O que fazer em Santo Domingo?

Internacionais, República Dominicana, Santo Domingo
| DEIXE UM COMENTÁRIO
O que fazer em Santo Domingo?

A maioria das pessoas quando vão a República Dominicana não vão a Santo Domingo, infelizmente. Mas já vai aqui a nossa primeira dica: organize seus dias para ficar pelo menos 2 dias em Santo Domingo, você não vai se arrepender. Há muita história por ali, uma zona colonial muito charmosa, lindos cenotes e uma praia á 30 minutos dali chamada Boca Chica (leia mais aqui) que é de cair o queixo.

Ao pesquisar preços de passagem aérea para Punta Cana verifique os preços do voo não só para Punta Cana mas também para Santo Domingo, que é a Capital da República Dominicana. Muitas vezes podem haver diferenças de preço interessantes.

Clique aqui para ver os hotéis disponíveis em Santo Domingo com os melhores preços

Considere que o trajeto de Santo Domingo para Punta Cana leva cerca de 3 horas de ônibus (contamos direitinho como faz esse trajeto aqui). Mas é super tranquilo e vale tão a pena!

Mas afinal, estando em Santo Domingo, o que fazer?

Fizemos uma lista abaixo do que você não pode deixar de fazer nesse destino que tanto nos conquistou.

Dica! Acesse Get Your Guide para agendar passeios dos mais variados e sem filas

Explore a Zona Colonial

Santo Domingo tem uma zona colonial riquíssima, inclusive é nessa região que indicamos que você se hospede (falamos mais sobre isso aqui).  Santo Domingo foi a primeira cidade em que Cristovão Colombo desembarcou em sua primeira vinda a América, por isso ela respira história e muitas referências a esse grande explorador.

Você pode explorar a zona colonial de diversas maneiras: a pé ou utilizando diversos meios de locomoção como bicicleta, slideway ou trikke. Existem várias lojas pela região que alugam esses itens e oferecem tour guiados pela zona colonial.

Nós fizemos tudo a pé, sem guia, mas ficarmos morrendo de vontade de experimentar o trikke, por isso, no nosso último dia alugamos por uma hora essa espécie de triciclo motorizado, que é muuuito legal! Não é muito baratinho, mas você pode economizar um bom tempo de caminhada entre as atrações, principalmente se não estiver com muito tempo, e garanto que você vai se divertir a beça com a experiência.

o que fazer em santo domingo andar de trikke

O legal da zona colonial é que as principais atrações são razoavelmente perto uma das outras, o que facilita e muito para que você explore cada cantinho e absorva muita informação. O tempo é sempre muito quente, então a nossa dica é que você sempre ande com uma garrafinha de água, chapéu e muito protetor solar!

Estando na zona colonial de Santo Domingo você pode visitar:

1. La Fortaleza de Santo Domingo: a Fortaleza de Santo Domingo, também conhecida como Fortaleza Ozama, é a edificação militar  mais antiga ainda existente nas Américas. Antigamente ela envolvia toda a zona colonial e servia de proteção para a cidade. Fica localizada na Calle las Damas e funciona de segunda a sábado, das 9h às 18h30, e aos domingos, das 9h às 16h. De lá você vai conseguir ter um visual lindo da cidade, do porto e vai tirar ótimas fotos. A entrada custa 100 pesos dominicanos por pessoa (dólares também são aceitos).

o que fazer em santo domingo fortaleza de santo domingo o que fazer em santo domingo fortaleza de santo domingo o que fazer em santo domingo fortaleza de santo domingo o que fazer em santo domingo fortaleza de santo domingo

2. Panteón Nacional: o Panteón Nacional, é uma antiga igreja dos jesuítas que hoje funciona como uma espécie de mausoléu onde estão os restos mortais de várias pessoas importantes para nação como políticos, militares, religiosos e outros. Para mim foi o lugar menos interessante de todos os que visitamos. A entrada é gratuita, no entanto tome cuidado com os aproveitadores. Logo que chegamos fomos abordados dentro do próprio Panteón por um cara que “gentilmente”começou a nos contar várias histórias sobre o lugar. A princípio achávamos que ele trabalhava no local e estava apenas cumprindo o seu serviço, mas depois de alguns minutos percebemos que na verdade ele estava se aproveitando da situação para nos arrancar uma propina. Pedimos que ele parasse a explicação, porque não havíamos pedido a mesma, e ainda assim ele ficou pedindo dinheiro e nos esperou na saída. Para evitar aborrecimentos pagamos alguns trocados, mas ficamos com muita raiva. O Panteón funciona de terça a domingo, das 9h às 17h.

o que fazer em santo domingo - panteon nacional o que fazer em santo domingo - panteon nacional o que fazer em santo domingo - panteon nacional

3. Museo Las Casas Reales: o Museo de las Casas Reales fica pertinho do Panteón. Foi uma das primeiras instituições oficiais da América, e hoje funciona com um caráter histórico de mostrar como funcionava o modo de vida durante o período colonial. O museu tem nove salas e é composto por dois edifícios que se comunicam entre si, anteriormente dedicados ao Palácio dos Governadores. A entrada para o museu custa 100 pesos dominicanos (dólares também são aceitos), incluso aparelho de áudio guia, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h.

o que fazer em santo domingo - museo de las casas reales o que fazer em santo domingo - museo de las casas reales

4. Alcázar de Colón: Um dos meus lugares favoritos, juntamente com o Faro a Colón. Esse palacete foi construído como moradia para Diego Colombo, filho de Cristóvão Colombo, e sua esposa María de Toledo. O local é super preservado e abriga diversas peças originais que nos fazem ser transportados pelo tempo! A entrada custa 100 pesos dominicanos (dólares também são aceitos), inclui aparelho de áudio guia, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h.

o que fazer em santo domingo - alcazar de colon o que fazer em santo domingo - alcazar de colon o que fazer em santo domingo - alcazar de colon

5. Catedral de Santo Domingo: a Catedral de Santo Domingo, também conhecida como Catedral primária, recebe esse nome por ser a primeira a ser construída no continente americano. Ela é belíssima por dentro, e possui muita informação a ser absorvida. É o edifício mais importante da Cidade Colonial de Santo Domingo, reconhecida como patrimônio mundial pela Unesco em 1990. A entrada custa 40 pesos dominicanos e 60 pesos dominicanos (dólares também são aceitos) para usar o áudio guia. Diferentemente das outras atrações, funciona todos os dias das 8h às 18h. As missas acontecem diariamente, às 17h.

o que fazer em santo domingo - catedral de santo domingo o que fazer em santo domingo - catedral de santo domingo

6. Calle el Conde: essa aqui não é uma atração em si, mas não poderíamos deixar de recomendar que você visite essa rua que fica no coração da zona colonial. Ela é uma rua exclusiva para pedestres que abriga muitos restaurante (veja aqui onde comer em Santo Domingo) e comércios. É perfeita para comprar aquele souvenir de viagem e explorar alguns sabores regionais.

o que fazer em santo domingo - calle el conde o que fazer em santo domingo - calle el conde

Boca Chica

Boca Chica fica a 30 minutos de carro de Santo Domingo e é a principal praia da região. É um verdadeiro paraíso caribenho imperdível para quem visita Santo Domingo. O legal dessa praia são os restaurantes que funcionam como uma espécie de Beach Clubs que oferecem toda a estrutura para você curtir um dia de praia extremamente agradável e relaxante.

Veja aqui o post completo que fizemos contando toda a nossa experiência em Boca Chica.

Los Tres Ojos

O Parque Monumento Natural Cueva Los Tres Ojos, para nós é uma das atrações imperdíveis em Santo Domingo. Lá você vai encontrar quatro cenotes: Lago de Azufre, Lago las Damas, Lago La Nevera e Lago los Zaramagullones em meio a uma grande área verde protegida.

Todos eles são apenas para contemplação, ou seja, não é permitido mergulho. E um deles, o Lago los Zaramagullones só é acessado através de um trajeto com uma pequena balsa, que custa 25 pesos dominicanos por pessoa.

O Parque Monumento Natural Cueva Los Tres Ojos fica na Av. Las Americas, funciona diariamente das 8h30 às 17h30. A entrada custa 100 pesos dominicanos por pessoa (dólares também são aceitos).

*Utilizamos Uber para chegar ao parque e achávamos que teríamos taxis a disposição na saída, mas infelizmente não haviam. Um segurança acabou ligando para um conhecido que fez nos levou direto para o Faro a Colón mas ficamos rendidos a essa opção. Se você puder adquirir um chip para internet no começo da sua viagem, recomendamos sempre usar o Uber.

o que fazer em santo domingo - los tres ojos o que fazer em santo domingo - los tres ojos o que fazer em santo domingo - los tres ojos o que fazer em santo domingo - los tres ojos

Faro a Colón

O Faro a Colón, Farol de Colombo, fica próximo do Los Tres Ojos mas não dá para ir a pé. Aproveite para combinar essas duas atrações em um mesmo dia.

O enorme prédio em formato de cruz, já logo impressiona por sua imponência. É um monumento dedicado à memória de Cristóvão Colombo, já que nele dizem que estão os seus restos mortais que um dia foram transportados da Catedral de Santo Domingo. Embora haja controvérsia sobre isso, uma vez que as análises genéticas realizadas por pesquisadores espanhóis mostraram que pelo menos parte dos restos de Cristóvão Colombo estão na Catedral de Sevilha.

Também é um museu dedicado à América Latina que mostra a história relacionada à descoberta, colonização e evangelização da América nas três áreas envolvidas: Europa- Ásia, África e América.

Aberto de terça a domingo das 09h ás 17h. A entrada custa 40 pesos dominicanos por pessoa.

o que fazer em santo domingo - faro al colon o que fazer em santo domingo - faro al colon o que fazer em santo domingo - faro al colon

Mantenha sua viagem segura com a Seguros Promo! Acesse nosso código VIAJESEUMUNDO5 para descontos especiais

Vai viajar? Então reserve com a gente!

Fazendo uma reserva com um dos links aqui do Viaje seu Mundo, você não paga nada a mais e ainda ajuda a gente com uma pequena comissão que nos ajuda a continuar produzindo conteúdos bem legais para os viajantes.

Comentários