Abaixo o nosso guia de Cuba! Temos muitas informações nesse blog para ajudar você a não ter dor de cabeça na sua viagem. São mais de 10 posts sobre o país onde contamos tudo sobre os lugares que passamos e pesquisamos. Então vamos lá, à seguir, veja se é seguro fazer essa viagem, como ir, e o que saber antes de ir para Cuba.
Abaixo temos um guia resumido em tópicos, focado em ajudar você que vai viajar a turismo para Cuba. Não vamos focar na história do país nem política. Vamos focar na sua viagem e no que você precisa saber antes de ir a Cuba.
Nós passamos 15 dias por Cuba: Havana, Varadero, Cayo Guillermo, Trinidad e contamos tudo nos diversos posts de Cuba aqui no site.
1) O que saber antes de ir a Cuba: QUAIS DOCUMENTOS PRECISO PARA ENTRAR NO PAÍS
- Seguro viagem: é obrigatório para entrar no país. O bom é que você pode usar o cupom VIAJESEUMUNDO5 e adquirir o seu seguro com desconto, e encontrando a melhor cotação com o buscador chamado Seguros Promo. Clique e faça uma cotação sem compromisso.
- Visto: clique e veja esse post atualizado com o passo a passo e todas as maneiras para tirar seu visto. Não é difícil e nem caro tirar o visto para Cuba, mas é obrigatório.
- Passaporte válido: com no mínimo 6 meses antes do vencimento no dia da viagem.
- Vacina contra a febre amarela: sabe aquele comprovante da Anvisa de que você tomou essa vacina e que alguns países exigem? Então, em Cuba precisa.
- Comprovante do hotel ou casa particular que vai ficar: leve impresso o comprovante da sua hospedagem em Cuba. Nós reservamos nossas hospedagens pelo booking.com e levamos impresso o comprovante. Quase sempre pedem na imigração em Havana. Dá uma olhada aqui nas opções de hospedagem em Cuba pelo booking.
Os documentos acima são todos obrigatórios e realmente são exigidos na imigração em Havana, e alguns já embarque já no Brasil.
2) Dinheiro, cartão, caixa eletrônico. Qual dinheiro levar e como funciona o câmbio por lá?
Uma das coisas mais importantes sobre o que saber antes de ir a Cuba. O dinheiro a se levar para Cuba é um caso a se planejar e pesquisar direitinho.
Por isso fizemos um post exclusivo só sobre esse aspecto. Veja aqui
3) O que saber antes de ir a Cuba: Cuba é seguro?
Sim, Cuba é seguro demais! Ouvimos falar que a pena para um cubano que cometa algum crime contra um turista é gigantesca mas, acredito que não é só por isso. Acho que já é da educação do povo, já é da cultura deles aceitar o que tem e não cobiçar o do outro.
Resumindo, você pode andar a noite, de madrugada, tranquilamente pelas ruas de Cuba que, provavelmente, não te acontecerá nada. Mesmo uma mulher sozinha? Sim, mesmo uma mulher sozinha em Cuba pode se sentir segura, a única coisa que vai acontecer demais é os cubanos “mexerem com ela” e dar “cantadas” e serem “secadas”, isso eles fazem bastante por lá com as garotas.
A única coisa que se encontra por lá é vendedores tentando tirar vantagem de você turista. Tipo, se um serviço custa 10 CUCs, inicialmente ele vai te jogar 20 CUCs, aí cabe a você já ter uma ideia dos valores trabalhados e negociar.
4) Hospedagem em Cuba: casas particulares e hotéis
No país não tem muitos hotéis se comparados a outros. Mas ainda assim hospedagem não falta. Por lá você tem a opção de ficar em “casas particulares”, que nada mais são que as casas dos cubanos. Alguns moradores de Cuba fazem o requerimento para ter a licença e oferecer esse serviço. É tudo controlado pelo governo! Os cubanos pagam taxa para poder oferecer esse serviço. Mas de forma resumida você se hospeda em um dos quartos da casa de um cubano. Na maioria das casas os quartos foram adaptados com banheiros privativos e tem ar condicionado. Normalmente é oferecido um café da manhã bem básico no valor da diária (café com bolachas), ou, paga-se 5 CUCs a mais para ter um café da manhã completo com queijo, frutas e pães.
- Em média paga-se de 20 a 30 CUCs a diária para um casal em casa particular. Ficar hospedado em uma casa particular é mais que uma economia, é uma experiência a se curtir em Cuba.
Existem hotéis em Cuba também, mas não costumam ser baratos. Sobre o que saber antes de ir a Cuba, é legal dizer que nos cayos e regiões de praia existem resorts all inclusive que praticam preços bens interessantes se comparados a outros lugares do caribe. Nós por exemplo pagamos cerca de 300 e poucos reais na diária em um all inclusive em Varadero, região de praia com um dos mares mais perfeitos que já vimos.
Veja o preço aqui do all inclusive em Varadero que ficamos.
Temos aqui um post exclusivo sobre hospedagem, e qual região ficar em Havana.
Em um Cuba tem um paraíso chamado Cayo Guillermo que você deveria conhecer. Clique e saiba mais!
5) O que saber antes de ir a Cuba: ALIMENTAÇÃO
Uma coisa que vai preocupar muita gente sobre o que saber antes de ir a Cuba é que não tem Mc Donalds, Burger King, Starbucks ou qualquer rede americana, de restaurantes ou fast-food.
Em Cuba você encontra:
- Paladares – que são restaurantes caseiros na casa dos próprios cubanos.
- Restaurantes do Governo: onde tudo é gerido pelo governo, como é o caso dos ótimos Floridita e La Bodeguita del Médio.
- Restaurantes “normais”: que são geridos por cubanos empresários ou por gringos que moram em Cuba.
Em Cuba existem muitos pratos a base de porco e frango. Tem carne vermelha também, mas em geral estão nos restaurantes mais caros. Um prato típico cubano que nós amamos foi a “Ropa Vieja”. Que tem como base carne de gado desfiada.
Quanto custa comer no país?
Um prato principal em um restaurante considerado bom custa de 8 à 15 CUCs em média. Tem alguns restaurantes mais econômicos onde comer em Cuba se torna mais acessível. Nesses casos encontra-se pizzas e massas por 3 à 4 CUCs.
Refrigerantes custam em torno de 1,5 à 2 CUCs.
Drinks como Mojito e Daiquiri custam em média 3 CUCs.
Outra coisa a se comentar é que a falta de alimentos em Cuba é algo comum. Devido a dificuldade do país com farinha de trigo, pães é algo que vimos faltar as vezes. Molhos como catchup, mostarda, também é algo não muito simples de encontrar. Uma cubana me disse que as vezes falta no mercado arroz e feijão, ai fica semanas só com massas. Enfim, prepare-se para possíveis faltas de alimento.
6) O que saber antes de ir a Cuba: GORJETA
Gorjeta em espanhol se chama propina. A propina em Cuba já é da cultura. Em todos os restaurantes os garçons esperam, e contam, que você deixe uma propina de algo em torno de uns 10% do valor consumido. Em resorts, a propina de 1 CUC é quase tabelada. Tomou café da manhã? Deixa-se 1 CUC na mesa ao sair. Pegou uma bebida no bar molhado? Dê 1 CUC ao barman. Outro 1 CUC para o cara que levou a mala até seu quarto, e por aí vai. Alguns turistas, como os americanos por exemplo, costumam realmente seguir esse hábito de propina para tudo. Nós, nem sempre demos. Muitas vezes por não termos trocado mesmo.
Em Havana e Trinidad tem muitos artistas de rua oferecendo uma foto, uma dança ou qualquer coisa em troca de uma propina.
Indo para Cuba? Não deixe de conhecer o mar de Varadero que fica pertinho de Havana!
7) Internet
Em qualquer guia de Cuba você vai ouvir falar sobre esse aspecto. Toda a internet em Cuba é controlada pelo Governo. O seu acesso sempre será inicialmente pela página da ETECSA, colocando uma sequência de números para iniciar seu acesso.
Contamos tudo sobre como acessar a internet em Cuba nesse post específico, aqui.
8) Quando ir?
De julho a novembro tente evitar pois é a época de possíveis furacões. De novembro a marco é a estacão seca, a probabilidade de sol sem chuvas é maior (apesar que nós fomos em dezembro/janeiro e pegamos um dia de chuva em Havana e tempo fechado em Cayo Guillermo). Já entre maio e junho o calor é grande, assim como a possibilidade de temporais.
Reserve o seguro viagem para Cuba com desconto do Blog com nosso cupom desconto VIAJESEUMUNDO5.
9) O que saber antes de visitar Cuba: Transporte
Os táxis não trabalham com taxímetro, só com preço fechado. Logo, seu poder de negociação será imprescindível. Nunca aceite o primeiro preço. Além de táxis “normais”, que são identificados com placa ou muitos são amarelos, os carros antigos normalmente também trabalham como táxi. Além disso em Havana existem os cocotaxis, que são motos adaptadas com uma cobertura em formato de coco. E por toda Cuba tem o bicitaxi, uma bicicleta adaptada para levar dois passageiros na garupa. Os bicitaxis cobram 5 CUCs em média para uma corrida dentro do próprio bairro.
Ônibus
Essa é a melhor maneira para se locomover entre as cidades de Cuba. Existe uma empresa chamada Viazul que é específica para turistas. Eles tem site onde se pode comprar as passagens online e simular trechos e preços. Funciona bem e usamos bastante. Nesse post de como ir de Havana para Varadero contamos alguns cuidados a se tomar com a Viazul.
Existe outra empresa de ônibus só para cubanos. Essa os turistas não podem usar.
Reserve aqui hotéis e casas particulares em Cuba com os melhores preços.
10) O que saber antes de visitar Cuba: Nada de drones
Uma coisa que você tem que saber antes de ir a Cuba é que seu drone nem passará do aeroporto em Cuba. Não é permitido entrar com drones no país. Caso chegue com o seu no aeroporto de Havana, ele ficará em uma área guardado e será cobrado uma multa diária até você sair de Cuba, que é quando você o pegará de volta. Essa multa é baseada no valor do equipamento.
E é isso, caso ainda reste alguma dúvida sobre o que saber antes de ir a Cuba, use os comentários para perguntar que em breve responderemos.
Veja aqui todos os nossos posts que serve muito bem como guia de Cuba
Conhece nosso instagram? Segue a gente por lá e já aproveita e assiste toda a nossa viagem por Cuba nos nossos destaques: @viajeseumundo