O que fazer em Oaxaca México: roteiro de 2 dias detalhado

Internacionais, México, Oaxaca
| DEIXE UM COMENTÁRIO
O que fazer em Oaxaca México: roteiro de 2 dias detalhado

Pra você que está de viagem marcada pro México, não tenha dúvida em reservar pelo menos dois dias do seu roteiro para a cidade de Oaxaca. Nessa cidade você certamente terá uma experiência mexicana de verdade, desde a alimentação, até o contato com o povo simples e trabalhador. E além do mais tem passeios para lugares incríveis como Hierve el Água, sítios arqueológicos e mercados que valem a pena a visita. A seguir, descubra como chegar, quando ir, o que fazer, onde ficar, dicas de roteiro, e se vale a pena mesmo ir para Oaxaca no México.

 

O seguro viagem não é obrigatório no México mas…

Eu realmente não viajaria para nenhum país sem um seguro, muito menos para um país como o México. O país é repleto de passeios de natureza: cenotes, ruínas, praias, parques onde o risco certamente de um acidente acaba aumentando. Além de que o México não é dos países mais seguros do mundo, assim como o nosso país. O investimento em um seguro não é algo caro, te convido a fazer pelo menos uma cotação com a Seguros Promo, um buscador que encontrará o melhor seguro, e o mais em conta, para as datas da sua viagem.

O melhor é que usando nosso cupom VIAJESEUMUNDO5 você ganha um desconto na contratação!

 

Nosso roteiro de viagem pelo México

Oaxaca é uma das cidades que mais tem a cara do México que nós esperávamos encontrar. Juntamente com San Cristobal de las Casas que é outra cidade que conhecemos em seguida. Nós iniciamos nossa viagem na Cidade do México e fomos até Cancún, tudo de ônibus da ADO, conhecendo cidades incríveis no caminho como é o caso de Oaxaca. Não deixe de dar uma olhada no nosso roteiro de 20 dias pelo México, sinta-se a vontade pra copiar igualzinho. Posso dizer que essa foi a viagem de toda nossa vida que mais nos marcou.

 

Quando ir para Oaxaca

Nós fomos em Julho e pegamos sol e calor em Oaxaca. Entretanto, em um dos dias teve uma chuvinha no fim do dia. Típica chuva de verão sabe?

De junho a setembro é mais fácil pegar chuva. De outubro a maio o tempo costuma ser bom, sendo de dezembro a fevereiro os meses mais frios, e de março a maio os meses mais quentes. Durante o ano a temperatura vai de 10 a 30 graus celsius.

 

Como chegar em Oaxaca

Da Cidade do México para Oaxaca de ônibus

Nós fomos de ônibus com a empresa ADO da Cidade do México até Oaxaca. Dá umas 6/7 horas de viagem e fomos em ônibus noturno. Saímos da estação Tapo ADO y Au na Cidade do México e chegamos na estação Cuicatlan em Oaxaca. A cidade tem duas rodoviárias, entretanto fique tranquilo que ambas são próximas ao centro histórico, a região onde você certamente deve se hospedar. Por mais que você chegue de madrugada, sempre haverá taxistas nas rodoviárias para te levar ao seu hotel.

  • Quanto custa o ônibus para Oaxaca desde a Cidade do México: o valor por pessoa varia de 40 a 100 reais. Mas vale conferir o valor atualizado no site da ADO. A variação de preço dos tickets depende da classe do ônibus ADO que você escolhe, do horário e também da antecedência da compra. Quanto antes comprar, mais chances de encontrar passagem barata.

 

Da Cidade do México para Oaxaca de avião

O voo da capital mexicana para Oaxaca dura cerca de 1 hora e também é uma ótima opção, visto que normalmente os valores não são altos. Empresas Low Costs como Volaris e InterJet fazem esse trecho.

  • Quanto custa o voo para Oaxaca desde a Cidade do México: espere encontrar a passagem variando de 100 a 200 reais por pessoa.

Não recomendamos o aluguel de carro no México devido aos relatos de abusos de policiais corruptos em relação aos turistas. Contudo, se ainda assim quiser alugar um veículo, indicamos que pesquise com a RentCars.

 

Sugestão para roteiro de dois dias em Oaxaca e o que fazer na cidade

Se um dia retornarmos para Oaxaca, tentaremos ficar 3 dias inteiros na cidade, pelo menos. Entretanto, nós ficamos 2 dias que foi o suficiente para conhecer o básico, mas com um dia a mais faríamos tudo com mais calma.

Principais atrações de Oaxaca e sugestão de roteiro para 2 dias

Dia 1 (parte da manhã)

  • Monte Albán (vá ônibus cedinho e fique umas 2 horas no local antes de retornar)

Dia 1 (almoço, tarde e noite)

Foque seu roteiro pelo centro histórico de Oaxaca (tudo pode ser feito a pé/ as atrações são todas próximas)

  • Praça do Zócalo
  • Mercado Benito Juarez
  • Mercado 20 de Noviembre
  • Templo de Santo Domingo
  • Casa de Artesanías de Oaxaca
  • Museu de Culturas de Oaxaca
  • Experimente a gastronomia Oaxaqueña: chocolate, queijo e gafanhoto(chapulines)
  • Curta a agitada noite Oaxaqueña na região na praça Zócalo

Dia 2 (dia inteiro pelos arredores de Oaxaca)

Com excursão você visita todos os locais abaixo em 1 dia.

  • Arbol de Tule (a árvore mais larga do mundo)
  • Fábrica de Mezcal
  • Teotitlán (fábrica de tecidos típicos mexicanos)
  • Mitla (sitio arqueológico)
  • Hierve el Água

    Abaixo detalhamos o nosso roteiro e falamos de cada item acima, que foi exatamente o que fizemos.

 

 

Nosso roteiro dia a dia em Oaxaca México

DIA 1 – Monte Albán, Zócalo, experimentando chapulines nos mercados, museu e noite Oaxaqueña

Chegamos bem cedinho em Oaxaca após viagem noturna desde a Cidade do México. Viagem tranquila, só dormimos. Pegamos um táxi até nosso hotel por cerca de 10 reais. Após deixar nossas malas em nosso hotel Casa Tobalá, fomos para o Monte Albán.

 

 

Indo para o Monte Albán por conta própria

Não tem nenhuma necessidade de agência!

Vá caminhando até a rua Francisco Javier Mina, 518, no Hotel Rivera del Ángel. Ali fica uma empresa de onde saem ônibus para Monte Albán de hora em hora. Das 08h30 às 15h30 a ida, e das 12 às 17hs a volta. O ônibus custa cerca de 80 pesos por pessoa, já com a volta incluída. Se estiver em 4 pessoas talvez um táxi compense. Nós fomos no ônibus das 9h30. O trajeto leva cerca de 15 minutos.

  • Quanto custa a entrada em Monte Albán? custa 90 pesos.

Nesse site do Governo do México você pode conferir o valor e informações atualizadas dos sítios arqueológicos do México

Nós ficamos cerca de duas horas em por lá e voltamos no ônibus das 12 horas.

O sítio arqueológico é certamente bem bonito, fica no alto de um morro e tem paisagens lindas. Na entrada tem um museu que pode ser interessante para conhecer mais da história do local. Não achei o sítio tão grande. Caso esteja em um dia de sol não esqueça o protetor. Leve água se não quiser pagar caro no local.

 

Almoçando no Zócalo em Oaxaca

Na volta de Monte Albán fomos direto para o Zócalo e buscamos na sorte um lugar para almoçar. Essa é uma das principais praças do centro histórico da cidade e é sempre muito cheia de gente. Vendedores, barracas, carrinhos com comida de rua, funcionários quase te puxando para almoçar no restaurante deles e por aí vai. É uma bagunça legal de se ver. Almoçamos uma carne com o famoso “mole”, um molho a base de chocolate. Se eu falar que gostamos estarei mentindo.

 

Comendo gafanhotos nos Mercados Benito Juarez e 20 de Noviembre em Oaxaca

A duas quadras do Zócalo ficam os mercados Benito Juarez e 20 de Noviembre, lado a lado. Eu digo que a visita a esses dois mercados é imperdível em relação a o que fazer em Oaxaca pela quantidade de coisas diferentes e típicas mexicanas que você vai encontrar. Lojas de doces (compramos pirulitos da Chiquinha do Chaves, bem legal), restaurantes, roupas, várias lojas com os chocolates típicos da cidade que tem canela em sua mistura, entre tantas outras coisas. Fizemos algumas comprinhas nesse mercado: chocolates, pimenta…  achamos tudo bem baratinho. Em um desses mercados tive a oportunidade de experimentar alguns Chapulines (gafanhotos). Havia de dois sabores: limão e chilli. Pois é, gafanhotos com sabores diferentes haha. Na verdade vários pratos nos restaurantes em Oaxaca são a base desses insetos, como por exemplo: escondidinho de Chapulines.

Depois fomos tirar umas fotos e apreciar o Templo de Santo Domingo, passamos pelo mercado de artesanias mas não vimos nada que nos chamou muito a atenção e em seguida perdemos um tempo no interessante Museu de Culturas de Oaxaca. Antes de voltar para nosso hotel no fim da tarde ainda tomamos um típico café Oaxaqueño. Sou mais o brasileiro rs.

quando ir a oaxaca quando ir a oaxaca quando ir a oaxaca roteiro em oaxaca roteiro em oaxaca roteiro em oaxaca

 

O que fazer em Oaxaca a noite?

A noite em Oaxaca vá para a praça Zócalo. Provavelmente alguma música ao vivo (na praça em si ou nos restaurantes ao entorno), apresentações, e certamente muitas boas opções para jantar você encontrará por lá. Tem vários restaurantes legais pelos arredores com preços bem camaradas. Aproveite para tomar algumas doses de Mezcal (um tipo de Tequila).

 

Como ficar conectado a internet no Mexico?

Um chip Internacional certamente é uma boa opção para isso! Você recebe ele em sua casa no Brasil, e chegando ao aeroporto no México você já estará conectado podendo usar o whatsapp, redes sociais e o que desejar. Temos duas opções para te indicar, que são as melhores atualmente no Brasil:

 

DIA 2 – Passeio para a incrível Hierve el Agua

Veja aqui nosso post específico sobre esse passeio com todas as informações para ir por conta própria ou com excursão para Mitla e Hierve el Agua.

Hierve el Agua é um daqueles lugares incríveis que a natureza preparou pra gente contemplar. Tratam-se de piscinas naturais de calcário, com água verdinha, na encosta de um morro. Tudo isso com a vista de uma cascata petrificada. Surreal! E o legal é que esse lugar fica a apenas 65 quilômetros de Oaxaca.

No dia anterior, andando pelo Zócalo fechamos o passeio para Hierve el Agua em uma agência qualquer, já que o valor cobrado por todas que vimos era igual. Não tem necessidade de reservar com antecedência, os vendedores te abordarão nas ruas e provavelmente no seu próprio hotel você consegue reservar esse passeio.

Não achamos passeio que levasse só para Hierve el Agua, todas as agências que pesquisamos só tinham os tours levando a outros lugares antes de chegar propriamente em Hierve. Veja a seguir a ficha técnica desse passeio.

 

Como funciona o passeio para Hierve el Agua com agência de turismo em Oaxaca

-Saída: 8/8h30 da manhã. Chegada:  às 19h30.

-Valor do passeio: 200 pesos por pessoa, fora as entradas nos pontis turisticos.

  • Primeira parada (30 minutos): Arbol de Tule, que é a arvore mais larga do mundo. Entrada 10 pesos por pessoa.
  • Segunda parada (cerca de 30/40 minutos): Fábrica de Mezcal.
  • Terceira parada (cerca de 30/40 minutos): Teotitlán (fábrica de tecidos típicos mexicanos)
  • Quarta parada (cerca de 1 hora): sítio arqueológico de Mitla. Entrada 90 pesos por pessoa.
  • Quinta parada (cerca de 45 minutos): almoço em restaurante (não incluído).
  • Sexta parada (cerca de 2 horas): Hierve el Agua. Entrada 40 pesos por pessoa.

 

Contamos nesse outro post como ir para Mitla e Hierve el Agua por conta própria e quais das paradas acima achamos interessantes e que de repente valem a pena a visita.

Nesse mesmo dia, as 20 horas, tínhamos o nosso ônibus para San Cristobal de las Casas e foi por Deus que não perdemos o horário. Chegamos na rodoviária 20h02, o ônibus estava manobrando para sair. Ufa, ainda assim conseguimos subir no ônibus que era um belo ADO Gold: poltronas que deitam 160 graus, tv, refrigerante e água de graça. Portanto, se for seguir viagem como a gente nessa noite, reserve seu ônibus para mais tarde.

roteiro em oaxaca

Mitla, dica do que fazer em Oaxaca México

roteiro em oaxaca

Hierve el Agua, dica do que fazer em Oaxaca México

 

Onde ficar em Oaxaca: qual a melhor região e dicas de hotéis

Fique em um hotel próximo do Zócalo! Pronto, tenha essa praça como referência e se hospede até uma distância que você ache ok para caminhar. O Zócalo é o coração do centro Histórico de Oaxaca. Todas as principais atrações da cidade ficam ao redor, além de restaurantes, lojas e agências de turismo. A rodoviária não fica longe, dá 10 minutos de táxi. Portanto, nada mais coerente do que você se hospedar por aqui. Até porque a oferta de hotéis nessa região é outro atrativo.

 

Hotéis econômicos e bem avaliados em Oaxaca

Como já dissemos nós ficamos no Casa Tobalá, e indico tranquilamente que você fique nele também. Quartos com ar condicionado, banheiro privativo e a apenas duas quadras do Zócalo. O café da manhã não é incluído mas opções de cafés legais e econômicos na região não faltam.

Outra opção legal é o Hotel Camba que fica a 5 minutinhos do Zócalo e tem café da manhã incluído. Outras duas boas opções para você conferir são o Hotel Alma de Oaxaca e o Hotel Las Golondrinas que é avaliado como hotel fabuloso e com café da manhã fabuloso incluído no booking.com (a uns 10 minutinhos de caminhada).

 

Dica: Confira aqui outras opções de hospedagem no Centro Histórico de Oaxaca.

 

roteiro em oaxaca

Pousada Casa Tobalá em Oaxaca

 

Os melhores hotéis de Oaxaca

Os hotéis a seguir conseguem mesclar um ambiente típico mexicano com quartos modernos e piscina. São eles: Hotel Siglo XVII, Hotel De La Parra e Quinta Real Oaxaca.

roteiro em oaxaca

Hotel Siglo XVII em Oaxaca México

 

Vale a pena a visita a Oaxaca?

Com certeza! Na verdade vale super a pena fazer esse roteiro que nós fizemos e muitos outros viajantes também tem feito, que vai da Cidade do México até Cancún passando por cidades incríveis do interior como: Oaxaca, San Cristobal de las Casas, entre outras.


E é isso, qualquer dúvida sobre seu roteiro em Oaxaca, essa cidade incrível do interior do México, deixa nos comentários que em breve responderemos!

Conhece nosso instagram? Segue a gente por lá e já aproveita e assiste toda a nossa viagem pelo México nos nossos destaques: @viajeseumundo

E você que já foi em Oaxaca, comente seu roteiro e o que fez. Outros viajantes podem ser ajudados pelas suas informações.

Vai viajar? Então reserve com a gente!

Fazendo uma reserva com um dos links aqui do Viaje seu Mundo, você não paga nada a mais e ainda ajuda a gente com uma pequena comissão que nos ajuda a continuar produzindo conteúdos bem legais para os viajantes.

Comentários