O que fazer na Cidade do México: 13 atrações pra NÃO deixar de fora

Uma das cidades mais populosas do mundo, a Cidade do México, é repleta de atrações, passeios, pontos turísticos e algumas coisas bem típicas mexicanas para se fazer, de dia e de noite. Mostramos nesse post o básico para se fazer na Cidade do México, mas também coisas bem interessantes que nem todos costumam colocar em seu roteiro de viagem.

Nosso roteiro de viagem pelo México

Nós fomos da Cidade do México até Cancún de ônibus da ADO, parando em cidades incríveis do interior do país: Oaxaca, San Cristobal de Las Casas, Palenque, Mérida, Playa del Carmen e finalmente Cancún.

Temos aqui um post específico com esse nosso roteiro. Muitos leitores tem feito essa viagem igual a nossa e tem amado. Espero grandemente conseguir inspirar vocês a repeti-lo. Posso certamente dizer que foi uma das melhores viagens que já fizemos na vida.

Mas vamos agora falar dos passeios na Cidade do México, que aconteceram no início da nossa viagem pelo país. Nós ficamos apenas 2 dias e meio na cidade, entretanto quando voltarmos quero ficar pelo menos 5 dias e fazer tudo o que não conseguimos.

 

1) O que fazer na Cidade do México: Pirâmides de Teotihuacan

Os próprios mexicanos nos falaram que esse é um dos passeios mais procurados na Cidade do México, e não é por menos. Trata-se de uma zona arqueológica com pirâmides, sendo que uma delas é a segunda maior pirâmide do México, e terceira maior do mundo. Teotihuacan fica a 40 quilômetros da Cidade do México e é bem fácil de ir por conta própria.

 

2) Atrações na Cidade do México: Zócalo

A Praça da Constituição, também conhecida como Zócalo, é o coração do centro histórico da Cidade do México. A praça é simplesmente gigante, considerada a terceira maior do mundo. Ao seu redor existem comércios de todos os tipos, como: lojas de roupas, restaurantes, lanchonetes e hotéis. Um passeio pelo Zócalo pode incluir uma visita ao Palácio de Belas Artes e Catedral Metropolitana e Palácio do Governo, todos ao redor da praça. Aliás, reserve pelo menos um período para essa região. Inicie sua visita no Zócalo e siga explorando o centro histórico.

O Zócalo também é uma dica sobre o que fazer na Cidade do México a noite. Mesmo ao entardecer, a região continua bem movimentada e repleta de opções de restaurantes e lanchonetes.

 

Dica: onde ficar na Cidade do México e dicas de hotéis

 

3) Passeios na Cidade do México: coma um taco no El Huequito

Quando for no Zócalo, lá pertinho tem uma loja do El Huequito. Trata-se de um conhecido restaurante onde sua especialidade são os tacos. Não espere nada sofisticado, entretanto, os valores são bem amigáveis. Comparando com o Brasil, seria algo como o nosso “podrão”, um hamburgão de rua.

 

O seguro viagem não é obrigatório no México mas…

Eu realmente não viajaria para nenhum país sem um seguro, muito menos para um país como o México. O país é repleto de passeios de natureza: cenotes, ruínas, praias, parques onde o risco certamente de um acidente acaba aumentando. Além de que o México não é dos países mais seguros do mundo, assim como o nosso país. O investimento em um seguro não é algo caro, te convido a fazer pelo menos uma cotação com a Seguros Promo, um buscador que encontrará o melhor seguro, e o mais em conta, para as datas da sua viagem.

O melhor é que usando nosso cupom VIAJESEUMUNDO5 você ganha um desconto na contratação!

 

 

4) Plaza Garibaldi

Se você quer ver os famosos Mariachis mexicanos, esse é o lugar! Essa praça deve entrar na sua lista sobre o que fazer na Cidade do México a noite. Chegando nessa praça, que fica na região do centro histórico da cidade, você certamente já verá grupos de Mariachis tocando alguma canção, ou esperando alguém pagar algum trocado para que eles toquem e cantem uma música especial para o pagante.

Na noite em que fomos na Plaza Garibaldi, que inclusive é bem colorida e decorada, acompanhamos um pouco dos mariachis tocando e depois fomos jantar no ótimo, Tenampa. Contudo, se quiser algo mais econômico, quase ao lado do Tenampa tem um tipo de mercado com vários restaurantes mais simples. É bem possível também que vendedores venham te oferecer um folheto de algum restaurante ao redor com música ao vivo.

Para quem está hospedado pelo centro histórico da Cidade do México, a Plaza Garibaldi pode ser acessada por uma caminhada, contudo, para quem deseja ir de metrô, a estacão Garibaldi fica a 4 minutos da praça.

Mariachis na Plaza Garibaldi, uma das atrações na cidade do México mais legais.

Plaza Garibaldi, dica sobre o que fazer na Cidade do México a noite!

 

5) O que fazer na Cidade do México a noite: Churreria El Moro

Nós saímos da Plaza Garibaldi, que falamos acima, e fomos caminhando ( Deu uns 12 minutinhos) para essa churreria muito boa da Cidade do México, a El Moro. Essa é uma outra ótima dica sobre o que fazer na Cidade do México a noite. Como ir nesse país e não comer os seus famosos churros não é verdade?

Entretanto, antes de falar da El Moro vale salientar que embora tenhamos passado por várias cidades no México, não achamos churros como os que são servidos aqui no Brasil. No nosso país encontramos facilmente carrinhos de churros que tem aquele aparato onde se coloca dentro do churros um caninho que vai recheando. Desconfio que esse modo é invenção brasileira, alguém sabe? No México você tem os churros fritos, como aqui no Brasil. Contudo, em sua maioria são mais finos, e em alguns lugares são curvos. E o recheio vem a parte em copinhos ou é simplesmente jogado em cima do churros.

A Churreria El Moro é como um restaurante. Você entra, toma uma mesa, recebe o menu e em seguida o garçom vem pegar o seu pedido. Você pode ver o cardápio com preços do El Moro no site deles, mas os acompanhamentos dos churros são variados e vem em copinhos. Vários tipos de chocolates, doces de leite, inclusive você pode acompanhar o seu churros com uma bebida quente. Outra opção, a que eu pedi, é um sanduíche de churros com recheio de sorvete de Oreo. Veja a foto e vai la na El Moro pedir um desses!

 

6) O que fazer na Cidade do México a noite: assistir uma Luta Livre Mexicana

Encare essa atração na Cidade do México como uma diversão. A Lucha Libre é algo que os mexicanos realmente amam e é uma dica sobre o que fazer a noite na Cidade do México. Pra quem não sabe, a luta que acontece nos ringues não é de verdade, trata-se apenas de uma performance de luta, um teatro. Entretanto, ao ver como os mexicanos nas arquibancadas reagem, você até se pergunta se tem algo ali que saiu do script e se tornou real.

No local é possível comprar as máscaras típicas dos lutados de Lucha Libre, cartazes. Durante as lutas vendedores passam pela arquibancada oferecendo alguns petiscos. Não é permitido tirar fotos com câmeras, contudo, o celular passa desapercebido.

Tem dois locais principais que recebem a Luta Livre na Cidade do México, são elas: Arena México (mais turística) e Arena Coliseo (menos turística).

  • Quanto tempo dura a Luta Livre? cerca de 2 horas
  • Horários: 19h30 ou 20h30, dependendo de cada dia da semana. Entretanto, domingo normalmente é às 17hs. Você pode ver os horários e preços da Arena México, aqui.
  • Onde comprar o ingresso para a Lucha Libre? Você pode ver os preços e horários no site da Ticket Master; comprar antecipadamente pelo site da Get Your Guide, ou, simplesmente ir direto na bilheteria da arena um pouco antes da luta e comprar seu ticket, normalmente não lota.

*Crianças a partir de 3 anos já podem acessar as arenas.

 

7) Passeios na Cidade do México: Mercado de Coyoacan

Antes de ir para o Museu da Frida Kahlo, que inclusive falaremos no próximo item, passamos nesse mercado que fica ali pertinho. Aliás, já fica a dica para você combinar as duas atrações no mesmo dia. Coyoacan é um mercadão típico mexicano, tinha um desse tipo em todas as cidades mexicanas que passamos. Tem de tudo nesse mercado: artesanatos, brinquedos, temperos, doces, comidas em geral, bugigangas e também restaurantes econômicos com comidas típicas mexicanas, entretanto, não espere nada muito limpinho rs. Nós almoçamos em um deles: tacos e quesadillas.

Achamos que vale super a pena a visita no Mercado de Coyoacan para ver algumas frutas e temperos que não estamos habituados a ver. E quem sabe até comprar algumas coisinhas.

  • Endereço: Ignacio Allende s/n, Del Carmen – Cidade do México
  • Como chegar no Mercado de Coyoacan: pegue um metrô até a estação Viveros/ Derechos Humanos. Vários micro ônibus já estarão na saída da estação, certamente os cobradores e motoristas já te abordarão oferecendo a viagem de apenas 8 minutos até o Mercado ou Museu da Frida Kahlo. Não lembro quanto custa este trajeto, mas é bem baratinho.
  • Horário: veja os horários atualizados nesse site.

 

8) Passeios na Cidade do México: Museu Frida Kahlo

Acho que independente de você conhecer ou não a história da Frida Kahlo, certamente vale a pena ir em seu museu que e é sem dúvidas uma das principais atrações da Cidade do México. O Museu da Frida também é conhecido como “A Casa Azul” e na verdade fica na residência onde ela cresceu e viveu seus últimos anos de vida.

A visita começa pelo pátio da casa e segue pelos cômodos e diversas áreas onde ficam expostos quadros, vestimentas e diversos apetrechos de Frida. Realmente bem interessante e inspiradora a história dessa mexicana.

Uma opção no museu é, além da entrada, pagar um extra (cerca de 15 reais) pelo guia em áudio e vídeo. Ele vai te indicar o melhor cronograma a seguir dentro da casa. Para quem quiser uma experiência mais completa no museu, vale a pena esse aluguel.

  • Como chegar? Do mesmo jeito que explicamos para chegar no Mercado de Coyoacan. Do mercado para o Museu são umas 3 quadras para caminhar.
  • Como comprar e quanto custa a entrada no Museu da Frida Kahlo? Você pode ver os preços atualizados para entrar no museu e comprar o ingresso online nesse link. Observe que a visita tem horário marcado, você tem opções de 30 em 30 minutos durante o dia para ir ao museu da Frida. Pegamos uma pequena fila na entrada, entretanto, muita gente reclama de grandes filas. Por isso é importante comprar online e já ir com sua entrada garantida. Ao comprar o ticket para o Museu da Frida Kahlo você ganha gratuitamente a entrada para o Museu de Diego Rivera que também fica em Coyoacan, contudo não é pertinho. Dá uns 15 minutos de carro.
  • Endereço: Rua Londres 247, Colonia Del Carmen, Coyoacan.

 

9) Bosque de Chapultepec

Vá de metrô até a estação Chapultepec, ao sair já estará praticamente dentro desse bosque que é uma das maiores áreas verdes em centros urbanos do mundo. Existem outras estações de metrô que desembocam na entrada desse bosque, só para você ter uma ideia de quanto ele é grande. O bosque em si é super bem cuidado e bonito. Quer ver esquilos? Esse é o lugar!

Dentro desse bosque a vários museus, inclusive um castelo que falaremos a seguir.

 

Quer ficar conectado a internet no Mexico?

Um chip Internacional certamente é uma boa opção para isso! Você recebe ele em sua casa no Brasil, e chegando ao aeroporto no México você já estará conectado podendo usar o whatsapp, redes sociais e o que desejar. Temos duas opções para te indicar, que são as melhores atualmente no Brasil:

 

10) O que fazer na Cidade do México: Castelo de Chapultepec

Descendo na estação de metrô Chapultepec, caminhe um pouco por dentro do bosque, observe as dezenas de esquilos por lá, e logo você chegará no Castillo Chapultepec (Castelo de Chapultepec). Tem uma subidinha chata para chegar lá. Embora antes da viagem, tenhamos lido que tinha um trenzinho que fazia essa subida, não o achamos por lá.

O Castelo é uma construção do fim do século XVIII, que na verdade foi feita com o intuito de ser a casa de campo de Bernardo Gálvez, o rei da Espanha da época. A área externa do castelo chama atenção pela conservação dos seus jardins. A vista que se tem do Castelo para a Cidade também é linda! As salas que compõem o castelo esbanjam conservação e expõem lindas peças da época. Certamente uma baita viagem no tempo. O Museu Nacional de História também fica no espaço desse Castelo.

  • Os horários e preços atualizados para entrar no Castelo você pode ver aqui.

 

11) Atrações na Cidade do México: Museu de Antropologia

Embora nós aqui desse blog não sejamos muito de museus, sempre vamos nos mais indicados. E esse é certamente o mais indicado e imperdível museu da Cidade do México, o Museu de Antropologia. Existem vários museus na cidade, mas coloco esse e o da Frida Kahlo como aqueles que você não deveria deixar de fora.

Ainda no Bosque de Chapultepec está localizado esse museu, saindo do Castelo caminhamos uns 20 minutinhos por dentro do bosque até chegar nesse museu.

O legal desse museu é que boa parte dele é todo cenográfico, buscando mostrar toda a história dos Maias, Astecas, entre outros povos, de forma super interessante.

Dica: em frente ao Museu de Antropologia costuma acontecer a apresentação dos Voladores de Papantla. São uns doidos artistas que se penduram em cabos e ficam girando nas alturas ao redor de um poste.

  • Os horários e preços atualizados para entrar no Museu de Antropologia você pode ver aqui.

Museu de Antropologia, um dos melhores passeios na Cidade do México.

 

12) Xochimilco

Xochimilco é um distrito da Cidade do México distante uns 20 quilômetros do centro. Alguns chamam de Veneza Mexicana rs. Trata-se de uma região com canais onde se faz um passeio a bordo de uma trajinera, um barco colorido típico de Xochimilco. Durante o passeio, outros barcos vendendo artesanatos se aproximarão, assim como barcos com mariachis oferecendo-se para tocar uma canção, caso você pague para eles! Esse é um passeio bem com a cara de México.

 

13) Atrações na Cidade do México: Grutas Tolantongo

Essa é uma das atrações nos arredores da Cidade do México. Fica a cerca de 200 quilômetros da capital mexicana. Se tiver tempo vale super a pena colocar no seu roteiro do México! Trata-se de uma região com rios, piscinas naturais e cavernas. Agora imagina que tudo isso é repleto de água azul quentinha! Sim, brotam águas termais nessa região com temperatura de 35 graus Celsius. Certamente um paraíso! Tem hotel no complexo dessas Grutas, então o que indicamos é que você reserve pelo menos dois dias para Tolantongo. Como você vai levar umas 3h30 para chegar lá caso alugue um carro, e um pouco mais caso vá de ônibus+van, o ideal é ir em um dia, dormir no hotel, e voltar no outro dia com calma.

Como chegar nas Grutas de Tolantongo?

Caso alugue um carro, basta ligar o GPS e enfrentar a estrada que não é ruim. Contudo, se não quiser ir de veículo alugado, pegue um ônibus na estação Insurgentes até a cidade de Ixmiquilpan. Nessa cidade, pegue uma van até as Grutas.

 


Essas são apenas algumas das atrações na Cidade do México que você pode colocar no seu roteiro, entretanto, opções de passeios por lá é o que não falta!

Conhece nosso instagram? Segue a gente por lá e já aproveita e assiste toda a nossa viagem pelo México nos nossos destaques: @viajeseumundo

Fabiano Martins: