O que fazer em Havana Cuba: 16 atrações imperdíveis
Para você que vai em Cuba e procura saber dos pontos de interesse e o que fazer em Havana, anote nossas dicas, ou baixe esse post em PDF (viu a opção aí em cima?). Atrações para se visitar na cidade não faltam, na verdade, isso pode até te deixar perdido ao montar seu roteiro. Para te auxiliar, listamos os principais pontos para você ver na cidade de Havana, não só de dia, mas também de noite.
Antes de tudo, você já deve saber que o seguro viagem é obrigatório em Cuba. Nós temos um cupom exclusivo do blog, VIAJESEUMUNDO5, onde você pode contratar seu seguro com desconto nesse link aqui.
Quando as pessoas me perguntam o que fazer em Havana eu costumo dizer que o melhor da cidade é não se prender muito a roteiro, e sim perder boa parte do seu tempo entrando em ruelas desconhecidas e observando um pouco mais dos cubanos no seu dia a dia. Veja que isso de se enfiar em ruelas desconhecidas, não é algo que você pode fazer em qualquer país. Em Cuba você pode se dar esse luxo, visto que se trata de um país mega seguro.
Sem enrolação, leia abaixo nossa lista sobre o que fazer em Havana Cuba:
1 – O que fazer em Havana: PASSEIO EM CARRO ANTIGO
Essa é uma daquelas atividades que você não pode deixar de fazer ao ir em Havana, na nossa opinião. Os carros antigos são a cara de Cuba, mas em Havana principalmente tem alguns charmosos demais. Boa parte desses carros são dos anos 40/50 e se mantém tão bem conservados que dão inveja a qualquer carro zero. O mais legal é que em Havana você pode dar uma volta em um deles. Com um motorista tá? Não você dirigindo.
No Parque Central, pertinho do Capitólio, é onde ficam os carros mais bonitos e conservados à disposição para você dar uma volta. Difícil é escolher a sua cor favorita. A maioria deles são rosas, acho que tem feito mais sucesso, por isso a grande quantidade, mas existem também os azuis, vermelhos, laranjas, verdes…Cores e modelos diferentes não faltam.
- Quanto custa? O passeio de 1 hora por alguns dos principais pontos da cidade como: Capitólio, Plaza de la Revolución, Memorial José Martí, Malecon entre outros, custa 35 CUCs. Quer dizer, o preço inicial (pelo menos oferecido para nós) é de 70 CUCs, mas com o choro cai pela metade. Existem opções com trajetos diferentes e maior tempo que chegam a 140 CUCs.
Reserve seu passeio de carro antigo em Havana, aqui.
2 – O que fazer em Havana Cuba: CAPITÓLIO
O Capitólio em Havana é bem parecido com o americano. Hoje não é permitida a entrada, mas tivemos a informação de que em breve ele funcionará como museu e será aberto para visitação. O Capitólio é aquele ponto perfeito para você ir tirar uma foto. Aproveite que quase em frente a ele tem uns edifícios coloridos bem legais para uma bela fotografia. Fica a dica para quem adora um click! Como dissemos acima, o passeio de carro antigo passa em frente ao Capitólio, mas os carros não podem parar ali por perto. Aconselho que na volta do passeio de carro, que acaba no mesmo lugar que começou, ou seja, no Parque Central, você vá no Capitólio já que fica bem pertinho. Bem próximo dali também fica o Kempinski La Manzana, o hotel que nos hospedamos em Havana.
3 – O que fazer em Havana: GRAN TEATRO DE HAVANA
Indo ao Capitólio você já verá quase do lado esse teatro simplesmente lindo. Achamos esse o prédio mais lindo de Havana! Recomendo também visita-lo de noite quando fica todo iluminado. É possível fazer uma visita guiada pelo interior do teatro durante o dia, e a noite assistir um espetáculo de ballet.
- Preço de uma visita guiada: 5 CUCs por pessoa. De segunda a sábado (9h às 18h). Domingo (9h às 15h).
- Preço do espetáculo de ballet: 30 CUCs por pessoa. Confira a programação aqui. A maioria das apresentações acontecem de sexta a domingo.
Que tal ir para Varadero depois de Havana? Veja aqui o que fazer por lá!
4 – CALLE OBISPO
Essa é uma das ruas mais cheias e animadas de Havana Vieja. São diversas opções de restaurantes, padarias, sorveterias, lojas de roupas, loja de artesanatos e quinquilharias. Essa rua contempla diversas opções sobre o que ver em Havana. Por aqui provavelmente você encontrará artistas de rua, cubanas pedindo uma gorjeta para tirar fotos com você, pedintes, entre outros. Destaque para as farmácias vintages que se encontram nessa rua. Em uma extremidade da rua temos o famoso Restaurante La Floridita e em outra, ou pelo menos bem pertinho, a Plaza de La Catedral.
5 – O que fazer em Havana: SE PERCA NAS RUAS DE HAVANA VIEJA
Havana Vieja é a região mais famosa e com mais turistas de Havana. É onde nós indicamos que você se hospede e provavelmente onde você passará mais tempo na cidade. Penso que Havana Vieja é a região que mais tem a cara da Cuba que um turista espera encontrar. Trata-se de um grande centro histórico com algumas casas revitalizadas, e outras tantas não. Isso causa um contraste legal com os carros antigos coloridos, e dá a impressão aos seus visitantes de terem voltado algumas décadas no tempo. Castelos, museus, catedrais e mansões são um pouco do que você encontrará por ali.
Nossa dica: para quem deseja caminhar por ruas menos comerciais, onde você verá os cubanos nas janelas de suas casas, casas com roupas estendidas pro lado de fora, resumindo, um pouco mais da realidade do povo, pegue as transversais da Calle Obispo e se perca nas ruelas. Ou melhor, na região atras do Capitólio, também tem uma área bem urbana que pode ser interessante para quem quer ver a realidade do povo cubano.
6 – O que fazer em Havana Cuba: PLAZA DE LA REVOLUCIÓN E MEMORIAL JOSÉ MARTÍ
A Plaza de La Revolución é bem típica por ter os rostos de Che Guevara e Camilo Cienfuegos estampados bem grandes. Logo em frente fica o museu e monumento de 130 metros de altura, que é uma homenagem ao herói nacional José Martí. É possível subir de elevador (ufa), e contemplar a vista da cidade á partir do ponto mais alto de Havana. O passeio de carro antigo faz uma parada por aqui se você quiser, mas caso queira subir no topo do monumento para contemplar a vista, vale a pena voltar em outra oportunidade.
- Quanto custa? A entrada para o museu e monumento de Jose Martí custa 8 CUCs. O local fica um pouco mais afastado de Havana Vieja. Um táxi ou cocotaxi de Havana Vieja até lá sairá em torno de 10 CUCs.
7 – O que fazer em Havana: CASTILLO DEL MORRO
Na verdade Havana tem alguns castelos a serem visitados, nós destacamos o Del Morro. Para adentrar no castelo, que na verdade é uma antiga fortaleza, é preciso percorrer uma galeria que mais parece um túnel. Dentro do castelo existe um museu naval, uma capela e o visitante ainda tem a oportunidade de subir no farol e ter uma visão incrível de Havana.
Nesta fortaleza acontece todas as noites o “canõnazo”, que é um evento onde se é disparado tiros de canhão por soldados com uniformes de época. A cerimonia começa às 20:30h mas chegue com antecedência para pegar um lugar que tenha uma boa visão. Essa é só uma sugestão de Castelo/Fortaleza para se visitar em Havana, mas existem outras opções: San Carlos de La Cabaña, San Salvador de La Punta, Real Força entre outros.
- Quanto custa? Para visitar o Castillo del Morro paga-se uma taxa de 6 CUCs por pessoa. Para subir ao farol outra taxa de 2 CUCs é cobrada. E para assistir ao cañonazo são 8 CUCs.
8 – O que fazer em Havana: CONHECER AS PRAÇAS HISTÓRICAS
Destacamos 4 praças em Havana Vieja para você conhecer:
- Plaza de La Catedral
- Plaza Vieja
- Plaza de Armas
- Plaza de San Francisco de Asís
A Plaza Vieja, é a mais revitalizada de todas. Na Plaza de La Catedral, vale apreciar e visitar a catedral de São Cristovão de Havana.
9 – O que fazer em Havana: ANDAR DE BICITAXI E COCOTAXI
O bicitaxi nada mais é que uma bicicleta adaptada com 3 rodas. O piloto na frente pedala enquanto você vai em um banco na parte de trás que cabe até 2 pessoas. Essa parte de trás tem cobertura.
Já o cocotaxi é uma moto adaptada com uma cobertura com formato de coco. Algo bem turístico.
Ambos fazem o serviço de um táxi, te levando para determinados pontos da cidade. Claro que o bicitaxi não alcança distâncias tão grandes como o cocotaxi, afinal, é um cubano que fica ali pedalando com todo o peso das pessoas. E claro também que o cocotaxi é bem mais rápido. Mas vale a pena andar nos dois só pela experiência.
Os bicitaxis estão por toda a cidade. Cubanos ficam nas ruas oferecendo a todo momento os seus serviços. Já os cocotaxis se concentram, em sua maioria, ao lado do restaurante Floridita.
- Quanto custa? Fizemos uma viagem de bicitaxi do Mercado de artesanatos San Jose até a Plaza de La Catedral e custou 5 CUCs (levamos cerca de 5 minutos no bicitaxi, andando daria uns 15 minutos). Já com o cocotaxi fomos do Floridita até a Plaza Vieja e nos custou 7 CUCs (um trecho que durou cerca de 5 minutos).
10 – O que fazer em Havana: EXPERIMENTE O DAIQUIRI NO FLORIDITA E O MOJITO NO LA BODEGUITA DEL MEDIO
Claro, você pode tomar um daiquiri e um mojito em qualquer outro bar de Havana, mas esses dois citados são lugares bem clássicos. O Floridita diz ter o melhor daiquiri do mundo, nós tomamos e realmente é excelente! O La Bodeguita del Medio já diz ter o melhor Mojito de Cuba, e realmente também é muito bom. Há quem diga que paga-se menos por daiquiris e mojitos melhores em outros lugares. Dos que experimentamos, os drinks do Floridita e do La Bodeguita foram os melhores. O daiquiri em Cuba normalmente é encontrado em vários sabores: limão (tradicional), coco, banana, morango entre outros. Os dois bares ficaram famosos principalmente por serem frequentados pelo escritor Ernest Hemingway.
Além de bar, ambos também funcionam como restaurante. Tivemos a oportunidade de comer em ambos, e a comida realmente é muito boa, mas não barata.
Outra coisa que chama a atenção nesses restaurantes é a decoração. As paredes do La Bodeguita são cheias de escritas e assinaturas dos turistas que passam por lá. Já o Floridita tem uma decoração mais refinada, mas antiga. E chama atenção por seus garçons com uniformes vermelhos.
Nós particularmente recomendamos demais a visita a esses dois lugares que são dois dos principais pontos de interesse em Havana.
- Quanto custa? Tanto o daiquiri no Floridita e o mojito no La Bodeguita custam 6 CUCs. Os pratos principais nesses restaurantes variam de 8 a 12 CUCs em média.
11 – O que fazer em Havana: EXPERIMENTE UMA ROPA VIEJA
A Ropa Vieja (roupa velha) é um prato típico cubano de origem espanhola. Esse prato é facilmente encontrado nos restaurantes de Havana e de toda Cuba. Trata-se de carne desfiada (gado ou cordeiro normalmente), bem temperada com pimentões, cebola, tomate entre outros. Servido com o Congri, que é um arroz cozido com o feijão preto na mesma panela. Resumindo, o prato já vem com arroz e feijão misturados. Em um restaurante além da carne desfiada e o Congri, vieram platanos fritos (banana frita), já em outro restaurante veio batata doce frita.
Nós adoramos e comemos várias Ropas Viejas em diferentes cidades de Cuba. Nossa preferida foi a do La Bodeguita del Medio.
- Quanto custa? Me lembro de ter pago por um prato de Ropa Vieja: 10, 12 e 13 CUCs em diferentes restaurantes de Cuba.
12 – O que fazer em Havana a noite: ASSISTA A ALGUM SHOW DE MÚSICA CUBANA
A noite de Havana é bem animada, com música ao vivo em vários bares e restaurantes. Shows de Jazz são bem comuns na cidade, além de espetáculos no estilo Cabaret e música ao vivo cubana. Vamos abaixo destacar 4 atracões noturnas para você escolher e visitar:
Tropicana
Esse é o principal espetáculo da noite de Havana. O espetáculo é no estilo cabaret cubano e é composto por excelentes bailarinos. Nós não fomos, mas em geral quem foi rasga elogios. O problema é que o valor a se pagar é salgado. Se quiser o show + jantar pagará em torno de 115 CUCs, o ingresso mais barato para somente o show sem jantar é de 75 CUCs.
Compre aqui seu ingresso para o Tropicana.
Cabaret Parisien
Assim como o Tropicana, o Parisien é um espetáculo de Cabaret e acaba sendo uma opção mais econômica. O espetáculo acontece no famoso Hotel Nacional de Cuba. Só a entrada para o show custa 40 CUCs, e tem direito a um mojito. O show + jantar custa 65 CUCs, e ainda te dá direito a 3 drinks.
Endereço: Calle 21 y O, Havana (Hotel Nacional).
Legendários de Guajirito
Esse é um show de música cubana. Nós visitamos e adoramos! Os cantores e músicos são realmente de primeira e alguns ainda são remanescentes do famoso Buena Vista Social Club. Assim como os outros, existe a opção de só pagar pelo show por 30 CUCs, com direito a 3 drinks. Ou show + jantar+3 drinks por 50 CUCs. Nós pagamos só os 30 CUCs pelo show e jantamos em um restaurante bem econômico que fica no primeiro andar do teatro Rosalia, local onde acontece a apresentação todas as noites. Às 21:30h o local é liberado e às 22 horas o show começa. Quanto mais cedo você chegar, mais perto do palco provavelmente conseguirá ficar. Fomos andando do nosso hotel, Kempinski La Manzana, até o local do show. Deu cerca de 10 minutos.
Endereço: Zulueta 660 – Apodaca and Gloria, La Habana Vieja (teatro Rosalia).
La Zorra y el Cuervo
Essa umas das melhores casas de jazz cubano em Havana. Todas as noites tem apresentação de alguma banda. A entrada do local é por uma cabine telefônica que te dá acesso ao subsolo, bem legal! A entrada custa 10 CUCs e te dá direito a 2 drinks. O local é pequeno e abre as 22h. Chegue cedo para não ficar de fora! Um táxi de Havana Vieja até esse lugar custou 10 CUCs.
Endereço: entre N y O, Avenida 23, La Habana, Cuba
Além dessas quatro opções, você pode conferir um espetáculo de ballet no Gran Teatro de Havana, como dissemos lá em cima.
13 – CAMINHE PELO MALECON
O Malecon nada mais é do que o calçadão beira mar em Havana. Ele costuma ficar cheio de cubanos que vão simplesmente conversar, namorar e sair um pouco de casa, principalmente nos fins de tarde e fins de semana. Vale a pena se programar para curtir um pôr do sol por aqui. Só muito cuidado para não se molhar inteiro, é bem normal a maré estar bem forte e dar banho inclusive nos carros que passam na avenida.
14 – O que fazer em Havana: CONHEÇA UM “PALADAR”
Paladar, nada mais são que pequenos restaurantes que servem comida caseira e funcionam nas casas dos cubanos, sendo administrados pelos donos da casa. Mas não se engane, aboa parte dos paladares mais parecem restaurantes do que uma casa. Normalmente o espaço de um paladar é pequeno, exigindo reserva, pelo menos nos mais conhecidos. Destaco o La Guarida, apesar de não terem respondido o meu e-mail em uma tentativa de reserva. E o Dona Eutimia, onde o indicado é passar por lá no seu primeiro dia em Havana, e tentar reservar para o dia seguinte ou depois.
Deixo esse link (em Inglês) com sugestões de 10 ótimos “paladares” em Havana.
Leia também: como tirar o visto para Cuba.
15 – O que fazer em Havana: VÁ A FÁBRICA DE ARTE CUBANO
Essa é uma indicação sobre o que fazer em Havana a noite, visto que o FAC (Fabrica de Arte Cubano) só abre ás 20h e vai até cerca de 3 da manhã. O local é um tipo de galpão enorme com exposições de diversos tipos de artes: invenções, pinturas, vídeos, engenhocas. Além de alguns espaços para shows, que em certa hora da noite virá meio que uma balada. Vi um certo público cult por lá, além de muitos jovens cubanos e turistas curiosos como nós. Existe um restaurante lá dentro chamado Tierra que exige reserva. Quando estivemos por lá, garçonetes passavam com bandejas de drinks, pegamos vários, acho que podia pegar a vontade, só acho! Ao lado do FAC tem outro restaurante chamado El Cocinero que também exige reserva.
- Quanto custa? 2 CUCs por pessoa. O táxi de Havana Vieja até lá custou 15 CUCs.
16 – O que fazer em Havana: MUSEO DE LA REVOLUCIÓN
Esse é um dos principais museus e pontos de interesse em Havana. Seu imponente edifício mostra toda a história da revolução cubana, expondo todo o tipo de material da época. Incluindo carros, tanques e outros artigos de guerra. O museu não é dos mais bem cuidados que você verá por esse mundão afora, mas é uma boa maneira de entender um pouco mais da história desse país.
- Quanto custa? 8 CUCs por pessoa.
Bom, esperamos que esta lista de pontos de interesse em Havana possa ajudá-lo no seu planejamento.
Fez algo de legal em Havana que não falamos aqui? Conta pra gente nos comentários!
Já segue a gente no instagram? Temos toda a nossa viagem por Cuba nos destaques: @viajeseumundo
Você que está planejando sua viagem por Cuba não pode deixar de assistir os nossos 5 vlogs no youtube. Aproveita e se inscreve no nosso canal!
Vai viajar? Então reserve com a gente!
Fazendo uma reserva com um dos links aqui do Viaje seu Mundo, você não paga nada a mais e ainda ajuda a gente com uma pequena comissão que nos ajuda a continuar produzindo conteúdos bem legais para os viajantes.
- Aluguel de Carro: RentCars
- Chip de telefone e internet: EasySim4u
- Hospedagem: Booking.com
- Passeios e Ingressos: Get Your Guide
- Seguro Viagem: Real Seguro Viagem e Seguros Promo
Mais posts sobre Cuba.
- Visto para Cuba: veja todas as formas de obter
- Vlogs de Cuba no youtube.
- Como chegar em Cayo Guillermo e Cayo Coco, Cuba?
- Como ter internet em Cuba: valores, como funciona, wifi, 3g e muito mais
- O que fazer em Cuba: 12 atrações imperdíveis do país!
- O que fazer em Trinidad Cuba: 6 atrações imperdíveis na cidade
- O que saber antes de ir a Cuba: 10 informações para uma viagem perfeita
- Onde ficar em Trinidad Cuba? Dicas de qual região ficar, hotéis e casas particulares
- Qual moeda levar para Cuba: câmbio, caixa eletrônico, cartão e mais
- Quanto custa viajar para Cuba? Valores para 2019
- Como ir de Havana para Varadero? Valores e horários atualizados
- O que fazer em Varadero: 5 atrações imperdíveis
- Onde ficar em Havana: qual a melhor região, hotéis e casas particulares