Um dos melhores passeios em Oaxaca, se não o melhor, é ir para Hierve el Água. Quando você for para o México, sugerimos fazer um roteiro semelhante ao nosso, saindo da Cidade do México e indo até Cancún, passando por cidades incríveis do interior do país e conhecendo vários sítios arqueológicos, cenotes, praias, e um pouco mais desse povo tão humilde. Confira abaixo como ir com excursão ou por conta própria, como chegar e como funciona o passeio para Hierve el Água, Mitla e Arbol de Tule.
Temos outro post onde falamos tudo sobre Oaxaca, que é a cidade bem próxima de Hierve el Água. Certamente vale a pena conferir também.
Como ficar conectado a internet no Mexico?
Um chip Internacional certamente é uma boa opção para isso! Você recebe ele em sua casa no Brasil, e chegando ao aeroporto no México você já estará conectado podendo usar o whatsapp, redes sociais e o que desejar. Temos duas opções para te indicar, que são as melhores atualmente no Brasil:
- EasySim4U – Use o nosso cupom VIAJESEUMUNDO10 para ter seu desconto na compra. Clique para ver planos e preços!
- Viaje Conectado – Use o cupom VIAJESEUMUNDO para ter seu desconto na compra. Clique para ver planos e preços!
Onde fica e o que é Hierve el Água
Hierve el Água fica a uns 70 quilômetros do centro de Oaxaca e na verdade é localizado na cidade chamada San Lorenzo. O local é um conjunto de pedras calcárias com formações originadas pela ação da água. Por lá você encontra cascatas petrificadas, é como se a queda de uma cachoeira tivesse sido alvo da Medusa e petrificado rs. Entretanto, certamente as piscinas naturais de águas verdinhas formada pelas águas que brotam em Hierve el Água são o que mais chamam atenção no local.
Como ir de passeio para Hierve el Água com excursão de Oaxaca
Em Oaxaca diversas pequenas agências de turismo vendem esse passeio. Contudo, os valores são meio que tabelados e o passeio para Hierve el Água leva a outros pontos antes de chegar propriamente em Hierve. Até procuramos mas não achamos nenhuma agência que fizesse o passeio só para Hierve el Água, entretanto um colega disse ter achado. Fica a dica para você pesquisar ao chegar em Oaxaca.
Ficha técnica do passeio a Hierve el Água com excursão de agência:
Duração: das 8h30 ás 19h30
Locais visitados: Arbol de Tule, fábrica de Mezcal, fábrica de tecidos mexicanos, Mitla e Hierve el Água.
Preço: 200 pesos para agência + 10 pesos de entrada em Arbol de Tule + 70 pesos para a entrada em Mitla + 25 pesos para a entrada em Hierve el Água. Total de 305 pesos por pessoa (almoço não incluído).
Como funciona o passeio para Hierve el Água com excursão
Uma van nos pegou na porta do hotel por volta das 08h30 e fomos para a primeira parada desse passeio.
Primeira parada: Arbol de Tule
Você tem cerca de 10 a 15 minutos para ver e fotografar a árvore mais larga do mundo chamada Arbol de Tule. Ela fica em uma praça, que tem uma pequena igreja. Tem um cercado em volta dela o que impede os visitantes de tocarem na árvore. E existe um outro cercado anterior a esse onde você você paga 10 pesos para entrar. Enfim, certamente é interessante ver a árvore mais larga do mundo, contudo, não é nada que vai marcar demais a sua vida. Mas a parada acaba sendo interessante pelo pouco tempo que se fica ali, você dá uma olhada, tira uma foto e vambora!
Segunda parada: Fábrica de Mezcal
Oaxaca é a cidade onde se há a maior produção de Mezcal, que é uma bebida típica mexicana e irmã da tequila. O Mezcal é feito a partir de uma planta chamada algarve e pode demorar até 70 anos para ficar pronta. Nessa parada na fábrica, um funcionário nos explica e mostra o processo de fabricação na prática. No fim, claro que rola uma degustação e você tem a oportunidade de comprar alguma(s) garrafas pra você ou de lembrança. Os preços são bons, melhores do que nos mercados no centro de Oaxaca.
Terceira parada: fábrica de tecidos típicos mexicanos
No México você vê por toda parte uma porção de tecidos coloridos: tapetes, mantas entre outros. Nesse passeio para Hierve el Água com excursão se faz uma parada em uma casa onde se faz esses tecidos. Lá você acompanha como é feita a produção e tem a oportunidade de comprar alguns produtos. Paradinha desnecessária na nossa opinião.
Quarta parada: Mitla
Mitla é um sítio arqueológico interessante, bonito e bem conservado, entretanto, não é grande. É possível passar por alguns túneis em Mitla para acessar um salão interior. Um guia, que estava incluso nesse passeio, nos explica tudo sobre o local que fazia parte de uma cidade Zapoteca. Gostamos de Mitla, achamos que vale a pena!
Quinta parada: almoço
Depois de Mitla paramos em um restaurante onde se pagava uns 20 a 25 reais por pessoa e podia comer a vontade. Comida mais ou menos! Na dúvida leve uns lanchinhos na mochila, até porque no México é comum almoçar mais tarde do que estamos habituados.
Sexta parada: Hierve el Água, como funciona?
Hierve el Água fica no alto de um morro, e o caminho da van além de ser subida é por uma pista sinuosa. Dramin para os que enjoam fácil! Logo na entrada, onde se paga 25 pesos por pessoa, já pode-se ver as piscinas mais abaixo. Na parte de cima, na entrada, tem lanchonete e banheiros. Descendo você chega nas piscinas. É realmente muito lindo! Aquelas piscinas de água verde, temperatura ambiente, formando uma piscina de borda infinita com vista para um precipício. A natureza dá um show nesse lugar! O período para ficar por lá normalmente é de 2 horas, mas com 1h30 o motorista já nos chamava. Muita raiva! O banho em Hierve el Água é uma delícia, o único chato é que estava meio cheio. Das piscina é possível avistar uma cascata totalmente petrificada.
No retorno, conforme fomos nos aproximando do centro de Oaxaca o trânsito estava horrível. Quase perdemos nosso ônibus das 20hs para San Cristobal de las Casas que foi a próxima cidade que visitamos. Chegamos as 19h40 no hotel!
O seguro viagem não é obrigatório no México mas…
O investimento em um seguro viagem não é algo caro, e como o México não é o país dos mais seguros do mundo, te convido a fazer pelo menos uma cotação com a Seguros Promo, um buscador que encontrará o melhor seguro, e o mais em conta, para as datas da sua viagem.
O melhor é que usando nosso cupom VIAJESEUMUNDO5 você ganha um desconto na contratação!
Passeio para Hierve el Água e Mitla por CONTA PRÓPRIA
Se eu fosse novamente para Oaxaca, eu iria novamente para Hierve el Água mas por conta própria. Chegaria bem cedo na expectativa de pegar o lugar bem vazio. Na volta passaria em Mitla. Para quem pretende ir pro conta própria, contamos abaixo como chegar em Hierve el Água sem agência. Um colega nosso fez e nos contou detalhadamente.
Primeiro passo: vá de Oaxaca para a cidade San Pablo Villa de Mitla
Opção 1 – Táxi compartilhado: o passeio para Hierve el Água por conta própria começa com esses táxis compartilhados que você pode pegar em um estacionamento na rua rua Ignacio Zaragoza, entre a Rua Bustamante e Miguel Cabrera, que fica a 2 minutos do Zócalo. Outra local que você pode pegar esses táxis é no cruzamento da rua Los Derechos Humanos com a rua Boulevard Jose Vasconcelos, aqui já mais afastado do centro histórico de Oaxaca. Espere pagar cerca de 35 pesos por pessoa. Esse táxi vai te levar a Mitla em cerca de 1 hora.
Opção 2 – ônibus: pegue o ônibus no cruzamento da Rua Bustamante com a Carretera 175, dá uns 15 minutos do Zócalo. Os ônibus passam com frequência e custam 30 pesos por pessoa. Assim como o táxi compartilhado o ônibus vai te levar a Mitla em cerca de 1 hora.
Dica: reserve aqui sua hospedagem em Oaxaca com cancelamento gratuito e ótimos preços.
Segundo passo: De San Pablo Villa de Mitla até Hierve el Água
Descendo do ônibus ou táxi compartilhado é bem provável que já apareçam algum mexicanos falando ou gritando: HIERVE EL ÁGUA!!! Você vai descer bem em frente, ou próximo, ao local onde se pega o próximo transporte que agora sim é para Hierve el Água. Tratam-se de caminhonetes adaptadas com assentos na traseira. Aqui é necessário esperar a caminhonete encher para seguir viagem. O trajeto dura cerca de 1 hora e custa 60 pesos por pessoa.
Na dúvida, as caminhonetes para Hierve el Água são encontradas nos cruzamentos das ruas Insurgentes, Morelos e Cempoaltepetl. Nesse local também é possível pegar um táxi, táxi compartilhado ou até uma moto adaptada (tuc tuc) e chegar no sítio arqueológico de Mitla em 15 minutos.
Para voltar para Oaxaca, na saída de Hierve el Água você terá as mesmas opções de caminhonetes adaptadas. Aí o processo é o mesmo.
Depois desse incrível passeio, nossa viagem seguiu para San Cristobal de las Casas.
Qualquer dúvida que ainda tenha sobre como funciona ou como chegar em Hierve el Água é só deixar sua pergunta nos comentários que em breve responderemos.
Conhece nosso canal no youtube? Se inscreve no nosso canal e já assiste toda a nossa viagem pelo México por lá!