Hoje é dia de compartilhar com vocês o nosso passeio por um dos principais cartões postais de Bonito: a Gruta do Lago Azul. Descoberta por um índio Terena em 1924, a caverna possui em seu interior um lago azul (por isso o nome) com dimensões que a tornam uma das maiores cavidades inundadas do planeta e é uma das atrações mais visitadas da região.
Por ser considerada o cartão postal de Bonito, é um dos passeios mais disputados. Por isso, reserve com antecedência o seu passeio em alguma agência (te contamos como funcionam os passeios em Bonito aqui), pois o acesso a gruta é limitado, apenas 305 pessoas por dia (divididas e grupos de até 15 pessoas) podem visitar o local. Nós realizamos este e todos os outros passeios através da Agência Ygarapé Tour (super recomendamos!).
O passeio da Gruta do Lago Azul custa R$ 50,00 por pessoa (adulto ou criança – no mínimo 5 anos) na baixa temporada, e R$ 65,00 na alta temporada. É um dos passeios mais acessíveis de Bonito, então é praticamente uma parada obrigatória. Nesse valor estão inclusos a entrada + equipamento de segurança + guia.
O tour é dividido em grupos com saídas em horários estipulados, e aí entra a nossa dica: seja pontual e não se atrase! Os locais das atrações são bem rígidos quanto a isso. A Gruta do Lago Azul funciona diariamente até as 14:00h, então quando for programar o seu roteiro é importante que escolha um horário pela manhã ou no comecinho da tarde.
É obrigatório o uso de tênis para realização do passeio. Nós também recomendamos o uso de roupas leves, repelente e se possível levar uma garrafinha de água.
Ao chegar no local primeiramente identificamos em qual grupo estamos, recebemos o equipamento do segurança (capacete e toca higiênica) e recebemos as instruções do guia turístico. Em seguida começamos uma trilha leve por 150 metros até a entrada da caverna. Uma vez na caverna iniciamos uma descida por escadaria cavada na terra recebendo as informações e curiosidades através da gruta pelo guia.
Dentro da gruta a iluminação é um pouco escassa, mas nada que atrapalhe a locomoção que deve ser feita com cuidado. Já logo nos primeiros passos que damos dentro da caverna conseguimos ver o lago com a sua linda coloração azul, a água na verdade é cristalina e a cor azul se dá devido a incidência do sol combinado com outros fatores como localização da gruta e presença de minerais no fundo do lago.
Como a cor azulada está completamente interligada com a iluminação solar, creio que o maior receio dos turistas é se de fato vão conseguir ver o lago bem azulzinho como vemos nas fotos por aí. A guia que nos acompanhou explicou (veja aqui no nosso vlog) que se o céu estiver aberto já é possível ver a coloração azulada, mas existe uma época e horário mais propício para ver aquele lindo raio solar incidindo dentro da gruta para tirar aquela foto perfeita:
–> Entre dezembro e o início de janeiro das 08:20h as 09:00h (agende com antecedência seu horário pois esse é um período de alta temporada).
Esse é um passeio apenas contemplativo, pois não é permitido banhar-se no lago, tendo em vista a preservação da fauna do local. O passeio completo dura em média 2h, é muito bonito e pode ser feito em apenas um período, ou seja, você pode combinar com outra atração no mesmo dia.
Apenas uma ressalva que gostaríamos de deixar é que a volta na subida dos degraus pode ser cansativa, então pessoas mais idosas ou com dificuldade de locomoção devem atentar-se a esse fator.
Confira outros posts sobre Bonito:
Passeio pela Estância Mimosa
A Praia da Figueira
BONITO: Roteiro completo da nossa viagem
Flutuação e Mergulho com Cilindro na Lagoa Misteriosa
Nossos Vlogs de Bonito
*Essa viagem foi realizada em Maio/2017. As informações e preços relacionados neste post podem ter sofrido alterações.