Na nossa opinião, Santiago é uma das capitais da América do Sul com mais atrações para visitar, com lugares lindos e de pegadas diferentes: história, natureza e modernismo. Uma coisa que nos perguntam muito, é: quantos dias ficar em Santiago e dicas de roteiro? E eu sempre respondo que 7 dias seria perfeito, mas que em 4 dias se vê o básico. Ah mas 3 dias não dá? Sim, claro que dá! Mas algo de bem legal provavelmente será descartado.
Entenda que quando falamos de roteiro em Santiago, consideramos também os arredores da cidade. Tenha em mente também que dependendo da época da sua viagem um roteiro em Santiago pode ser diferente. Caso vá no inverno, julho e agosto basicamente, considero obrigatório fazer um roteiro Santiago e Valle Nevado/Farellones (falamos dos dois aqui). Bom, vamos ao que interessa, abaixo tentamos ajudar vocês a decidir quantos dias ficar em Santiago. Antes de seguir a leitura, indicamos que você veja aqui, mais sobre cada uma das principais atrações da cidade, no post: o que fazer em Santiago? Falamos de preços, como chegar e mais dicas de Santiago.
Nós particularmente, antes da nossa viagem, não sabíamos exatamente quantos dias ficar em Santiago ou qual era o tempo ideal. E uma das coisas que nos ajudou foi ler direitinho sobre as melhores atrações por lá. Por isso abaixo, enumeramos um pouquinho sobre o que consideramos básico que você conheça na cidade, e a seguir nossas sugestões de roteiro em Santiago.
Obtenha DESCONTOS nos passeios em Santiago e monte seu roteiro perfeito
Em parceria com a agência 321 CHILE, você leitor do blog tem desconto. É possível comprar a maioria dos passeios que citaremos abaixo com desconto acessando esse post. E o melhor, todo o atendimento é realizado em português. Não deixe de fazer pelo menos sua cotação com a empresa. Nesse mesmo post você pode contratar seu transfer do aeroporto, além de tour do vinho também com desconto.
Roteiro em Santiago, veja algumas dicas sobre o que fazer e algumas das principais atrações.
Centro de Santiago
- Mercado Central, Plaza de Armas, Palacio de La Moneda, Museu Histórico Nacional, Cerro Santa Lúcia.
A melhor das dicas de Santiago é fazer tudo isso a pé! Em média, você vai caminhar 10 minutos de uma atração a outra. Indico que esse seja seu primeiro dia na cidade. Colocamos esse passeio pelo centro de Santiago em todos os roteiros, independente do número de dias que você tenha.
Cerro San Cristóbal e Sky Costanera
Coloquei esses dois juntos pois são relativamente próximos, não tanto para ir a pé, mas de Uber por exemplo que funciona direitinho na capital chilena. Eu particularmente perderia um dia inteiro nesses dois. Acordaria um pouco mais tarde, iria para Cerro San Cristóbal que tem uma vista incrível da cidade, e que no verão tem até piscina pública.
Terminaria o dia em Sky Costanera (o prédio mais alto da América latina) e no shopping Costanera Center que fica na base do prédio. Coloquei essas atrações em todos os roteiros, acahamos ambos indispensáveis independente do número de dias. Nós conhecemos os dois em meio período: chegamos em Cerro às 15 hs. Saímos às 17hs e de carro fomos para Sky Costanera. Deu tempo tranquilo de ver Santiago antes e depois do pôr do sol. Ainda fizemos umas comprinhas no shopping.
Dica: Veja aqui os melhores bairros em Santiago para se hospedar e dicas de hotéis para todos os bolsos.
Cajón del Maipo
Independente de quantos dias ficar em Santiago você tem que ir para Cajón del Maipo! Vá pelo menos Embalse el Yeso, um dos lugares mais lindos do Chile certamente. Se tiver tempo, vá também as Termas que tem por lá, ou faça rafting como a gente fez.
Valores, como chegar e mais dicas de Cajón del Maipo e Embalse el Yeso, aqui.
Valle Nevado e Farellones
Se for para Santiago no inverno, não deixe de ir nesses dois lugares curtir a neve. Tem quem divida a visita em dois dias: em um dia Valle Nevado e em outro Farellones e seu parque. Tem gente que fica hospedado por lá e curti mais de 2 dias. Se você não tiver tanto tempo indico que faça como a gente fez, Valle Nevado pela manhã e a tarde curtimos o Parque de Farellones que para quem não sabe esquiar como a gente é uma ótima pedida.
Leia mais sobre Valle Nevado e Farellones!
Viña del Mar e Valparaíso
Coloquei esses dois em quase todos os cronogramas de roteiro em Santiago. Será uma pena se você não puder ir conhecê-los, principalmente Valparaíso. Para quem não sabe, essas duas cidades ficam uma do ladinho da outra, são litorâneas e ficam a 1 hora de Santiago. Nós indicamos que você não perca muito tempo em Viña e vá logo para Valparaíso. Acho que melhor que eu comentar das cidades é vocês dar o play no vídeo que está no fim desse post e ver um pouco mais das duas cidades.
Tudo sobre Viña del Mar e Valparaíso, aqui.
Vinícola em Santiago
Colocamos a visita a uma vinícola nos roteiros com mais dias. O interesse em visitar uma vinícola em Santiago é muito particular, alguns vão querer muito e talvez outros nem tanto. Deixo aqui registrado que a vinícola Concha y Toro é a mais visitada pelos brasileiros.
Para os amantes de vinho temos um passeios incrível para indicar, a Wine Taste 360 é uma empresa conceituada que oferece um mini curso de vinhos em Português. E o melhor, leitores do Viaje seu Mundo tem desconto. Faça aqui sua cotação com desconto.
Agora vamos as dicas de roteiro em Santiago!
Começamos pensando na melhor das hipóteses, aquela onde “quantos dias ficar em Santiago” não é um problema.
Roteiro em Santiago de 7 dias
Dia 1 – Centro de Santiago
Dia 2 – Cajón del Maipo.
Dia 3 – Valle Nevado e Farellones (no inverno). Caso não seja inverno indicamos fazer o passeio: Pomaire + Isla Negra.
Dia 4 – Viña del Mar e Valparaíso.
Dia 5 – Cerro San Cristóbal e Sky Costanera.
Dia 6 – Visita a uma vinícola.
Dia 7 – Conhecer outros bairros fora do centro.
Nesse roteiro você consegue ver as principais atrações de Santiago sem muita pressa. Agente aqui seu guia e garanta os passeios antecipadamente.
Confira hotéis no centro da capital chilena com ótimos preços!
Roteiro em Santiago de 6 dias
Em relação ao roteiro anterior retiramos a visita a outros bairros de Santiago, focando mais na região central e arredores.
Dia 1 – Centro de Santiago
Dia 2 – Cajón del Maipo.
Dia 3 – Valle Nevado e Farellones (no inverno). Caso não seja inverno indicamos fazer o passeio: Pomaire + Isla Negra.
Dia 4 – Viña del Mar e Valparaíso.
Dia 5 – Cerro San Cristóbal e Sky Costanera.
Dia 6 – Visita a uma vinícola.
Roteiro em Santiago de 5 dias.
Aqui já é necessário dar uma leve apertada em alguns dias.
Dia 1 – Visita a uma vinícola e depois explore o Centro de Santiago.
Dia 2 – Explore mais do Centro de Santiago e a tarde Cerro San Cristóbal e Sky Costanera.
Dia 3 – Valle Nevado e Farellones (no inverno). Caso não seja inverno indicamos fazer o passeio: Pomaire + Isla Negra.
Dia 4 – Viña del Mar e Valparaíso.
Dia 5 – Cajón del Maipo.
Roteiro em Santiago de 4 dias.
Dia 1 – Explore o Centro da cidade pela manhã. A tarde vá ao Cerro San Cristóbal e Sky Costanera.
Dia 2 – Valle Nevado e Farellones (no inverno). Caso não seja inverno vá a Vinícola ou Pomaire + Isla Negra.
Dia 3 – Viña del Mar e Valparaíso.
Dia 4 – Cajón del Maipo.
Compre seu chip internacional e fique sempre conectado no Chile. Confira os planos!
Roteiro em Santiago de 3 dias.
Dia 1 – Explore o Centro da cidade pela manhã. A tarde siga para o Cerro San Cristóbal e Sky Costanera.
Dia 2 – Valle Nevado e Farellones (no inverno). Caso não seja inverno substitua pela visita a uma Vinícola, ou Viña del Mar+Valparaíso, ou Pomaire + Isla Negra.
Dia 3 – Cajón del Maipo.
Acima são nossas sugestões sobre o que fazer em Santiago, dependendo do número de dias que você tem na cidade. O ideal é você ver as atrações sugeridas nos “roteiro em Santiago de 7 dias”e distribuir conforme seu gosto e quantidade de dias que dispõem.
Nós não colocamos Pomaire e Isla Negra como sugestão inicial no roteiro por que não fizemos esses passeios. Mas como tivemos boas indicações de amigos, citamos como sugestão de substituição. Então, dependendo de quantos dias ficar em Santiago, se conseguir colocar essas atrações no seu roteiro, conta pra gente depois o que achou!
Mais dicas de Santiago
Tem mais que 7 dias em Santiago? Sabe o que eu faria?
- Ficaria uns 3 dias hospedado na região de Cajón del Maipo, região muito gostosa e com hotéis e SPAs lindos no pé de morros e na beira do rio Maipo. Mas como já disse, independente de quantos dias ficar em Santiago, visite Embalse el Yeso.
- No inverno, se a grana ajudar, fique hospedado em Valle Nevado alguns dias, ou em Farellones que tem opções mais econômicas, e curta o friozinho na cordilheira.
- Fique mais de um dia em Valparaíso e Viña del Mar. Fiquei morrendo de vontade de ver Valparaíso de noite, mas fizemos apenas o passeio de 1 dia. Se tiver tempo, há mais ou menos 1 hora de Santiago fica o Resort com a maior piscina do Mundo: San Alfonso del Mar.
- Você pode ir para a cidade em qualquer época do ano mas, se puder ir no inverno seria bem legal para ver neve! O roteiro Santiago e Valle Nevado com Farellones é super visitado pelos brasileiros.
Dica: Acesse esse link para obter um desconto no seu transfer do aeroporto de Santiago até seu hotel.
Dê o play e veja nosso dia em Viña del Mar e Valparaíso.
Quero muito ver sua participação nessa matéria! Pode ser tirando suas dúvidas ou compartilhando nos comentários suas dicas de roteiro em Santiago. Isso pode vir a ajudar outros viajantes.
Agora que já sabe quantos dias ficar em Santiago e o que fazer, boa viagem!
Conhece nosso instagram? Segue a gente por lá e já aproveita e assiste toda a nossa viagem por Santiago nos nossos destaques: @viajeseumundo
Boa viagem!