta de snorkel e flutuação principalmente, esse é o forte do parque. Já o Xcaret tem também áreas de snorkel e flutuação, inclusive nos rios subterrâneos que são incríveis, mas tem mais variedade, tem outras opções de atividades. Difícil decidir entre Xcaret ou Xel-Há qual vale mais a pena. É algo muito pessoal.

Achamos que vale a pena ir nos 3 parques, Xcaret, Xel-há e Xplor (que também é all inclusive). Mas sabemos que como tempo e dinheiro pode faltar, indico que vá no Xel-há e Xcaret. Agora se você só puder ir em um, aí complica. Para você ter ideia, eu, Fabiano preferi levemente o Xcaret, já a Winnie preferiu um pouco mais o Xel-há rs. A decisão é sua!

Cada parque exige um dia inteiro do seu roteiro, não invente de visitar algum deles em meio período.

 

Como ficar conectado a internet no México?

Um chip Internacional certamente é uma boa opção para isso! Você recebe ele em sua casa no Brasil, e chegando ao aeroporto no México você certamente já estará conectado. Podendo usar o whatsapp, redes sociais e o que desejar. Temos duas opções para te indicar, que são as melhores atualmente no Brasil:

 

xcaret ou xel-há

 

Como é o Xcaret e como foi nossa visita

 

Estávamos hospedados em Playa del Carmen, no Hotel de Mar que é uma opção econômica, simples, mas com excelente localização, ar condicionado, quarto espaçoso e café da manhã incluído.

Em Playa del Carmen pegamos uma van e em 15 minutos fomos deixados em um tipo de ponto de ônibus do Xcaret. Essas vans que saem de Playa del Carmen não deixam na porta do parque, deixam nesse ponto onde de 15 em 15 minutos um transporte gratuito do Xcaret busca os visitantes e em 3 minutos os deixa na entrada do parque. Com o voucher adentramos ao parque sem problemas e sem muita fila.

 

Ingresso Xcaret básico ou plus?

Vale a pena ir e comprar o Xcaret plus! O que você vai pagar a mais é quase o que gastará em um almoço dentro do parque. Aliás, outra coisa a salientar é que nos pareceu essencial o aluguel de um armário no parque. Em várias atrações você precisa estar com roupa de banho, em outras, como o show de encerramento, a roupa de banho não “cabe”. Por isso a importância do aluguel de armário que é incluso no “plus”.

 

Rio subterrâneo no Xcaret

Logo depois da entrada no Xcaret você já pode embarcar nessa atração que te deixa no outro lado do parque. Com coletes salva vidas você vai flutuando em um rio de água verde transparente por túneis rochosos, que em certas partes deixam o sol entrar. Na parte final ainda a uma parte descoberta por caminhos entre manguezais. Muito bem ambientada a atração, nota dez!

Saindo dos rios subterrâneos perdemos um tempo em algumas piscinas naturais lindas (na verdade não creio que sejam naturais) que ficam de frente para o mar. Depois curtimos uma praia que dispõem de jogos aquáticos e a seguir fomos para um tipo de lago para fazer snorkel entre os peixes.

 

Restaurantes e alimentação no Xcaret

Existem 5 restaurantes no estilo buffet para aqueles que tem o Xcaret Plus. Cada um com uma temática: peixes, carnes, mexicano, lanches e oriental. Apesar de cada um deles ter uma especialidade, todos tem uma bom leque de opções gastronômicas, aliás, achamos os restaurantes riquíssimos na variedade de pratos. Era muita comida gente!

Além dos restaurantes buffet que são as opções para quem comprou o ingresso Xcaret Plus, existem opções de a la carte, bares e cafeterias. Confira aqui todos os restaurantes do Xcaret.

Após o almoço seguimos para outras atrações não molhadas como: aquário, borboletário, e tantas outras “ilhas” com vários animais. A seguir fomos para as ruínas Maias que ficam dentro do parque, uma linda réplica de um cemitério mexicano, capelas, cavernas Maias e por volta das 17h assistimos a um ótimo espetáculo na região do parque chamada “Pueblo Maia”. Veja aqui todas as atrações do Xcaret.

 

Show de encerramento do Xcaret

Um pouco antes das 19h, que é o horário que começa o espetáculo, nos dirigimos para o palco onde acontece o “Xcaret México Espetacular”. O show que tem 2h de duração conta um pouco da história mexicana, tradições e cultura. Quanto mais cedo chegar, certamente os melhores lugares conseguirá para assistir ao espetáculo. Aliás, pagando um extra, existe a possibilidade de ficar em uma área vip e jantar assistindo ao show.

Eu achei realmente esse show do Xcaret muito lindo, super vale a pena ir, mas confesso ter achado um pouco longo pro meu gosto. Já a Winnie amou passar as duas horas ali. Muita gente prefere o Xcaret frente ao Xel-Há por causa desse espetáculo.

Na hora de ir embora, pegamos o transporte gratuito do Xcaret até a rodovia. Lá já haviam várias vans esperando passageiros para Playa del Carmen, ou seja, voltamos da mesma maneira que fomos.

 

Hotel Xcaret

Não faz muito tempo que o Xcaret abriu um hotel que fica próximo ao parque de mesmo nome. O Hotel Xcaret tem todas as refeições inclusas e entrada gratuita em TODOS os parques da rede, assim como as refeições nos parques. O resort parece lindo, e aliás, fica frente a praia. Certamente quando voltarmos ao México queremos ficar nesse resort e aproveitar essas facilidades (se a grana permitir).

Reserve aqui e veja mais do Hotel Xcaret.

Veja aqui várias opções de hospedagem em Playa del Carmen

Veja aqui opções de resorts em Cancún com ótimos preços.

 

 

  • Horário do Xcaret: das 08h30 às 22h. Abre todos os dias.
  • Preços do Xcaret: comprando com até 21 dias de antecedência o Xcaret básico custa 120 dólares e o Plus 164 dólares por pessoa. Crianças de 5 a 11 anos pagam meia entrada. Compre no site do Xcaret.
xcaret ou xel-há ou Xplor

Flamingos no Xcaret

xcaret ou xel-há ou Xplor

Mexicano benzendo os visitantes interessados

xcaret ou xel-há ou Xplor

Aquário do Xcaret

vale a pena ir no Xcaret e Xplor

Local do nado com Peixe-boi – atração paga a parte no Xcaret

vale a pena ir no Xcaret e Xplor

Interação com Golfinhos – Atração paga a parte no Xcaret

vale a pena ir no Xcaret

Arraia na área do snorkel

vale a pena ir no Xcaret

Nado com tubarão no Xcaret – atração paga a parte

parques em Cancún e Riviera Maya

Restaurante no Xcaret

parques em Cancún e Riviera Maya

Capela no Xcaret

parques em Cancún e Riviera Maya

Show no Pueblo Maya, Xcaret

parques em Cancún e Riviera Maya

Indo para o show de encerramento do Xcaret

parques em Cancún e Riviera Maya

Show de encerramento do Xcaret

 

 

Como é o Xel-Há e como foi nossa visita

No dia seguinte da visita ao Xcaret, fomos ao Xel-Há da mesma forma que no dia anterior: pegamos a van em Playa del Carmen e descemos na rodovia. Para chegar na entrada do Xel-Há bastou uma caminhada.

Chegamos cedo, por volta das 9 da manhã para tomar o café no parque que é incluído e super completo. Após o café da manhã e deixarmos nossas coisas no armário, seguimos para a primeira atração.

 

Recorrido Rio Xel-Há

Trata-se de um grande caminho por um rio de água cristalina onde você vai sentado em uma boia flutuando por cenários distintos. O início do trajeto é em um ponto afastado do parque, e para chegar lá você pega um trenzinho que passa de 10 em 10 minutos em média. Parte do caminho é entre paredes rochosas, outra parte é de mangue que inclusive chega a formar um túnel com sua típica vegetação. Após esses trechos estreitos você chega na parte larga do rio. Nessa área é possível fazer tirolesa que aterriza na água, ir de ponta a ponta do rio se equilibrando em uma corda, pular na água de um penhasco com 5 metros de altura, entre outras atividades aquáticas. Só por essa atração já vale muito a pena ir no Xel-Há.

 

Cueva Maya no Xel-Há

Outra atração bem bonita e que vale a pena ir no Xel-Há é a Cueva Maya, que fica na beirada de uma enseada. No teto da caverna tem uma abertura por onde entra o sol formando um cenário paradisíaco. Nas proximidades dessa caverna tem outros cantinhos fotogênicos demais na mesma encosta. Por ali, algumas rochas empilhadas formam lindas piscinas naturais. Me lembro que no caminho para a Cueva Maya havia um ponto com ração para alimentar alguns guaxinins. Coloquei um pouco na minha mão e o bichinho na ânsia por comida mordeu meu dedo junto com a comida. Aliás, doeu pra caramba viu. Cuidado!

 

Snorkel no Xel-Há

Esse é o ponto forte do Xel-Há frente o Xcaret.. São muitas áreas incríveis para essa atividade. Tem vários pontos com peixes coloridos! Quando cansávamos do snorkel pegávamos uma boia e ficávamos apenas flutuando. Quando dava fome íamos em algum dos restaurantes do Xel-Há comer e beber. Tudo a vontade!

 

Toboágua no Xel-Há

Para quem gosta de adrenalina, esse é a atração no Xel-Há que vale a pena conhecer. No parque existe um toboágua circular com 30 metros de altura. A vista lá de cima é lindíssima.

O Xel-Há também tem algumas trilhas na natureza onde cada caminho leva a algum lugar de interesse, como: muralhas, jardins, grutas, viveiros entre outros vários cantinhos.

Por volta das 17h a maioria dos visitantes já começam a se movimentar para ir embora. Às 18h o parque fecha.

 

  • Horário do Xel-Há: das 08h30 às 18h. Abre todos os dias.
  • Preços do Xel-Há: comprando com até 21 dias de antecedência a entrada para o Xel-Há tudo incluído custa 98 dólares por pessoa. Crianças de 5 a 11 anos pagam meia entrada. Compre no site do Xel-Há.

 

vale a pena ir ao Xel-Há e Xplor

Xel-Há

vale a pena ir ao Xel-Há e Xplor

Xel-Há

vale a pena ir ao Xel-Há e Xplor

Xel-Há

vale a pena ir ao Xel-Há e Xplor

Cueva Maya no Xel-Há

vale a pena ir ao Xel-Há e Xplor

Toboagua no Xel-Há

Como é o parque Xplor?

Esse é um parque onde a maioria das atividades são voltadas a aventura, diferente do Xcaret ou Xel-há. Nós não visitamos o Xplor, faltou tempo, além de que ir em três parques seria bem dispendioso.

 

Atrações do Xplor

Um carro Anfíbio onde você mesmo dirige pela selva.

Um rio subterrâneo onde você vai flutuando em cima de um tipo de balsa.

Um rio com estalactites onde você faz flutuação.

Uma tirolesa em forma de rede que vai de encontro com a água.

Dois circuitos de tirolesas convencionais totalizando 3,8 km de viagem total.

Existe também o Xplor Fuego, que é a versão noturna do Xplor. Aliás, o Xplor e o Xplor Fuego são o mesmo parque com as mesmas atrações. A diferença é que o segundo funciona em horário noturno.

Em ambas as versões do Xplor a alimentação é all inclusive. 

  • Horário do Xplor: das 09h às 17h. Abre de segunda a sábado (em alta temporada abre todos os dias).
  • Horário do Xplor Fuego: das 17h30 às 23h30. Abre de segunda a sábado (em alta temporada abre todos os dias).
  • Preços do Xplor: comprando com até 21 dias de antecedência a entrada para o Xplor custa 121 dólares por pessoa. Crianças de 5 a 11 anos pagam meia entrada. Compre no site do Xplor.
  • Preços do Xplor Fuego: comprando com até 21 dias de antecedência a entrada para o Xplor Fuego custa 102 dólares por pessoa. Crianças de 5 a 11 anos pagam meia entrada.

 

Alugando um carro em Cancún ou Riviera Maya

Para alugar um carro em qualquer lugar do mundo nós indicamos a RentCars, aliás, com eles você consegue parcelar o valor e paga em reais sem IOF. Faça uma simulação de preços no site da Rentcars. Só a CNH brasileira e um cartão de crédito é o necessário para alugar um veículo no México.

 

Pra fechar, confira nosso vlog onde mostramos um pouco das nossas visitas ao Xcaret e ao Xel-Há. Aliás, aproveite e se inscreve no nosso canal!





Caso ainda tenha alguma dúvidas sobre esses parques em Cancún e Riviera Maya, se vale a pena ir, como é, qual deles escolher, Xcaret ou Xel-Há, deixe seu comentário abaixo que certamente em breve responderemos.

Conhece nosso instagram? Segue a gente por lá e já aproveita e assiste toda a nossa viagem pelo México nos nossos destaques: @viajeseumundo

 

Vai viajar? Então reserve com a gente!

Fazendo uma reserva com um dos links aqui do Viaje seu Mundo, você não paga nada a mais e ainda ajuda a gente com uma pequena comissão que nos ajuda a continuar produzindo conteúdos bem legais para os viajantes.

Comentários