O primeiro passeio que realizamos logo que chegamos ao Atacama (veja aqui tudo o que você precisa saber antes de ir) foi o tour para conhecer as Lagunas Escondidas de Baltinache.
Já tínhamos visto lindas fotos do passeio e estávamos muito ansiosos para poder conhecer cada uma das sete lagoas.
Todos os nossos passeios foram realizados com a Flavia Bia Expediciones, que oferece um serviço de ponta com muito cuidado e carinho especialmente com os brasileiros.
O que são as Lagunas Escondidas?
As Lagunas Escondidas de Baltinache são um conjunto de sete lagoas salgadas localizadas entre a Cordilheira do Sal e a Cordilheira de Domeyko. Elas são cristalinas, com diferentes profundidades e variam de tonalidade de azul. As propriedades salinas são equivalentes às da Lagoa Cejar e a concentração de sal cerca de oito vezes maior a do Mar Morto, o que torna impossível que você afunde.
Sobre o passeio
O passeio para as Lagunas Escondidas de Baltinache tem duração de 8 horas (das 08 ás 16h) e custa 90.000 pesos chilenos por pessoa com a FlaviaBia. Nesse valor está incluso o transporte + café da manhã top + almoço de primeira.
Ele começa as 08:00h da manhã, quando uma van vem buscá-lo no seu hotel. Na primeira parte do passeio realizamos uma pequena caminhada onde avistamos um pouco das cordilheiras, algumas formações rochosas e paisagens maravilhosas além de uma antiga mineradora de sal.
Clique aqui para ver as opções de hotéis em San Pedro de Atacama
Em seguida, visitamos um ônibus antigo que se encontra no meio do deserto, e é ali que é servido o nosso café da manhã. Nessa hora fomos surpreendidos com um verdadeiro banquete! O café da manhã oferecido pela FlaviaBia além de delicioso é super completo.
Você vai poder se deliciar com pães, croissants, frios, sucos naturais, águas saborizadas, café, chá, leite, achocolatado, bolo, manteiga, geléia, mix de castanhas e até a famosa barrinha de cereal caseira da FlaviaBia que todo mundo adora! Tudo isso ao ar livre com um visual de cinema.
É importante dizer que durante todo o trajeto seja na van ou fora dela vamos acompanhados com um guia (em todos os passeios que realizamos os guias falavam português, o que facilita a comunicação), que vai nos explicando cada curiosidade e informação sobre os locais, o clima, a flora e a fauna também. Durante o trajeto até a primeira parada tivemos a sorte de ver duas raposas na estrada extremamente raras o que deixou o nosso passeio ainda mais especial!
O guia além de saber muuuuito, tira todas as nossas dúvidas e ainda é super solicito para tirar nossas fotos, afinal eles já sabem o quanto nós brasileiros amamos fotografia, né?
Nossa segunda parada foi no local onde se encontram as lagunas. Para entrar é necessário pagar uma entrada de 8.000 pesos chilenos (não inclusos no valor do passeio). Aqui é importante frisar que eles não aceitam dólares ou qualquer outra moeda que não o peso chileno.
O local possui banheiros, vestiário e duchas. Tudo muito rústico e simples mas salvam a pele na hora de esvaziar a bexiga ou tirar o sal do corpo ao final do passeio.
Ao entrarmos recebemos um roupão para usarmos após o mergulho na lagoa e em seguida partimos em uma caminhada de aproximadamente 20min conhecendo cada uma das sete lagunas. Apenas duas delas (a primeira e a última) são liberadas para banho, as outras apenas para contemplação.
Você vai se divertir ao flutuar na lagoa que por conta da sua alta concentração de sal impede que você se afunde, assim como no Mar Morto. Colocamos os nossos roupões e partimos de volta para a primeira laguna, local onde tivemos o nosso almoço.
O almoço, assim como o café da amanhã, foi delicioso e cuidadosamente preparado. Um saboroso prato com strogonoff de frango foi entregue para cada um. Para acompanhar, suco, refrigerante, cerveja e vinho branco. De sobremesa, um dos doces preferidos dos brasileiros: o pudim de leite.
Devidamente alimentados, quem quisesse poderia tomar uma ducha para tirar o sal do corpo e retornamos para o nosso hotel cheio de memórias de paisagens maravilhosas e uma natureza sem igual!
O que levar?
Essa provavelmente era a minha maior dúvida quando montei a minha mala para o Atacama? Que tipo de roupas e acessórios eu vou usar nos passeios? O que devo priorizar? O que devo levar em cada atração.
Ainda bem que equipe da FlaviaBia sempre nos mandava um recadinho informando exatamente o que levar em cada passeio. Para o tour das Lagunas Escondidas eles recomendam que se leve:
- Roupa Confortável;
- Casaco leve;
- Traje de Banho;
- Toalha;
- Chinelo;
- Chapéu;
- Óculos Escuros;
- Protetor Solar;
- Tênis ou bota de trilha;
- Água.
O que realmente eu achei imprescindível: o protetor solar e o óculos escuros pra mim é item obrigatório em qualquer passeio. A água também é muito importante, por mais que tenham as refeições você vai sentir sede durante o passeio e vai precisar da sua própria garrafa d´água. O chapéu, por conta do sol é sempre bem vindo, mas se você não se incomodar com o sol na cabeça ou quiser proteger seu rosto pode ser dispensado.
O casaco eu praticamente não usei, mas isso vai depender muito da época em que você está visitando o Atacama, obviamente. No dia em que fomos estava bem quente, e eu usei acho que nos 10 primeiros minutos do passeio, depois larguei ele na van e fiquei de camiseta.
O tênis ou bota também é necessário por conta dos relevos em que vamos pisando ao longo das trilhas, que se você for com outro tipo de calçado pode se machucar. Agora o chinelo é bem pessoal, a maioria do pessoal mesmo após o mergulho permaneceu de tênis. Eu como tomei a ducha depois preferi voltar mais a vontade de chinelo.
O traje de banho, só se você for mergulhar na lagoa, mas acho que essa é a parte mais legal do passeio, então como dispensar?
Não esqueça também da segurança! A Seguros Promo garante isso, e com nosso cupom VIAJESEUMUNDO5 ainda tem desconto!
Vale a Pena?
Muito! As lagunas são lindas, as paisagens são incríveis daquelas que você vai tirar fotos arrasadoras, e o passeio é bem tranquilo, com pouquíssimo esforço físico.
O fato de você poder mergulhar e depois almoçar de roupão em pleno deserto, é uma experiência e tanto!