Trinidad não é uma cidade tão próxima de Havana, dá umas 6 à 7 horas com o ônibus da Viazul. Mas vale a pena o esforço viu! E claro, para quem vai sair de Havana e vai até Santa Clara, Cienfuegos ou Ciego de Avila para ir em Cayo Guillermo, aí fica bem pertinho. Veja nesse post o que fazer em Trinidad Cuba, nosso roteiro na cidade, algumas dicas de onde comer e como chegar na Playa Ancon, que fica ali pertinho
Como é Trinidad Cuba?
Trinidad, assim como Havana é uma cidade parada no tempo. Havana com toda cara de capital de um país dos anos 50. Já Trinidad como uma cidade do interior de décadas atrás. Seus casarões com cores fortes e ruas de pedras, não negam sua colonização espanhola.
A cidade de Trinidad Cuba é pequena, mas super turística. Por aqui você encontra de tudo: diversas opções de hospedagem (inclusive um Iberostar), agências para passeios, locadoras de carro, uma noite bem agitada, e tudo isso em uma cidade histórica super bem preservada.
Salve esse post em PDF (viu o link lá em cima?) e não deixe de visitar todas as atrações abaixo.
1) O que fazer em Trinidad Cuba: PLAZA MAYOR
Essa praça é como o centro de Trinidad! Ao entorno dela fica boa parte dos principais restaurantes, museus e tudo o que você precisa pra sua viagem. Ela fica no coração do centro histórico da cidade e tem uma igreja e um belo jardim cercado. O entorno vive cheio de cubanos oferecendo tours em carruagens.
- Preço: visita a praça gratuita.
2) Casa de la Musica
Bem ali pertinho da Plaza Mayor fica uma escadaria (las escaleras). É ali que fica a Casa de la Musica de Trinidad. De dia é tudo aberto, tem mesas bares, restaurantes. Fica a dica para você passar por aí de dia para tirar umas fotos. Normalmente tem muita gente sentada nos degraus porque existe um ponto de wifi nesse local. Falamos tudo para você estar conectado em Cuba, aqui.
Agora no fim da tarde até a noite, tudo muda!
- Diariamente às 18hs (informação do começo de 2019) acontecem aulas de Salsa gratuita no local.
- Diariamente também à partir das 21hs acontecem shows de música cubana em um palco. Toda a área das escadas (Casa de la Musica) são fechadas por uma faixa e o acesso passa a ser cobrado. Nessa área você pode escolher uma das mesas com cadeiras para se sentar. Garçons circulam oferecendo drinks. Chegue cedo para pegar lugar próximo do palco.
- Preço: cobra-se 1 CUC por pessoa para adentrar na área cercada. Qualquer drinks custa 2,50 CUCs.
Leia também: 16 coisas para não deixar de fazer em Havana.
3) O que fazer em Trinidad Cuba: MUSEU DA LUTA CONTRA OS BANDIDOS
Eu particularmente não me atrai tanto pelas armas, veículos de guerra, fotos e mapas expostos ali que contam a história da luta contra as milícias contra a revolução. Gostei mais da vista que o edifício dá da cidade e pela própria arquitetura do local. Como é baratinho, vale a visita!
- Preço: 1 CUC por pessoa.
Vale destacar também o museu de História Municipal de Trinidad que se encontra em um casarão antigo bem bonito.
3) Parque Céspedes
Parque Céspedes ou Plaza Carillo é a segunda praça principal de Trinidad. Ela é maior que a Plaza Mayor e tem mais verde. Na verdade o destaque dessa praça é ter boa parte com uma base coberta de vegetação, o que faz boa sombra em dias de calor intenso. Tem uma bela catedral também em frente essa praça além de um dos principais hotéis da cidade, o Iberostar Grand Trinidad. No Parque Céspedes também tem wifi, o que a torna cheia de pessoas sentadas nos bancos com seus celulares.
Nós nos hospedamos pertinho do Parque Céspedes nessa casa particular aqui, que inclusive reservamos pelo booking.com.
- Preço: visita a praça gratuita.
4) Disco Ayala (La Cueva)
Em Trinidad tem uma balada na dentro de uma caverna! Ela abre diariamente às 23hs e vai até umas 3 da manhã. Fica a uns 7 minutos de caminhada da Plaza Mayor e muita gente sai da Casa de La Musica e vai para lá estender a noite.
- Preço: 5 CUCs por pessoa.
Quanto custam as coisas em Cuba? Vejo o preço total de uma viagem!
5) O que fazer em Trinidad Cuba: Playa Ancon
Existe uma praia linda, típico mar de caribe pertinho de Trinida, mais propriamente a uns 15 a 25 minutinhos do centro da cidade. O tempo depende de onde o motorista vai te deixar na praia. Uma coisa que percebi é que a praia é extensa, e o motorista, taxista, que você contratar, vai te deixar em um dos diversos restaurantes de praia que existem em Playa Ancon.
E claro que ele te deixara no restaurante que ele tem acordo. Com certeza existe, pelo menos com alguns motoristas, o esquema tipo: traga o turista no meu restaurante que eu te dou um almoço, ou tantos por cento do que ele gastar, sei lá. Que isso acontece, acontece!
Por exemplo, o nosso taxista nos deixou em um restaurante numa parte da praia bem próxima ao centro de Trinidad, acho que deu uns 15 minutos. Mas tinha muita pedra no mar, foi difícil entrar na água. Já vi fotos de partes mais bonitas com coqueiros, onde as pessoas comentaram que não tinha nenhuma pedra na água.
O que fazer para evitar isso?
Não tenho a mínima ideia haha, se você tiver uma dica nos conte nos comentários por favor. Um ponto de referência para exigir que o motorista te leve ali. Talvez vale dar uma reforçada que você quer ir a uma parte da praia que não tenha pedras e tal, e torcer pela honestidade do motorista.
- Preço: Em geral os motoristas cobram de 8 à 10 CUCs o trecho, não por pessoa, pelo táxi que cabe até 4. Logo, ida e volta sai por 16 à 20 CUCs. Eles te levam, e combinam com você um horário para buscar, aconselho pegar o número do celular do motorista para caso ele esteja demorando. Aí você pode pedir para alguém do restaurante que você estiver próximo ligar. A dica é no dia anterior combinar e negociar com algum taxista que encontrar nas ruas. Ou é provável que vendedores te ofereçam o serviço nas ruas da cidade ou ainda, talvez você consiga uma boa indicação na sua casa particular ou hotel.
6) O que fazer em Trinidad Cuba: Parque El Cubano, Topes de Collante e El Nicho
Se seu roteiro em Trinidad permitir, visite essas são atrações de belezas naturais! Cachoeiras, rios de água verde e azul maravilhosas. De carro, todas próximas de Trinidad Cuba. Tem agências que vendem esses passeios mas você pode também combinar com algum taxista de te levar, esperar, e trazer de volta. Os passeios podem durar o dia inteiro ou meio período, e podem ser realizados através de caminhada ou até a cavalo.
- Preço: nós não fizemos estes passeios por falta de tempo, mas perguntamos o valor ao mesmo motorista que nos levou a Playa Ancon. O valor que ele nos passou foi de 20 CUCs por pessoa. Ele levaria, esperaria e nos traria de volta.
Veja opções de hospedagem em Trinidad com os melhores preços, aqui.
Dicas de roteiro em Trinidad Cuba: quantos dias ficar?
Se quiser fazer tudo o que citamos acima, 3 dias são necessários para seu roteiro em Trinidad. Um dia para conhecer as praças, museus, e andar pelas ruas. Outro dia para Playa Ancon e outro para o Parque El Cubano e as atrações na natureza.
Nosso roteiro em Trinidad foi de 2 dias inteiros. Basicamente em um dia conhecemos o centro da cidade. E em outro curtimos Playa Ancon até umas 14 hs, voltamos, almoçamos no centro e andamos um pouco mais por lá. Deixe sempre energia para as noites. Boa música e shows cubanos não faltam em vários lugares de Trinidad.
Em um dia, você dispensa a Playa Ancon e as cachoeiras. Fica só na parte histórica. Para aqueles que já curtiram praia em outras regiões de Cuba, pode ser uma possibilidade. Falando em cidades de praia, nós fomos para Varadero e Cayo Guillermo, que é um dos cayos mais lindos de Cuba. Veja aqui e aqui.
Nós amamos Trinidad, foi das mais legais que visitamos em Cuba e super indicamos que você coloque em seu roteiro!
Onde comer em Trinidad?
Em Trinidad existem lindos e ótimos restaurantes, mas não é barato. Média de 8 à 13 CUCs um prato principal, mas claro, em um restaurante realmente bom. Não é muito simples achar opções econômicas por lá.
Em Trinidad nos comemos 2 vezes no restaurante Giroud, que é uma boa dica para economizar comendo ótimas pizzas. As pizzas aqui são sensacionais, tem 8 pedaços mas é um pouco menor que a pizza grande aqui do Brasil. A de mussarela que é das mais baratas custa cerca de 3 CUCs. Comi ainda no Giroud uma excelente Ropa Vieja por 13,6 CUCs.
Outro restaurante que comemos foi o Adita, super bem indicado no Tripadvisor. Pedimos uma entrada: bolinhas de queijo por cerca de 3 CUCs. Deliciosas! Já os pratos principais: frango empanado e um hamburguer com fritas gigante. Ambos estavam ok e custavam cerca de 8 CUCs.
Outro restaurante, que deixamos como dica de onde comer em Trinidad com música cubana ao vivo, é o Esquerra. Esse fica em uma esquina bem de frente a escadaria da Casa de La Musica. Eu pedi as bolinhas de queijo de entrada (3 CUCs). Parece tradição por lá essa entrada, elas tem semelhança com as nossas bolinhas de queijo de festinhas. E de prato principal pedimos Ropa Vieja por 10 CUCs (me apaixonei por esse prato típico e contei o que é, aqui), e um frango parmegiana que tinha pouquíssimo queijo por 8 CUCs. Ambos os pratos ok.
Valores das bebidas em Trinidad
- Em geral nos restaurantes, o refrigerante local (Ciego Montero) custa 1,5 CUCs e a Coca Cola ou Sprite original custam 2 CUCs.
- A garrafinha de água em Trinidad custa 1 CUC. A garrafa grande de 1,5 litros 2 CUCs.
- Os drinks como: mojito, daiquiri e piña colada ficam na casa dos 3 CUCs.
- Quanto aos sucos, não há muita variedade. De laranja e limão sempre tinha. Custam cerca de 2 CUCs.
Leia também: como chegar em Cayo Guillermo e conhecer a praia mais linda de Cuba.
Onde se ficar em Trinidad?
Temos um post específico sobre hotéis, casas particulares e qual região ficar em Trinidad, aqui.
Mas aconselhamos a reservar sua casa particular ou hotel em Cuba pelo booking. Na maioria dos casos você já deixa pago do Brasil. Veja aqui as centenas de opções.
Para completar, assista nosso vlog de Trinidad Cuba, e todos os nossos 5 vlogs no país. Aproveite e se inscreva no nosso canal!
Restou alguma dica sobre roteiro em Trinidad ou o que fazer? Deixe seu comentário que em breve responderemos!
Conhece nosso instagram? Segue a gente por lá e já aproveita e assiste toda a nossa viagem por Cuba nos nossos destaques: @viajeseumundo