Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas – Atacama

Outro passeio realmente incrível e muito popular no Atacama é o tour pelas Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas.

Te contamos abaixo em detalhes tudo sobre esse passeio, mas antes aperte o play para conferir os nossos melhores momentos na região:

Nesse tour você vai poder contemplar os imponentes vulcões Miscanti e Meniques, que se elevam sobre duas lagoas de cor azul – e de mesmo nome dos vulcões – já que se considera que foi uma erupção a causadora da divisão entre elas. Localizado na Cordilheira dos Andes, é um dos sete setores da Reserva Nacional dos Flamingos.

Também existe uma parada no Salar de Talar (Piedras Rojas), um corpo salino com uma superfície de 46 quilômetros quadrados que faz parte de uma cadeia de vulcões, lagos de sal e cristalinos. É indescritível e inspirador o cenário que mistura vulcões, lagos, céu, flora variada e fauna composta por flamingos, vizcacha, vicunha e raposa.

Como é o passeio?

Esse passeio como todos os outros que realizamos no Atacama foram feito com a Flavia Bia Expediciones.

O tour começa as 06:00h, quando a van te busca em seu hotel e finaliza as 15:00h, quando retornamos a sede da Flavia Bia Expediciones para almoçarmos.  O valor por pessoa é de 90.000 pesos chilenos. Nesse valor está incluso o transporte + café da manhã e almoço de primeira.

A primeira parada é na Laguna Tuyajto, onde ficamos por um tempo contemplando a paisagem e também onde tomamos o nosso café da manhã. Durante o caminho tivemos a sorte de avistar uma vizcacha! Tão legal ver a natureza assim em seu habitat natural.

Depois seguimos para o Salar de Talar onde ficam as Piedras Rojas. Infelizmente, devido ao mal uso do local e depredação, o acesso as Piedras Rojas agora é extremamente limitado. Antigamente se podia descer e tirar fotos nas próprias pedras, agora apenas observar ao longe em uma espécie de mirante.

A terceira parada é nas lagunas Miscanti e Meniques, pra mim o lugar mais bonito de todo o tour. Depois de tirarmos muitas fotos e ouvirmos todas as curiosidades do local através do nosso guia, retornamos para San Pedro para almoçar. No caminho ainda paramos no Trópico de Capricórnio e tiramos fotos na estrada e na famosa placa.

Dica! A Promo Seguros é sua maior aliada na hora de garantir a segurança de sua viagem. Use nosso cupom VIAJESEUMUNDO5 para ganhar desconto

O que levar?

O passeio pelas Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas, assim como o Salar de Tara (leia aqui o post completo) é um passeio alto. Nele chegamos a 4.260 metros de altitude. Em passeios com grande altitude as temperaturas são mais baixas por isso a recomendação é que você se proteja contra o frio.

Mas, ao longo do passeio a temperatura vai aumentando e vai ficando bem quente, por isso você vai ter que ir seguindo aquele velho esquema de “efeito cebola” onde vai tirando os casacos e ficando mais a vontade com menos roupa. É recomendado levar:

  • Roupas para frio extremo, com temperatura abaixo de zero, como luvas, gorros, meia e jaqueta de frio;
  • Chapéu ou lenço para se proteger do sol.

O que realmente eu achei imprescindível: o protetor solar e o óculos escuros pra mim é item obrigatório em qualquer passeio. Água não pode faltar. É muito importante manter-se hidratado para combater os sintomas do Soroche (mal de altitude). O indicado é levar cerca de 1,5l por pessoa e quanto mais você consumir melhor vai ser, viu?

Quanto as roupas de frio, foram primordiais principalmente na primeira parada que ventava bastante e foi aonde passamos mais tempo pois foi onde aconteceu o café da manhã. Como venta bastante achei que as luvas ajudaram demais! Depois o clima foi esquentando e foi tranquilo ficar apenas de camiseta.

Vale a Pena?

Muito! É difícil escolher um passeio preferido porque todos são únicos e belíssimos, mas eu gostei demais desse. Talvez tenha sido o meu preferido. Amamos ver de pertinho as vicunhas e as paisagens eram realmente de tirar o fôlego.

Nossa turma de passeio!

Clique aqui para ver uma lista de hotéis em San Pedro de Atacama

Fabiano Martins: