A poucos quilômetros de Santiago, esconde-se um verdadeiro tesouro das montanhas: Cajón del Maipo. Imagine um daqueles cenários que você vê em filmes com paisagens de gramados e árvores a perder de vista. Animais andando livremente e ao fundo a belíssima cordilheira dos andes…Imaginou? Para aqueles que buscam o que fazer em Cajón del Maipo, eu sem pensar indicaria em primeiro lugar Embalse el Yeso. Mas, as atividades não param por aí. Leia abaixo, como chegar em Cajón del Maipo, preço e nossas dicas da região.
Por que colocar Cajón del Maipo no seu roteiro por Santiago?
Cajón del Maipo é o nome que se dá a região que abriga a pequena cidade de San Jose del Maipo. Apesar de ainda ser um pouco desconhecido, a região vem se tornado muito popular entre os turistas que cada vez mais buscam informações do que fazer em Cajón del Maipo. É muito comum fazer um passeio de bate e volta saindo de Santiago para conhecer as principais atrações da região, mas a verdade é que, chegando lá você vai se arrepender de não ter colocado em seu roteiro alguns dias para se hospedar em Cajón, pelo menos foi essa sensação que eu tive…Ainda volto pra superar esse arrependimento, viu?
Foi o nosso passeio preferido durante os quatro dias em que estivemos em Santiago. Se você ainda não colocou Cajón del Maipo no seu roteiro, vale MUITO a pena acrescentar.
E vale comentar que o preço em Cajón del Maipo, de hospedagem, alimentação e passeios não é nada absurdo.
Clique aqui e veja as opções de hotéis disponíveis em Santiago
Como chegar em Cajon del Maipo?
Você pode chegar a Cajón del Maipo de carro, alugando um veículo e indo por conta própria. É uma ótima opção para quem quer ter a liberdade de ir e vir sem ficar se preocupando com horários. As estradas de maneira geral são boas (algumas partes são estrada de terra para os banhos termais) e de fácil condução, exceto quando há muita neve (veja aqui qual a melhor época para ver neve em Santiago).
Outra opção, que acaba sendo a mais utilizada pela maioria dos turistas, é o tour guiado. Muitas empresas oferecem o passeio de um dia para Cajón del Maipo. O mais comum é o pacote Cajón del Maipo + Embalse el Yeso, mas também existem opções que incluem uma parada nos banhos termais. Existem agências que possuem um serviço bem exclusivo para brasileiros, como é o caso da Destino Chile, que oferece um atendimento 100% em português.
Apesar de ser menos comum, é possível sim ir de conta própria com transporte coletivo. A empresa Tur Maipo possui uma linha de ônibus (MB-72) que vai até Baños Morales, passando por San Jose del Maipo. O valor é de apenas 8.400 pesos chilenos ida e volta. Clique aqui para saber mais sobre os horários de saída.
Melhor época para visitar
Pensando nas condições das estradas, a melhor época para visitar Cajón de Maipo é de novembro a abril, fora da temporada de neve (conheça as principais estações de ski de Santiago aqui). Quando se tem muita neve, alguns trechos podem ficar perigosos ou até fechados. Entretanto, nós fomos no comecinho de Setembro e o tempo estava ótimo, a neve já havia começado a derreter e estava até calor.
Vale a pena ler: Roteiro em Santiago: o que fazer de 3 a 7 dias
O que fazer em Cajón del Maipo?
Embalse el Yeso, um espetáculo da natureza
A principal atração da região de Cajón del Maipo, Embalse el Yeso, merece toda fama que tem conquistado. Embalse el Yeso é uma represa que fica a 2.500 metros sobre o nível do mar. Aos pés das cordilheiras. A junção do lago cor de esmeralda com a paisagem montanhosa de pano de fundo e seus picos nevados, fazem de Embalse el Yeso um verdadeiro cartão postal.
Que tal um banho termal?
Uma atração bem legal em relação ao “o que fazer em Cajón del Maipo” são as Termas que existem na região. Existem três estações de águas termais: as Termas del Plomo, os Baños Morales e os Baños Colina. As estações são compostas por piscinas naturais escavadas na terra, com temperaturas quentes aquecidas pelo vulcão San José com propriedades curativas. As mais visitadas são os Baños Colina e Baños Morales.
Em Baños Colina, as piscinas de calcário, barro e água mineral podem chegar até 70º. Sua coloração leitosa e azulada garante aquela foto incrível, e uma linda vista do rio e da Cordilheira dos Andes.
Já Baños Morales, possui duas piscinas compostas de iodo, potássio, cloro e sódio. A coloração das águas é mais amarronzada e as temperaturas um pouco mais baixas que Baños Colina.
Termas del Plomo fica quase na divisa com a Argentina. O local possui duas piscinas naturais, e um clima mais rústico e natural dos que as outras estações.
Se você for visitar qualquer uma das estações termais, ou todas elas, é importante levar toalha, chinelo, roupa de banho, água, protetor solar e óculos escuros. As estações não possuem grandes estruturas com vestiários e chuveiros, então venha preparado.
Preço em Cajón del Maipo da visita a Embalse el Yeso e Termas
Em média os valores cobrados pelas agências para os passeios até a região de Cajón del Maipo, são:
- Só para Embalse el Yeso, cerca de 35 mil pesos. Duração das 6h às 17h
- Embalse el Yeso+Termas de Colina, por cerca de 60 mil pesos (O tour que inclui as termas acontece somente de outubro a abril). Duracão das 6h às 19h30.
Veja opções de hospedagem em Cajón de Maipo com ótimos preços.
Um pouco de aventura na natureza
Para aqueles que buscam o que fazer em Cajón del Maipo e não estão contentes somente com Embalse el Yeso e Termas, existem ótimas opções de turismo de aventura em Cajón del Maipo. Treking, canyoning, tirolesa e rafting são apenas algumas delas.
Nós fizemos o rafting pelas geladas águas do Rio Maipo e adoramos a experiência. Fizemos com a empresa Natexplora, uma das mais bem indicadas no tripadvisor.
Já havíamos feito rafting em Brotas (veja aqui tudo sobre Brotas) e achávamos que talvez seria mais do mesmo, mas foi uma experiência completamente diferente. A começar que estávamos no inverno, e fomos com roupa especial: macacão de neoprene + bota + jaqueta corta vento. Tudo fornecido pela agência para suportarmos a temperatura baixa de 5ºC das águas do Rio.
Antes de ir para o rio, recebemos todas as orientações de segurança e comandos ainda na agência.
Apesar de ter uma duração menor do rafting em Brotas, o rafting de Cajón tem mais emoção, e bota emoção nisso!
O rio possui muitas pedras, então apesar de não ter quedas muito grandes como em brotas, o trajeto é todo “quicado”. Tem momentos em que o bote chega a ficar completamente inclinado em algumas rochas. Muita adrenalina mesmo!
Existe uma parada para saltar de um pequeno penhasco que é opcional, mas que pode te garantir uma foto/experiência animal.
- Preço em Cajón del Maipo do rafting com a Natexplora: 120 reais por pessoa.
Vlog de Santiago
Dê o play e veja o vlog do dia em que visitamos esse paraíso chileno.
Dica! Não corra riscos e adquira seu seguro viagem com a Seguros Promo. Use nosso cupom VIAJESEUMUNDO5 e obtenha desconto na compra.
Apesar de já ter lido nossas dicas de o que fazer em Cajón del Maipo, fique a vontade para tirar suas dúvidas ou compartilhar nos comentários suas dicas de Santiago. Isso pode vir a ajudar outros viajantes.
Nos conte qual meio usou sobre como chegar em Cajón del Maipo. Passeio por agência ou por conta própria?
E não esqueça de postar suas fotos no instagram usando #viajeseumundo. Queremos muito ver os seus cliques em Santiago 🙂