O que fazer na Cidade do Panamá: atrações e passeios mais populares da região

O Panamá fica situado em um ponto muito estratégico da América. Por isso acaba sendo o principal ponto de conexão entre muitos países do continente. Para você que está de viagem marcada para o Panamá, ou vai fazer uma escala de algumas horas no país, vale a pena separar alguns dias para conhecer a Cidade do Panamá.

Por duas vezes havíamos passado pelo aeroporto da Cidade do Panamá, mas apenas em conexões rápidas, nunca saímos do aeroporto. Quando decidimos viajar para Punta Cana (falamos tudo de Punta Cana aqui) ajeitamos a conexão para sair do aeroporto e conhecer um pouco mais dessa cidade que acabou nos surpreendendo muito!

Separamos abaixo algumas de nossas sugestões do que fazer na Cidade do Panamá:

 

1) Casco Viejo

Casco Viejo ou Casco Antíguo é uma das atracões que elegemos como indispensável na Cidade do Panamá. Esse é o centro histórico da cidade que foi revitalizado recentemente.

Ruas estreitas, casas antigas com sacadas floridas, muitas igrejas, praças e lojinhas são apenas algumas das coisas que você encontrará por lá.  A região não é muito grande, por isso é possível conhecê-la tranquilamente a pé, mas fique atento, ande somente na área revitalizada que é mais movimentada e onde há grande fluxo de turistas. Já havíamos lido relatos,  e o taxista que nos trouxe até o local também nos alertou para permanecer dentro desse perímetro seguro, pois algumas áreas podem ser mais perigosas.

A região do Casco Viejo é um ótimo lugar para comprar souvenirs e lembrancinhas, além dos famosos chapéus Panamá. Além das lojas espalhadas pela rua, você também vai encontrar uma pequena feirinha com muito artesanato local.

Em meio a todo esse cenário, existem bares e restaurantes que só de olhar da vontade de entrar de tão charmosos. Porém as refeições acabam não sendo tão baratas pois tudo no Panamá é em dólar. Por exemplo, durante a nossa visita tomamos um café da manhã em um pequeno bistrô e pagamos cerca de 4.50 dólares em uma lata de refrigerante e 7.00 em um panini.

2) Cinta Costeira

A Cinta Costeira na verdade nada mais é que um extenso calçadão a beira mar, com ciclovia, muito gramado e espaço para atividades ao ar livre. Aproveite para alugar uma bicicleta e dar uma volta pela região, quem sabe até curtir um pôr do sol e tirar fotos lindas com todos aqueles prédios modernos ao fundo.

Saindo de Casco Viejo pela Cinta Costeira você logo chegará no conhecido Mercado de Mariscos. Para quem gosta de ceviche, precisa conhecer esse local.

Para passeios tranquilos e sem fila, acesse Get Your Guide e agende suas maiores aventuras

3) Canal do Panamá

Essa é de longe a atração mais visitada da Cidade do Panamá. Na nossa opinião pessoal, é o passeio que é o cartão postal da cidade mas não é imperdível, sabe?

Obviamente a história é incrível e a engenharia excepcional , afinal o canal foi construído para permitir que os navios façam a travessia entre os dois oceanos, Atlântico e Pacífico, ou seja, evita com que os navios tenham que atravessar o extenso trajeto de ter que contornar todo o continente americano. Existem três diferentes conjuntos de eclusas, a Miraflores, Gatún Lake e Pedro Miguel, sendo a de Miraflores a única na cidade do Panamá.

Chegando no local, você poderá circular por um mirante com ótima visão do canal além de um museu que conta a história do canal. Existe um restaurante no local de onde é possível comer algo ou tomar um drink enquanto observa a movimentação das embarcações. A entrada custa 15 dólares. Fique atento nos horários, pois os navios passam somente no período da manhã até as 11:00h e depois somente após as 15:00h.

 

Dica! Mantenha sua viagem segura com a Seguros Promo e use nosso cupom de desconto VIAJESEUMUNDO5

Foto: Mega Curioso

4) Causeway de Amador

A Causeway de Amador é uma avenida construída com as pedras remanescentes da construção do Canal do Panamá, que liga a parte central da cidade à algumas ilhas bem turísticas e repletas de restaurantes, lojinhas e uma marina. Ali por perto também fica o Bio Museu que encanta pela sua estrutura, colorida e toda de metal.

5) San Blas

Para quem não conhece, San Blas é um Arquipélago com mais de 300 ilhas todas banhadas pelo mar do Caribe, logo, já da pra imaginar a beleza do lugar. Estar em uma das ilhas de San Blas é a real experiência de estar em uma ilha deserta, pelo menos em sua maioria, já que apenas algumas delas tem alguma estrutura de acomodação e restaurantes, mas tudo bem simples.

A maioria das ilhas não são habitadas, por isso não espere encontrar energia elétrica e muito menos wifi. Apesar de todo esse jeitão de lugar remoto, não é tão difícil chegar em San Blas e curtir algumas de suas ilhas.

Uma forma de chegar no arquipélago, é alugar um carro, ligar o Waze que funciona muito bem por lá, dirigir-se até o terminal de barcos de San Blas e negociar com algum barqueiro a visita as ilhas de sua preferência. Outra forma de explorar as ilhas de San Blas é de veleiro.

Existem empresas como por exemplo a Sailing Life Experience que oferecem esses serviços, onde você poderá ficar a bordo de um veleiro por alguns dias e conhecer as ilhas. Com certeza uma experiência inesquecível!

6) Vá as compras

Hoje o Panamá é um grande centro de compras das Américas. Os preços dos produtos no Panamá estão, em média, entre os valores praticados no Brasil e Estados Unidos, ou seja, para nós brasileiros, apesar do dólar nas alturas, ainda vale a pena.

O Albrook Mall e o Metromall são dois shoppings que aparecem como ótimas opções para compras. Já o Multiplaza é o lugar ideal para quem busca lojas grifadas. Visitamos o Metromall, que fica do ladinho do aeroporto e tem até transfer gratuito até o local. É uma ótima opção de passeio para quem tem apenas algumas horas na cidade.

Utilize também os chips da EASYSIM4U para manter contato com a família no Brasil

7) Curta a noite Panamenha

A noite na parte moderna da Cidade do Panamá é bem animada. As ruas Uruguay e Argentina tem ótimas opcões de bares e restaurantes.

Como estávamos hospedados no Trump Ocean Club, aproveitamos para curtir alguns drinks no bar e área da piscina que tem uma das melhores vistas da cidade.

Para finalizar, aperte o play e veja os melhores momentos da nossa viagem a Cidade do Panamá.

 

*Essa viagem foi realizada em Jan/2018. As informações e preços relacionados neste post podem ter sofrido alterações.

Fabiano Martins: