Passeio pelo Salar de Tara – Atacama

Atacama, Chile
| DEIXE UM COMENTÁRIO
Passeio pelo Salar de Tara – Atacama

Considerado por muitos o passeio mais bonito do Atacama, o Salar de Tara não poderia faltar na nossa listinha de tours para realizar durante a nossa viagem (veja aqui tudo o que você precisa saber antes de ir).

Provavelmente foi o passeio que mais aguardávamos também, mas por pouco não conseguimos realizá-lo.

O que acontece é que fomos ao Atacama justamente na época do inverno altiplânico, isso quer dizer que é a época mais provável de chuvas na região. Algumas semanas antes de chegarmos choveu, e muito por lá, ocasionando o fechamento temporário de muitos passeios. Fomos avisados pela equipe da FlaviaBia Expediciones, que foi quem realizou todos os nossos passeios por lá e recomendamos de olhos fechados, que, existia a possibilidade de chegarmos e esses passeios ainda estarem indisponíveis para a visitação, como foi o caso do Terma de Puritama que não conseguimos fazer.

O Salar de Tara também estava entre esses passeios que encontravam-se fechados por conta da chuva, mas, para a nossa felicidade, a chuva deu uma trégua alguns dias antes de chegarmos e no nosso segundo dia de viagem o Salar de Tara foi reaberto e conseguimos conhecê-lo de perto.

Sobre o Salar de Tara

O Salar de Tara está localizado na Cordilheira dos Andes, sobre uma gigante caldeira que divide Chile, Bolívia e Argentina, que se formou depois da erupção do Vulcão Vilama. Essa mesma erupção deu origem a fauna e flora que só existem nesse salar. Há ainda formações rochosas de 30 a 40 metros de altura que ao longo dos anos foram moldadas pela ação do vento e do gelo formando silhuetas de monges, chamados Monges de Pacana. No inverno, elas ficam congeladas e proporcionam um cenário deslumbrante.

monges-pacana-atacama

Como é o passeio?

O passeio para o Salar de Tara é um passeio de dia inteiro. Inicia-se as 08:00h e vai até as 16:00h. O valor por pessoa é de 90.000 pesos chilenos com a FlaviaBia. Nesse valor está incluso o transporte + café da manhã e almoço de primeira.

Uma van te busca em seu hotel e logo pegamos a estrada rumo a primeira parada. No dia do nosso passeio tivemos um contratempo: a estrada estava fechada e ficamos aguardando por um tempo até a polícia liberar. Durante esse tempo, nosso guia aproveitou para nos servir o café da manhã.

O café da manhã como comentamos no post anterior das Lagunas Escondidas (se você ainda não leu, leia aqui), é delicioso e super completo. Tudo sempre feito com muito carinho e atenção pela equipe da Flavia Bia Expediciones.

Quando a estrada foi liberada seguimos para a primeira parada que foi um mirante com vista para o vulcão Licancabur. Foi o local onde pegamos a temperatura mais baixa e onde usamos as nossas roupas de frio. Ventava muito então as luvas foram muito úteis! Ali tiramos lindas fotografias e apreciamos a paisagem única.

A segunda parada foi no Moai de Tara e Monges Pacana.  Essa também é a parada para usar o banheiro (falo mais sobre ele abaixo).  Ali você vai encontrar lindas formações rochosas que foram sendo moldadas ao longo dos anos devido a erupções vulcânicas e parecem até de mentira. Ficamos impressionados com a beleza desse lugar.

A terceira e última parada é o Salar de Tara. É dificíl descrever a magnitude do local. Apesar do dia não estar tão ensolarado quando fomos, nada tirou a sua beleza. Ali você desce da van e realiza uma pequena trilha entre um paredão de rochas chamado de As Catedrais de Tara até enfim chegar no Salar. Você só pode andar em um espaço delimitado e não consegue chegar muito perto do salar, o que é uma pena, mas mesmo assim as fotos ficam lindíssimas.

É nessa parada que almoçamos também. Foi o almoço com a vista mais bonita na minha opinião e também o meu favorito. Nada mais, nada menos do que postas de salmão grelhadas acompanhadas de quinoa e um delicioso creme de frutos secos foi o cardápio do dia. Simplesmente delicioso! Tudo isso acompanhado de suco natural de framboesa, refrigerante e água. Bebidas alcoólicas não são servidas nesse passeio.

Devidamente alimentados era hora de voltar para San Pedro de Atacama para o nosso hotel e esperar ansiosamente pelo passeio do próximo dia.

moai-de-tara-atacama salar-de-tara-atacama salar-de-tara-atacama almoço-salar-de-tara-flaviabia-expediciones almoço-no-salar-de-tara-flaviabia-expediciones

O que levar?

O Salar de Tara é o passeio com maior altitude que realizamos. Ele chega a 4.500 metros de altitude, por isso as temperaturas caem e é recomendado se proteger bem contra o frio, principalmente na primeira parada.

No entanto ao longo do passeio o clima vai esquentando e você vai ter que ir seguindo aquele velho esquema de “efeito cebola” onde vai tirando os casacos e ficando mais a vontade com menos roupa. É recomendado levar:

  • Roupas para frio extremo, com temperatura abaixo de zero, como luvas, gorros, meia e jaqueta de frio;
  • Chapéu ou lenço para se proteger do sol;
  • Durante todo o circuito não há banheiros, por isso recomenda-se levar papel higiênico e lenço umedecido para o caso de utilizar os “banheiros incas” (improvisados na natureza).

O que realmente eu achei imprescindível: o protetor solar e o óculos escuros pra mim é item obrigatório em qualquer passeio. Nesse passeio eu esqueci o meu no hotel e me arrependi horrores! No começo do tour não faz muito sol, mas depois sim, e é sempre bom se proteger e não ficar o tempo todo “apertando os olhos” por conta da claridade.

Água pra mim nesse passeio foi imprescindível para combater o Soroche. Eu não passei mal em nenhum momento com a altitude, mas várias pessoas do grupo se sentiram enjoadas, com dor de cabeça e mal estar, e a melhor maneira de combater é se hidratando, por isso leve cerca de 1,5ml (por pessoa) no passeio. Pode parecer exagero mas garanto que quanto mais água você tomar (mesmo sem vontade) melhor vai ser.

As roupas de frio foram muito úteis! Eu sou bem friorenta, e na primeira parada de fato venta muito e faz um frio bom, viu? E olha que nós não estávamos no inverno. Eu achei que por causa do vento, as luvas ajudaram muuuito a me manter bem quentinha. Como luva é um item que quase não ocupa espaço na mochila, não custa nada levar…você vai me agradecer depois.

Sobre a questão do banheiro, como mencionamos acima, esse passeio é diferente das Lagunas Escondidas (clique aqui para saber mais) não possui estrutura sanitária, então se você quiser se aliviar, vai ter que recorrer ao banheiro inca como eles chamam, que nada mais é do que o famoso “xixi atrás da moita” rsrsrs. A equipe da FlaviaBia Expediciones sempre avisa antecipadamente o que levar em cada passeio e também alerta sobre essa questão do sanitário, por isso, leve consigo papel higiênico e uma sacolinha pra por o seu lixinho (você não vai deixar largado por lá, né?).

Sobre a questão se segurança, é sempre bom ressaltar a Seguros Promo, melhor decisão de viagem segura. Use nosso cupom para desconto VIAJESEUMUNDO5

mirante-vulcão-licancabur-atacama

Vale a Pena?

Sim! Aliás acho que vou ser bem repetitiva nesse item aqui em todos os passeios do Atacama. Cada um tem uma paisagem diferente, um clima diferente, uma atmosfera diferente…então se você tiver condições faça o maior número de passeios possíveis dentro do seu orçamento, com o Salar de Tara incluso.

Vai viajar? Então reserve com a gente!

Fazendo uma reserva com um dos links aqui do Viaje seu Mundo, você não paga nada a mais e ainda ajuda a gente com uma pequena comissão que nos ajuda a continuar produzindo conteúdos bem legais para os viajantes.

Comentários