Como se locomover em Santorini: carro, atv ou moto

Grécia, Santorini, Sem categoria
| DEIXE UM COMENTÁRIO
Como se locomover em Santorini: carro, atv ou moto

Já começo dizendo que alugar um veículo em Santorini é, na nossa opinião, indispensável e a melhor forma de como se locomover em Santorini! Na verdade não só em Santorini mas também em Mykonos, Kefalonia e Zakynthos, que são outras ilhas Gregas que conhecemos. Claro que se você por algum motivo não dirige, ou quer economizar na viagem, você pode usar ônibus público. Tem sim ônibus em Santorini, mas fizemos um post sobre ônibus e táxi na ilha separado, você pode ler aqui (em breve). O aluguel de carro em Santorini, ou de qualquer outro veículo é simples de ser efetivado e vai melhorar e muito a viagem que você tanto sonhou na ilha. Mas vamos lá, abaixo falamos como funciona o aluguel de quadriciclo em Santorini, moto/scooter e carro.

 

Posso alugar um veículo em Santorini e dirigir com a minha CNH brasileira?

Certamente depende da locadora. Inclusive não esqueça de perguntar antes de tudo se eles aceitam alugar o veículo só com a CNH brasileira. A maioria das locadoras, pelo que vimos, aceitam de boa. Mas informe-se antes, porque já vimos pessoas que alugaram o veículo pela internet, fizeram o pagamento online, e na hora exigiram a PID (permissão internacional para dirigir), e a pessoa perdeu o dinheiro porquê não tinha a permissão internacional. No fim desse post falamos como foi nosso processo de locação e onde fizemos, mas já adianto que foi tudo tranquilo e só exigiram a CNH brasileira.

 

Mas e se a polícia me parar? Vão me multar se eu não tiver a PID? 

Olha, primeiramente me arrisco a falar que a polícia não vai te parar se você andar direitinho e não dar nenhum motivo. Isso é provavelmente, não certamente. O que os funcionários das locadoras nos disseram é que pelo certo mesmo, é obrigatório ter PID na Grécia, mas é aquele tipo de lei que não se aplica firmemente, e que os próprios policiais relevam. A não ser que você se envolva em alguma colisão com feridos ou similar, aí você pode ter problemas. Mas gente, andem devagarzinho, com atenção, que nada vai acontecer!

O aluguel de quadriciclo em Santorini nos pareceu o mais comum da ilha, além dos carros Smarts, esses carros pequenos só para duas pessoas, sabe? As scooters também são bastante alugadas por lá.

Abaixo vamos comentar sobre os prós e contras, além de valores de cada um dos veículos citados abaixo.

 

Como se locomover em Santorini: CARRO

Uma das principais formas de como se locomover em Santorini é alugando um carro. O aluguel de carro em Santorini te dá conforto, porta-malas, ar condicionado, além de ter a possibilidade de andar em 5 pessoas no carro.

Antes de ir, vi muitas pessoas falando da dificuldade de andar com carros de tamanhos normais em Santorini devido ao fato das ruas serem estreitas. Olha, em alguns pontos isso realmente pode dificultar, mas não achei um grande problema, acho que o pior mesmo é achar vaga para estacionar um carro de tamanho normal, isso pode te dar dor de cabeça, principalmente em julho ou agosto que a ilha vai estar super cheia. Um jeito de contornar isso é alugando um carro pequeno como o Smart ou o Mini Cooper, que é o que mais tem por lá. Muitos deles são conversíveis, uma graça! Inclusive nós alugamos um Smart, conversível, apenas dois lugares, ar condicionado e automático. Ainda coube nossas duas malas no seu pequeno porta malas.

  • Combustível em Santorini: abastecemos 30 euros e foi o suficiente para andar os 3 dias e meio que ficamos na ilha. E ainda sobrou.
  • Preço do aluguel de carro em Santorini: o aluguel de um carro em Santorini custa cerca de 45 euros. Os Smarts cerca de 50 euros. Valores com seguro incluído. Mas pesquise, os valores podem variar entre as locadoras. Em julho e agosto normalmente os valores são mais altos e a disponibilidade menor (valores atualizados de 2023).

 

Como se locomover em Santorini: SCOOTER

Olha, eu particularmente acho que o aluguel de scooter em Santorini é o que te dá o melhor custo benefício. Claro que isso depende se você anda de moto ou não, por exemplo. Eu, por exemplo, não ando de moto, logo, alugar uma scooter não era uma opção. Mas veja, a moto passa em qualquer lugar estreito, estaciona em qualquer lugar, ou seja, uma maravilha em termos de locomoção. A economia nem se fala.

Os contras seriam no aspecto do calor infernal que faz por lá no verão, e levar todo o sol nas costas enquanto se locomove não é legal.

Com uma scooter você não tem espaço para mala.

  • Combustível em Santorini: cerca de 8 euros para andar uns 3 dias.
  • Preço: o aluguel de uma scooter em Santorini custa cerca de 30 euros na altíssima temporada, julho e agosto (valores atualizados de 2023).

 

  • Veja aqui uma lista de hotéis para todos os bolsos em Santorini.
  • E veja aqui as melhores regiões para se hospedar na ilha.

 

Como se locomover em Santorini: QUADRICICLO

Antes de tudo saiba que o quadriciclo também é chamado de ATV.

O aluguel de quadriciclo em Santorini deve ser feito com uma atenção: a cilindrada. Se for para duas pessoas, necessita de pelo menos 15o cc. Para uma pessoa, tanto faz. Quanto maior a cilindrada e menor o peso no atv, maior a velocidade alcançada. O fato de o quadriciclo para um casal necessitar ter pelo menos 150 cc é pelo motivo de que com menos cilindradas, o ATV pode ter até dificuldade em subidas, o que pode ser até perigoso. E claro que quanto maior a cilindrada, maior o preço da diária.

O quadriciclo é pequeno, fácil de estacionar e de andar nas ruas. Alguns tem um box para guardar seus pertences, e algumas locadoras cobram a mais para disponibilizar esse box.

Os contras são os mesmos da scooter: o sol nas costas, calor e não ter espaço para malas. É necessário CNH para alugar um atv. O aluguel de quadriciclo em Santorini é uma das coisas mais procuradas na ilha, vale lembrar.

  • Combustível na ilha: cerca de 15 euros para andar uns 3 dias de quadriciclo em Santorini.
  • Preço do aluguel de quadriciclo: espere gastar cerca de 35/45 euros no aluguel de quadriciclo em Santorini na altíssima temporada, julho e agosto (valores atualizados de 2023).

Eu esperava que o aluguel de quadriciclo em Santorini fosse bem mais em conta que o de um carro. Na verdade estavam bem similares.

 

Leia também: O que fazer em Santorini? Todas as atrações detalhadas

 Não vá para Santorini sem antes ler nossas dicas de roteiro na ilha.

 

santorini como se locomover

Carro smart, pequeno, conversível e automático em Santorini

 

Como são as estradas em Santorini? Difíceis de dirigir?

Ao pensar em como se locomover em Santorini, sempre vem a dúvida de como são as estradas, não é mesmo? Nós particularmente não tivemos problemas. Tudo asfaltado e sem muitos buracos. Antes da viagem, li que haviam muitas curvas, penhascos e coisas assim. Pessoalmente achei tranquilo até porque dirigi em uma velocidade confortável. Tem algumas partes com curvas um pouco mais íngremes? Sim! Mas pessoal, você está em um país desconhecido, não conhece as pistas, logo, você vai andar em uma velocidade de segurança, certo?

– O waze te leva em todos os lugares da ilha.

– Com um roteiro organizado você não vai percorrer mais de 25 minutos de carro entre as atrações da ilha.

– Como já comentamos, estacionar pode dar uma certa dor cabeça principalmente em julho e agosto.

 

Como foi nossa experiência com aluguel de carro em Santorini?

Como já disse acima, o meio que escolhemos de como se locomover em Santorini foi de carro, no caso, o pequenino Smart. E super indicamos! Pedimos vários orçamentos, a maioria por mensagem pelo facebook das locadoras e todos responderam. O melhor preço que achamos foi na Romani Car Rental. Queríamos carro nos nossos 3 dias em Santorini, e precisávamos pegar o carro no aeroporto e devolver no porto (chegamos de avião em Santorini vindo de Atenas, e fomos de ferry para Mykonos).

Quanto custou o aluguel de carro em Santorini?

Pagamos 40 euros por dia, com seguro incluído e sem taxa pela devolução em local diferente do que pegamos o carro. Para 3 diárias o total foi de 120 euros, mas como pagamos diretamente no site deles com cartão de crédito, tivemos 5% de desconto. E esse foi o valor final, não teve adicional de nada e um funcionário estava pontualmente nos esperando às 6 da manhã no aeroporto. Antes de nos entregar o carro ele fez um calção de 15o euros no nosso cartão de crédito. Na devolução ele nos pediu para deixar o carro no estacionamento do porto, colocar a chave no porta-luvas e bater a porta do carro. Simples assim!

O carro escolhido por nós se chamava smart. Pequeno, automático e perfeito para ilha.

Você deve devolver o carro com a mesma quantidade de combustível que estava quando pegou, por exemplo, nós pegamos o carro com dois palitinhos na barrinha de combustível, e devolvemos igual.

Antes de entregar o carro, o funcionário também mostra previamente onde já tem arranhões na lataria do carro, e fala que não deve ter nenhum arranhão ou dano além daquele, senão será cobrado posteriormente. Aconselho você a tirar fotos dos possíveis arranhões que o carro já tenha no momento da locação para você ter suas provas em caso de problemas.

Até pensamos no aluguel de quadriciclo em Santorini mas achamos que pela diferença de preços não compensava.

 

Alugando um carro em Santorini com a Rentcars. Fácil e seguro.

Outro lugar para você alugar um carro na Grécia ou em qualquer lugar do mundo que nós indicamos é a RentCars, aliás, com eles você consegue parcelar o valor e paga em reais sem IOF. Faça uma simulação de preços no site da Rentcars. Na maioria das locadoras a CNH brasileira e um cartão de crédito é o necessário para alugar um veículo na Grécia.


 

E você que já foi na ilha, qual a melhor maneira de como se locomover em Santorini na sua opinião? Conta pra gente como foi sua experiência no aluguel de quadriciclo, moto ou carro em Santorini. Nos conte qual veículo você escolheu 🙂

Conhece nosso instagram? Segue a gente por lá e já aproveita e assiste toda a nossa viagem pela Grécia nos nossos destaques: @viajeseumundo

 

 

Vai viajar? Então reserve com a gente!

Fazendo uma reserva com um dos links aqui do Viaje seu Mundo, você não paga nada a mais e ainda ajuda a gente com uma pequena comissão que nos ajuda a continuar produzindo conteúdos bem legais para os viajantes.

Comentários